Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Universidade Americana (MIT) oferece cursos online grátis para estudantes de todo o mundo

Universidade Americana (MIT) oferece cursos online grátis para estudantes de todo o mundo

Acesso à plataforma será gratuito e aberto a qualquer pessoa, mas certificados terão custo.

Enquanto alunos pagam milhares de dólares para estudar no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), a universidade anunciou,  um novo programa permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, faça cursos online, sem pagar nada. E, pela primeira vez, serão oferecidos certificados oficiais.

– Há muitas pessoas que gostariam de desenvolver sua educação tendo acesso ao conteúdo oferecido pelo M.I.T., pessoas totalmente capazes e merecedoras de um certificado do M.I.T. – diz o reitor Rafael Reif.

M.I.T. iniciou seu programa de e-learning há dez anos, postando conteúdos de quase todas as disciplinas que oferece. Hoje, na OpenCourseWare, são cerca de 2 mil cursos, com mais de 100 milhões de usuários. Mas a nova plataforma interativa, a M.I.T.x, vai muito além, dando acesso a laboratórios online, testes e fóruns de estudantes.

Reif e Anant Agarwal, diretor do Laboratório de Ciência da Computação e de Inteligência Artificial, informam que a plataforma deve estar disponível no final de março, inicialmente com apenas um curso. O número deve ser aumentado com o tempo, como ocorreu com a OpenCourseWare.

– As tecnologias são muito mais avançadas do que quando iniciamos a OpenCourseWare. Teremos ferramentas pedagógicas para os alunos fazerem testes e para criarem comunidades online – disse Agarwal.

O acesso aos cursos e às ferramentas será gratuito, mas os certificados serão cobrados, a preços “acessíveis”, informou Reif. Os certificados, porém, não serão equivalentes aos dos cursos regulares do M.I.T. Levarão o nome de uma organização sem fins lucrativos a ser criada para apoiar a plataforma M.I.T.x.

M.I.T. espera que , no futuro, a plataforma forme uma comunidade virtual de aprendizado internacional, que até mesmo contribuia para a formação dos estudantes presenciais do M.I.T. O instituto acredita que outras universidades usem a M.I.T.x para seus cursos online.

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo