Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Unicef e ASEC Brasil: cursos on-line gratuitos sobre saúde mental de jovens

Unicef e ASEC Brasil: cursos on-line gratuitos sobre saúde mental de jovens

Olá, leitor(a)!

Diante dos impactos psicológicos causados pela pandemia de Covid-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC Brasil), disponibilizou 4 cursos on-line gratuitos sobre saúde mental. Os cursos têm como foco o atendimento de jovens, público mais afetado pela pandemia.

Contudo, os materiais também podem ser aproveitados por profissionais da saúde, educadores, assistentes sociais e pessoas que buscam saber mais sobre questões psicológicas. Os cursos disponibilizam certificado de conclusão e podem ser realizados até março de 2022.

Saúde mental dos jovens durante a pandemia

Segundo dados do relatório Situação Mundial da Infância 2021 – Na minha mente: promovendo, protegendo e cuidando da saúde mental das crianças, da Unicef, estima-se que, mundialmente, 19% dos jovens de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou sem interesse de realizar qualquer atividade. No Brasil, um dos países estudados, essa taxa sobe para 22%.

Problemas relacionados à saúde mental já eram pautados antes mesmo da pandemia, porém a situação se agravou durante o período. A obrigatoriedade do isolamento social distanciou os(as) jovens dos seus ciclos sociais, fazendo com que a ansiedade e a sensação de solidão aumentassem significativamente.

Além da situação psicológica, que pode levar um bom tempo para ser recuperada, o aspecto econômico global também é afetado. Um estudo da London School of Economics, incluído no relatório, calculou que o prejuízo com contribuições de jovens pode ser de 390 bilhões de dólares por ano.

4 cursos sobre saúde mental de jovens

Para o Unicef e a ASEC já ficou evidente que a situação atual é muito desafiadora para crianças e jovens, portanto, eles disponibilizaram 4 cursos para ajudar a combater esses problemas. Vamos apresentá-los a seguir.

Cursos on-line gratuitos sobre saúde mental de jovens

Fonte: Reprodução

1. Saúde Mental em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da covid-19 Para Agentes Comunitários/Endemias de Saúde e Visitadores Domiciliares/Criança Feliz

Como está no título, este curso é voltado para profissionais da saúde e pessoas que trabalham em Organizações Não Governamentais (ONGs) de crianças. O material disponibiliza videoaulas com especialistas no assunto, mapas mentais e perguntas reflexivas sobre saúde mental.

Além disso, o(a) aluno(a) também terá acesso a uma biblioteca virtual com um acervo de artigos e vídeos sobre o tema. O curso possui carga horária de 10 horas e você pode consumir o conteúdo em qualquer horário.

Para obter o certificado é necessário assistir a todas as aulas do curso e, ao final, realizar uma atividade avaliativa. Este curso é promovido pela Unicef.

2. Saúde Mental em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da covid-19 Para Equipes Multiprofissionais de Saúde e Assistência Social

Este curso é voltado para profissionais da saúde, de diversos setores, e assistentes sociais. Ele possui os mesmos formatos de materiais e os mesmos especialistas que o curso anterior.

Contudo, parte do material está mais focado no autocuidado dos(das) profissionais, já que estão na luta contra a Covid-19 há quase 2 anos, e como devem lidar com isso para oferecer o melhor tratamento para os(as) pacientes. Por isso, o curso tem duração de 16 horas.

As aulas podem ser assistidas a qualquer momento e, ao final do conteúdo, será realizada uma atividade avaliativa para a emissão do certificado. Este curso é promovido pela Unicef.

3. Promover para Prevenir em Saúde Mental para Profissionais em Apoio aos Adolescentes e Jovens de todo o Brasil

Já este curso foi projetado pela ASEC e tem como objetivo ensinar educadores, assistentes sociais e profissionais da saúde a lidar com os problemas relacionados à saúde mental. Ele mescla o formato de videoaulas com podcasts e textos.

O material está divido em 4 módulos:

  • Módulo 1: Saber lidar comigo mesmo – Autocuidado
  • Módulo 2: Saber lidar com os outros – Adolescentes e jovens
  • Módulo 3: Saber lidar com os desafios – Rede de Apoio Psicossocial
  • Módulo 4: Rede de Apoio – Como acionar em casos práticos

O curso possui duração de 8 horas e, para conseguir o certificado, é necessário assistir todas as aulas. Além disso, também é disponibilizado dois workshops ao vivo, um ocorreu no dia 30 de setembro de 2021 e o outro ainda não tem data definida.

4. Bem-vinda, bem-vindo,bem-vinde às Trilhas da Geração Zelo!

O último curso, também de autoria da ASEC, é voltado para adolescentes e jovens e possui o formato de uma trilha interativaO(a) aluno(a) deverá passar por vários desafios ao longo da trilha, aprendendo sobre os cuidados relacionados à saúde mental.

O curso está dividido em 3 trilhas, sendo que a única disponível, por enquanto, é a “Trilha Zelar por Mim”. Ela é dividida em 7 módulos, cada um com 3 desafios:

  • Módulo 1: Saúde Mental e Juventude
  • Módulo 2: Autocuidado – diferentes esferas
  • Módulo 3: Identificação de sentimentos e nossos padrões de reação
  • Módulo 4: Coping e avaliação das consequências
  • Módulo 5: A tríade da adolescência e sua relação com a Saúde Mental
  • Módulo 6: Pedir ajuda
  • Módulo 7: Resiliência

O conteúdo foi pensado para o(a) aluno(a) ter entre 15 e 30 minutos para resolver cada desafio. Só é possível avançar de módulo depois da conclusão do módulo anterior e, a cada avanço de módulo, o(a) aluno(a) ganha um emblema. A instituição também orienta fazer um desafio por dia.

O certificado de conclusão da trilha é emitido após o(a) pequeno(a) conseguir 5 emblemas. A segunda trilha, “Trilha Zelar pelos outros”, será lançada entre os dias 23 de outubro e 12 de novembro de 2021. A terceira ainda não possui data de lançamento.

Inscrições para os cursos

Para se inscrever nos cursos oferecidos pelo Unicef, clique neste link e siga o passo-a-passo disponibilizado pela instituição. O tutorial também mostra o caminho para emitir o certificado.

Se você quiser se inscrever no curso “Promover para Prevenir” da ASEC, acesse este link e clique no botão azul “Inscreva-se”. Em seguida, preencha o formulário com os dados solicitados.

Já para se inscrever na trilha, entre neste link, clique no botão “Inscreva-se na Trilha 1” e preencha o formulário com os dados solicitados. A inscrição será confirmada via e-mail em até 3 dias. Você também já pode se inscrever na próxima trilha, basta entrar no mesmo link, clicar no botão “Inscreva-se na Trilha 2” e realizar o mesmo processo da trilha 1.

Unicef e ASEC

Criado em 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Unicef tem o papel de zelar pelo bem-estar das crianças e adolescentes do mundo. Atualmente ele está presente em 190 países, buscando ações para garantir o direito das crianças e dos(das) adolescentes.

Para saber mais sobre as ações e impactos que o Unicef gera no mundo, clique neste link.

Já a ASEC possui uma forte atuação nos cuidados com as crianças brasileiras e, para fortalecer os esforços no combate aos problemas ligados à saúde mental, criou, em 2019, o Movimento Saber Lidar. A iniciativa tem como foco disseminar os assuntos sobre saúde mental para a população e instituições infantis (escolas, ongs e empresas).

O movimento já impactou mais de 300 mil crianças e adolescentes em 107 municípios do Brasil. Para saber mais sobre a iniciativa, clique neste link.

Vamos ajudar os(as) jovens no enfrentamento desse problema global? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo