Você está aqui:Home » Cursos Grátis » UNIFESP abre inscrições para curso superior gratuito de design educacional a distância

UNIFESP abre inscrições para curso superior gratuito de design educacional a distância

Olá, leitor!

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) oferta a primeira graduação a distância (EAD) para o curso superior de Tecnologia em Design Educacional. O curso é inédito nessa modalidade aqui no Brasil. Uma iniciativa para incentivar o ingresso dos alunos interessados em cursar nessa área.

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, as quais serão selecionadas exclusivamente por meio de um processo seletivo. O curso terá uma duração máxima de 5 semestres, com carga horária aproximada de 20 horas semanais, contendo atividades online, produção avaliativa e escrita colaborativa.

Contudo, ainda haverá encontros periódicos obrigatórios (2 a 5 por semestre) nos polos próximos para realização de avaliações, trabalhos em equipe ou apresentações de pesquisas científicas.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 04 de janeiro, por meio do Portal oficial de seleção e vestibular da UNIFESP. Confira informações importantes a seguir.

Design educacional: o cargo promissor do futuro

O Designer educacional ou instrucional é aquele que projeta e desenvolve métodos de ensino, experiências de aprendizagem, dificuldades em sala de aula e analisa o comportamento dos alunos perante diferentes métodos implementados em uma Instituição de Ensino.

Esse cargo foi oficialmente reconhecido em 2008 pelo Ministério do Trabalho. O curso, que até então, era encontrado nas Universidades brasileiras nas modalidades de graduação latu sensu ou como extensão de curso, agora, por meio da UNIFESP, pode ser realizado a distância.

O profissional de Design educacional, formado pela UNIFESP, estará apto a planejar, coordenar, implementar e desenvolver novos métodos educacionais, que visam abordar áreas tecnológicas, de comunicação, de educação e gestão de processos.

É esse profissional que compreende quais são as melhores formas de ensinar e como transmitir um conteúdo aos alunos de maneira mais simples e didática. Além disso, o profissional é capaz de construir seu próprio método de trabalho, tendo como base um ciclo efetivo chamado: ADDIE (análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação).

Para que qualquer projeto escolar seja implantado com eficácia e traga resultados positivos, tanto para os alunos quanto para a Instituição, é necessário que haja um profissional ativo dessa área.

O cargo de Designer Educacional está diretamente relacionado com a área docente. O profissional precisa estar apto para atuar em conjunto com os professores e gestores educacionais de uma Instituição de Ensino. Dessa maneira, o profissional e os professores poderão determinar qual é a melhor forma de transmitir grandes conhecimentos aos alunos.

Em resumo, a importância do cargo de Design Educacional vai além de modelar uma metodologia de ensino ideal para as Instituições. É essa profissão que irá determinar a eficiência do ensino; que irá incentivar a participação ativa dos alunos; que irá implementar planos de ensino atuais e modernos e que irá refletir diretamente no futuro dos alunos.

Sendo assim, as oportunidades para quem atua ou quer atuar na área são promissoras. Nos próximos anos, a demanda por profissionais qualificados poderá aumentar consideravelmente, visto que a necessidade por aprimoramento e diversificação de planos de estudo está cada vez mais requisitada pelas Instituições e Universidades do país.

Principais requisitos para se inscrever no curso

De acordo com o edital, disponibilizado pela Universidade de São Paulo, serão elegíveis os candidatos que apresentarem as seguintes características:

  • Ter em mãos o diploma de conclusão do Ensino Médio;
  • Estudantes que já concluíram uma graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, também são elegíveis;
  • Ter se submetido ao ENEM nos anos de 2016 ou 2017 (o processo seletivo dará prioridade às notas das áreas de redação, matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza).

Como realizar a matrícula para o curso de Design Educacional?

Para fazer a inscrição no curso, basta realizar, primeiramente, um cadastro no Portal exclusivo da Vunesp. Em seguida, acesse a página oficial da inscrição para o vestibular e preencha o formulário completo.

Durante a inscrição será necessário o envio de documentos como o número da inscrição do ENEM, assim como a nota máxima adquirida pelo candidato. Posteriormente, caso o aluno seja convocado, haverá a necessidade do envio de outros documentos importantes como cópias autenticadas dos documentos de identificação, histórico escolar, comprovante de residência, etc.

Para saber mais informações sobre o andamento do vestibular, acesse a página de notícias da UNIFESP e acompanhe todas as atualizações. Faça também o download do edital do processo seletivo, nele contém todas as informações e orientações necessárias para realização de todos os processos.

E se ainda lhe restou qualquer outra dúvida aqui não mencionada, envie um e-mail para o setor de atendimento da UNIFESP, por meio do seguinte endereço eletrônico: vestibular@unifesp.br

Até breve!

comentários (2)

  • Hérika Said

    Caríssimos,

    Tenho interesse no referido curso, gostaria de saber quais os procedimentos para concorrer a uma vaga, sendo portador de diploma.

    Desde já agradeço,

    att

    Hérika Said

    Responder
  • José Marcelo Neves

    Boa tarde

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de concorrer sem ter feito o ENEM,
    Tereminei no final de 2016 um curso no Senac de Docência em Ensino Ténico em EAD, quero me aprofundar neste seguimento, mas tenho como continuar pagando outeros cursos.
    Atenciosamente,

    José Marcelo Neves
    11 99686.7890

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo