Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Universidade de Harvard libera diversos cursos online de forma gratuita

Universidade de Harvard libera diversos cursos online de forma gratuita

Olá,

A Universidade Harvard, uma das mais renomadas do mundo, está disponibilizando de maneira totalmente gratuita vários cursos online grátis. A plataforma conta com cursos pagos também, e estes contêm o certificado da Universidade.

O Portal Harvard online oferece grandes oportunidades para o público ter acesso ao ensino de alta qualidade e metodologia de ensino da Instituição. Os materiais são criados na maioria das vezes por professores, pesquisadores, escolas ou iniciativas de parceiros.

A plataforma escolhida para oferecer os cursos é a edX, uma iniciativa online sem fins lucrativos criada pelos sócios fundadores de Harvard e MIT. As áreas dos cursos variam desde biologia, química, negócios, economia, finanças, engenharia, culinária, literatura e muito mais.

Confira os 15 melhores cursos grátis da Harvard

Data Science: R Basics

Este curso de programação aborda o ambiente do software R, você aprenderá as principais técnicas de análise de dados, introdução a linguagem, a sintaxe básica do R e todas as habilidades que você precisa para dominar o software.

O curso é ministrado pelo professor de Bioestatística da Harvard e professor de Bioestatística e biologia computacional do Dana Farber Cancer Institute, Rafael Irizarry.

Calculus Applied

Neste curso você aprenderá além dos cálculos. O curso é apresentado por especialistas da área de ciências sociais e física, que visa compreender como os cálculos e modelos matemáticos desempenham um papel importante na sociedade.

O curso é ministrado pelo professor Sênior de matemática de Harvard, John Wesley Cain, pela professora de práticas em matemática de Boston College e pelo professor de matemática da Universidade de Califórnia.

Science & Cooking: From Haute Cuisine to Soft Matter Science

Neste curso de culinária, você será apresentado a chefes mundialmente famosos que ensinam várias técnicas e estilos diferentes para surpreender o paladar das pessoas. Cada chefe irá demonstrar todo o processo de preparo e você irá analisar como os princípios científicos estão presentes na culinária.

O curso é ministrado pelo professor em matemática aplicada e física aplicada de Harvard, Michael Brenner, pela professore de ciências da cozinha de HarvardX Fellow e professora de engenharia e ciências aplicadas do Departamento de Física, Pia Sörensen e pelo professor de física aplicada da Escola de engenharia e ciências aplicadas John A. Paulson, David Weitz.

Principles of Biochemistry

Princípios da bioquímica integra uma introdução à estrutura de macromoléculas e uma abordagem bioquímica à função celular. Uma exploração de células simples como os glóbulos vermelhos, em tecidos mais complexos como músculo e fígado, será utilizada como estrutura para discutir a progressão da complexidade metabólica.

O curso é ministrado pelo Diretor de Graduação em Pesquisa e Professor Titular do Departamento de Biologia Molecular e Celular de Harvard, Alain Viel e pela professora de Biologia Molecular e Celular de Harvard, Rachelle Gaudet.

MalariaX: Defeating Malaria from the Genes to the Globe

Neste curso você aprenderá como podemos erradicar a malária, um mal que afeta grande parte do mundo. Você irá explorar fundamentos científicos e tecnológicos da malária, bem como os contextos históricos, políticos, sociais e econômicos em que os esforços de controle, eliminação e erradicação se desenrolam.

O curso é ministrado por: Marcia Castro, professora de demografia do Departamento de Saúde global e populacional de Harvard; Flamina Catteruccia, professora associada do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas de Harvard; Michael R. Reich, professor de pesquisa política do Departamento de Saúde global e populacional de Harvard; Marcel Tanner, professor de epidemiologia e parasitologia médica da Universidade de Basileia; Sarah Volkman, técnica científica de pesquisa do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas de Harvard; Dyann F. Wirth, professor de doenças infecciosas e presidente do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas de Harvard.

Using Python for Research

Este curso preenche a lacuna dos cursos introdutórios e avançados sobre Python. Embora existam vários cursos excelentes sobre Python, muitas vezes não são suficientes para aplicar as principais técnicas e habilidades nos projetos de pesquisa.

Neste curso você verá uma revisão dos conceitos básicos do Python 3 e aprenderá as principais ferramentas, como módulos NumPy e SciPy, usadas para configurações de pesquisa.

O curso é ministrado pelo professor assistente de bioestatística de Harvard, Jukka-Pekka Onnela.

Masterpieces of World Literature

Este curso de literatura explora as obras mais fantásticas e grandes escritores da história. Concentrando-se particularmente em obras de literatura que levam a experiência do mundo geral como tema, este curso irá explorar os variados modos artísticos em que os grandes escritores se consagraram no mundo.

O curso é ministrado pelo professor de literatura de Harvard, David Damrosh e pelo professor de drama e de literatura inglesa de Harvard, Martin Puchner.

Bioethics: The Law, Medicine, and Ethics of Reproductive Technologies and Genetics

A Bioética fornece uma visão geral das questões legais, médicas e éticas em relação a reprodução e a genética humana. Você aprenderá como funciona a indústria de tecnologia reprodutiva, a lei e a ética da sub-rogação, processos civis, questões éticas e muito mais.

O curso é ministrado pelo professor da Harvard Law School, I. Glenn Cohen.

World Religions Through Their Scriptures

O estudo da religião é uma dimensão rica e fascinante da experiência humana, que vai além de uma exploração de crenças e rituais. Através da lente das escrituras, este curso irá explorar como as religiões são internamente diversificadas e como elas evoluem ao longo das tradições futuras.

O curso é ministrado por: Diane L. Moore, professora Sênior de estudos e educação religiosa da Escola de Divindade de Harvard; Karen L. King, professora da Escola de Divindade de Harvard; Charles Hallisey, professor titular de literatura budista de Harvard; Ali S. Asani, professor de religião e culturas Indo-muçulmanas e Islâmicas de Harvard; Neelima Shukla-Bhatt, professora associada e diretora do Programa de Estudos do Sul da Ásia do Wellesley College; Shaye Cohen, professor de literatura e filosofia hebraica do Departamento de Línguas e Civilizações do Oriente Médio de Harvard.

Data Analysis for Life Sciences 1: Statistics and R

Neste curso você aprenderá os fundamentos da interferência estatística para compreender e calcular valores através de dados de programação R. Você aprenderá as variáveis aleatórias, análise de dados exploratórios, estatísticas não paramétricas e muito mais.

O curso é ministrado pelo professor de Bioestatística de T.H Chan School of Public Health, Rafael Irizarry e pelo pós doutorado em Harvard Michael Love.

Cell Biology: Mitochondria

A célula é um estudo de caso poderoso para ajudar a explorar a lógica funcional dos sistemas vivos. Todos os organismos, desde as células unicelulares até organismos multicelulares complexos, são compostos por células.

Neste curso, você aprenderá como e por quê a biologia explora a função dos componentes das células e como estes componentes são organizados em uma hierarquia complexa.

O curso é ministrado pelo professor de Biologia Molecular e Celular de Harvard, Robert A. Lue.

Energy Within Environmental Constraints

A humanidade enfrenta um imenso desafio: fornecer energia a todos, sem destruir o planeta. Neste curso você irá compreender as melhores decisões para criar soluções de energia enfatizando os custos e impactos, além de outras questões importantes.

O curso é ministrado pelo professor de física aplicada da John A. Paulson School de engenharia e ciências aplicadas e professor de política pública de Harvard, David Keith. Também é apresentado pelo professor de pesquisa de energia e meio ambiente, Daniel Thorpe.

CS50: Introduction to Computer Science

Uma introdução à ciência da computação e a arte da programação. Um curso de nível básico, ensina aos alunos como pensar algoritmicamente e resolver problemas de forma eficiente. Os módulos incluem abstração, algoritmos, estrutura de dados, encapsulamento, SQL, CSS e muito mais.

O curso é ministrado pelo professor de Ciências práticas da computação de Harvard, David J. Malan; pelo aluno doutorado em informática da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard; pela doutorada química e biologia química de Harvard, Zamyla Chan; pelo Sênior em Informática de Educação Continuada da Harvard.

AnatomyX: Musculoskeletal Cases

O curso de AnatomiaX convida os alunos a se juntarem a faculdade clínica e clínica básica de Harvard Medicinal School, para compreender melhor as várias lesões músculo-esqueléticas comumente observadas na prática clínica.

Este curso traz vídeos, fotos, imagens anatômicas e vídeos de dissecação de cadáveres.

O curso é ministrado pela Dr. Trudy Van Houten, que lecionou anatomia e histologia em Harvard por 20 anos.

CopyrightX

CopyrightX é um curso que explora a lei atual dos direitos autorais e o impacto dessa lei sobre a arte, entretenimento e indústria. O CopyrightX é um dos primeiros cursos da Harvard On-line Learning aberto publicamente de forma gratuita.

O curso é ministrado pelo professor William Fisher III.

Além destes cursos, existe uma vasta coleção de cursos gratuitos que abordam as mais diversas áreas de conhecimento. Os cursos são classificados em nível de instrução e nível de engajamento. Todos os cursos são ministrados em Inglês, basta realizar um breve cadastro para aproveitar todo o conteúdo gratuito da plataforma. Clique aqui para ser direcionado a todos os cursos gratuitos disponíveis na Harvard Online.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo