Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Universidade Aberta do Brasil: cursos universitários grátis a distância

Universidade Aberta do Brasil: cursos universitários grátis a distância

Olá!

Hoje vamos abordar um assunto  muito interessante que tem o intuito, tanto de informar, quanto de incentivar os estudos a nível superior.

Se você tem interesse em avançar seu grau de escolaridade e ainda não encontrou um modo que se adequa a sua realidade, este conteúdo é para você.

Existem muitos meios de ingressar em uma graduação, as oportunidades são dos mais variados modelos. Sabemos que existe o ENEM, os vestibulares tradicionais, os financiamentos estudantis, as faculdades, bolsas de estudos e várias outras oportunidades de avançar para a melhoria e escolha de sua carreira.

Mas, se mesmo com todas essas modalidades de ingresso você ainda não conseguiu encontrar algo que se encaixa em sua rotina, conheça a Universidade Aberta do Brasil.

Agora, vamos ao que realmente interessa. Preste atenção nessas informações que certamente, ela pode servir para você tomar uma boa decisão de vida, conhecimento e carreira.

O que é a Universidade Aberta do Brasil?

A Universidade Aberta do Brasil é uma proposta de articulação entre os governos e o sistema de ensino brasileiro. Este sistema foi inspirado pela metodologia de educação a distância.

A idealização, elaboração, estrutura e vigência da Universidade Aberta tomou base conforme sistemas semelhantes a ele, como:

  • Fundação Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj): Esta iniciativa idealiza projetos nas áreas de educação superior à distancia e divulgação científica. Tem impacto na educação sobre 60 mil pessoas por ano. É disponível por 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
  • Curso de Pedagogia da UFMT: Também influenciada pelas premissas de ensino oferecida pelo curso de pedagogia da Universidade federal de Mato Grosso, a universidade aberta se vale de alguns de seus métodos.
  • Projeto Veredas (Minas Gerais): Este projeto também foi um dos que inspiraram as iniciativas da universidade livre.

Para que você possa compreender melhor como funciona a universidade aberta do Brasil, além de apresentar as principais instituições as quais ela se inspira, versemos também seu mecanismo prático para que você julgue se esta é a melhor opção para o seu caso.

Então, vamos ao funcionamento prático.

Esse sistema de educação aberta funciona da seguinte maneira: a articulação é feita entre o governo federal, estadual e municipal. E essas instâncias estudam e mediam a metodologia que melhor atendem as demandas locais do ensino superior.

Em seguida, busca-se pela melhor execução dos planos de educação previstas na articulação entre os governos e as iniciativas de ensino da UAB.

A principio, o foco era a formação ou aperfeiçoamento de professores do ensino básico da rede pública. Podem participar do programa professores da rede pública, dirigentes, gestores e outros envolvidos na educação.

O Sistema UAB, segundo as suas premissas, pretende disseminar conhecimento e aperfeiçoamento da metodologia em educação. Além da inserção de conhecimento relevante para o desenvolvimento no ensino de jovens e adultos, também tem como objetivo a inserção de conteúdos como:

  • Educação sexual e de gênero;
  • Educação para relações étnico-raciais;
  • Educação patrimonial;
  • Educação ambiental;
  • Direitos humanos.

Contudo, podemos perceber que o maior desejo representado por essa iniciativa é atualizar as bases de ensino básico para crianças e também para jovens e adultos.

Os assuntos de maiores interesses, que foram citados nos parágrafos anteriores, são conteúdos que devem ser inseridos nas aulas para que se formem uma nova mentalidade. De acordo com o que podemos perceber de mudanças em nossa sociedade no que diz respeito a: diversidade, meio ambiente, bens patrimoniais e etc.

Quem pode participar da Universidade Aberta do Brasil?

universidade-aberta

Para participar da Universidade Aberta do Brasil é necessário, primeiro, realizar a inscrição. Em seguida, é importante pesquisar os editais abertos, para observar o que melhor se adequa a sua realidade.

Para participar da seleção da UAB é necessário que o candidato seja, preferencialmente, professor ou tenha participação direta na área de educação. Para que seja possível o ingresso, existem cursos ofertados em dois âmbitos, são eles:

  • Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica;
  • Candidaturas para demanda social.

Para professores de rede pública, envolvidos na educação básica, é necessário que se cadastrem em um dos cursos oferecidos e sejam aprovados  no processo seletivo. No ato da inscrição, é preciso preencher corretamente todos os dados requisitados na Plataforma Freire.

Mas, atenção! Se você é professor de ensino básico da rede pública (municipal ou estadual), são ofertados apenas cursos de licenciatura e especialização.

Para se candidatar ao curso de acesso livre, ou seja, para demanda social, você não precisa ser professor da rede pública. Os candidatos para curso de acesso geral devem se cadastrar em um dos cursos oferecidos. Em seguida, devem ser aprovados no processo seletivo organizado pela instituição de ensino que está ofertando o curso escolhido.

Todas os cursos do sistema da Universidade Aberta do Brasil podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.

Os cursos oferecidos na Universidade Aberta são:

  • Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogo e Especializações;
  • Especialização do programa de Mídias na educação;
  • Graduação em Biblioteconomia;
  • Especialização para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC)
  • Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP.

Os cursos são oferecidos pelas universidades: UFMG, UFOP, UERJ, UFRJ, UFPR, Federal de São Carlos e outras universidades Públicas envolvidas no projeto.

Benefícios da Universidade Aberta de Brasil

As principais vantagens em ingressar em um dos cursos da Universidade Aberta do Brasil são:

Gratuidade

Todas as oportunidades de cursos são gratuitas. Algumas inscrições cobram taxas para material de prova e outros custos do processo seletivo.

Aperfeiçoamento na área da educação

Sabemos que a educação em nosso país não é das melhores em relação à outras Nações. A oportunidade que a UAB oferece aos professores para modernizarem seus métodos de aulas é muito valiosa. Assuntos, que hoje não são levados em consideração nas salas de aula, porém de suma importância, são as pautas principais dentro dos cursos oferecidos aos professores.

Além da proposta de modernização do ensino básico e na educação de jovens e adultos, os educadores da rede pública terão a oportunidade de incentivo para se aperfeiçoarem em suas profissões. Consequentemente, podem ampliar suas oportunidades para o mercado da educação.

Alternativa a mais em relação ao ENEM e vestibulares comuns

Hoje, temos como opções para alcançar o ensino superior: o Enem, os vestibulares tradicionais, as bolsas de estudos e o financiamento estudantil. A Universidade Aberta do Brasil representa uma chance a mais para iniciar o ensino superior.

Modalidade de Educação à Distancia

Outra característica que pode parecer atraente para muitos é a possibilidade de realizar os seus estudos através da modalidade à distância.

Para as pessoas que trabalham ou tem atividades que não lhes permitam tempo para estudos presenciais, esta é uma alternativa muito eficaz. Além, de gratuito é possível flexibilizar o tempo e organizá-lo da forma que lhe for mais viável. Mas, lembre-se que esta flexibilidade do tempo lhe cobra disciplina e auto gestão.

Diploma reconhecido pelos órgãos públicos da Educação no Brasil

Depois de concluído um dos cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil,  é possível a retirada de um diploma reconhecido em todo o território brasileiro.

Dessa forma, ao finalizar o curso você terá um diploma reconhecido pelos órgãos reguladores do sistema de ensino brasileiro.

Oportunidade de estudar no Exterior

Além dos cursos superiores oferecidos por instituições brasileiras, a Universidade Aberta do Brasil oferece também curso superior.

Noções Gerais

Hoje aprendemos como funciona e quem pode participar da Universidade Aberta.

Além disso, vimos também os principais benefícios de ingressar nessa modalidade de ensino.

Lembre-se que uma graduação ampliará a sua maneira de ver a vida e ainda lhe ensinará uma profissão. A Universidade Aberta traz também, oportunidades de pós-graduação. Como mencionamos nesse texto, a pós graduação em modalidade à distância pode ser um divisor de águas na carreira e ainda, criar oportunidade de atualização e expansão dos conhecimentos adquiridos na graduação.

Se você tem curiosidade de saber sobre outras oportunidades de ingresso, ou como estudar com maior eficiência e produtividade, assine a newsletter e receba as notificações de conteúdos de seu interesse.

Até a próxima!

comentários (3)

  • Diego

    Só para professores? é isso?

    Responder
  • Antonio Campelo

    Boa tarde,
    Eu tenho vontade de me ingressar na área da educação, fiz 3 anos de Bacharel de Química na Unib, mais não concluir o curso todo, mais quero voltar em outra área, eu não sou professor, e quero me escrever numa destas área eu posso?
    E outra onde está o edital de inscrição no site que eu não achei na pagina, da UAB?
    Eu moro em São Paulo/SP, vocês tem algum polo aqui da UAB?

    Att,
    Antonio Campelo

    Responder
    • Tales scherer couto

      Tudo muito bonito,inclusive a retórica,mas você entra na página e não existe a opção fazer inscrição como estão divulgando.Mas sim,cursos com bolsas de estudo para pesquisa e no máximo um de inglês.Ou seja,façam menos propaganda,pois demanda tempo de quem trabalha e estuda procurando por algo que é muito comercial,porém pouco prático.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo