Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Universidade de Helsinque oferece curso on-line gratuito de inteligência artificial

Universidade de Helsinque oferece curso on-line gratuito de inteligência artificial

Olá, leitor(a)!

Devido aos avanços tecnológicos da última década, o uso de hardwares e softwares se tornou parte do cotidiano da maioria da população, mesmo sem ela perceber. Por exemplo, os celulares são um conjunto de hardwares que possui vários programas (softwares) instalados. Contudo, muitas pessoas possuem uma visão distorcida sobre esta que é uma das principais ferramentas tecnológicas desenvolvidas nos últimos tempos: a inteligência artificial (IA).

A partir desse cenário, a Universidade de Helsinque, na Finlândia, em parceria com a empresa Reaktor, oferece o curso on-line e gratuito Elements of AI (Elementos de IA), com o intuito de desmistificar certas ideias e ampliar o contato das pessoas com os processos e conceitos presentes no mundo da inteligência artificial. O curso pode ser realizado por qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o tema e concede certificação.

Inteligência artificial no mundo globalizado

A inteligência artificial chegou para otimizar os processos globais, desde maquinários em indústrias até setores comerciais e informais. Os programas são desenvolvidos para facilitar a execução de determinado processo, porém, ainda há a presença de um ser humano para manuseá-los.

As pessoas mais leigas no assunto têm um certo preconceito, e até medo, desses softwares, pois permeia a ideia de que “as máquinas vão substituir os(as) trabalhadores(as)”. Isso é, em parte, verdade, mas com a IA é possível alcançar melhores resultados a longo prazo e podemos ver o surgimento de novas oportunidades de trabalho.

Segundo dados da Accenture and Frontier Economics, em 10 países da Europa mais Estados Unidos e Japão, que passaram a utilizar a I.A na linha de produção, o aumento médio de produtividade laboral foi de 26% quando comparado à projeção sem IA para 2035. Esse resultado superou a expectativa dos especialistas e ocorreu devido à capacidade adaptativa dos softwares, que conseguem executar sua tarefa com constância e eficiência.

Além disso, a presença de IA na execução e automatização de processos pode realocar os(as) funcionários(as) em outro setor da empresa: o estratégico. Sem tempo para gastar no setor operacional, o(a) profissional pode se dedicar à inovação e em como utilizar as ferramentas disponíveis para ampliar a produtividade.

Logo, a união entre a inteligência estratégica de um(a) colaborador(a) qualificado(a) e a capacidade de otimização e produção da I.A é a chave para o crescimento. Por esse motivo, é importante conhecer, mesmo que basicamente, os conceitos que envolvem a inteligência artificial.

Curso Elements of AI

Além do inglês, o curso da Universidade de Helsinque também está disponível em português de Portugal e mais de 25 línguas. O material está divido em 6 módulos, cada um com 3 aulas.

As aulas estão em formato de artigo, com texto e ilustrações para explicar os conceitos e exemplos. Em cada módulo, há exercícios para o(a) aluno(a) resolver, que vão influenciar na possibilidade de emitir o certificado.

Universidade de Helsinque oferece curso on-line sobre inteligência artificial

Fonte: Reprodução

Módulo 1 – O que é IA?

Este módulo vai responder várias perguntas comuns sobre IA e desmistificar algumas ideias como “um robô vai ficar com meu trabalho?”:

  • Como devemos definir a IA?;
  • Domínios relacionados;
  • Filosofia da IA.

Módulo 2 – Resolução de problemas com IA

Os conteúdos vão abordar como a IA é utilizada para a resolução de problemas simples e complexos, que exigem certo grau de inteligência, por exemplo, utilizar um sistema de navegação:

  • Pesquisa e resolução de problemas;
  • Resolução de problemas com a IA;
  • Pesquisa e jogos.

Módulo 3 – IA no mundo real

O material vai abordar o funcionamento da IA no mundo real, mostrando os motivos pelos quais ela é eficiente e prática:

  • Chances e probabilidade;
  • A regra de Bayes;
  • Classificação Naive Bayes.

Módulo 4 – Aprendizagem automática

Umas das maiores vantagens que a IA proporciona é a automatização dos processos, o que garante otimização do tempo. O conteúdo deste módulo vai tratar justamente dessas questões:

  • Tipos de aprendizagem automática;
  • O classificador vizinho mais próximo;
  • Regressão.

Módulo 5 – Redes neuronais

Nos últimos anos, os desenvolvedores de software vêm investindo muito em capacitações sobre redes neuronais, a fim de aperfeiçoar o processamento de linguagem da IA. O conteúdo do curso vai abordar esse tema:

  • Conceitos básicos das redes neuronais;
  • Como são construídas as redes neuronais;
  • Técnicas avançadas de redes neuronais.

Módulo – 6 Implicações

O último módulo é aberto para reflexões e discussões acerca do futuro da IA, a partir do entendimento do passado e com projeções para o futuro:

  • Sobre prever o futuro;
  • As implicações da IA para a sociedade;
  • Resumo.

Inscrição e certificado

Para se inscrever no curso, clique neste link e preencha o formulário com os dados solicitados. Apenas inscritos(as) no curso poderão realizar os exercícios presentes em cada uma das aulas apresentadas anteriormente.

Para conseguir o certificado, o(a) aluno(a) deverá realizar, pelo menos, 90% dos exercícios propostos e acertar, no mínimo, 50% deles. Para os exercícios que são corrigidos em pares, o(a) aluno(a) deverá ter feito e recebido avaliações suficientes – dessas recebidas, a pontuação deve ser alta o bastante para a aprovação.

Após a verificação das respostas por parte da Universidade, o certificado vai estar disponível na página “O meu perfil”. Vale ressaltar que ele só estará disponível em formato digital e na língua escolhida para a realização do curso.

Universidade de Helsinque

Atuando na capital finlandesa desde 1829, a Universidade de Helsinque é uma das instituições de ensino mais renomadas da Europa. Com o compromisso de resolver problemas vividos pela sociedade, ela investe fortemente em pesquisas interdisciplinares.

Além disso, por meio de suas plataformas digitais, procura democratizar o conhecimento para tornar o mundo melhor e mais capacitado, como foi o caso desse curso de inteligência artificial. Lançado originalmente em 2018, apenas para a população do país, o curso já estava disponível logo em seguida na internet. Para saber mais sobre a Universidade, clique aqui.

Conteúdo extra

A inteligência artificial já se espalhou pelo mundo, com influências e dinâmicas adaptativas que variam de acordo com o local. Seu uso em determinado país depende de vários fatores, como nível de conhecimento, infraestrutura, entre outros. Para saber mais, leia este artigo da consultoria McKinsey sobre o uso da inteligência artificial na América Latina.

Vamos ampliar o conhecimento sobre essa ferramenta tão útil para a sociedade? Então, compartilhe o texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo