Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » Unicamp oferece curso online grátis de Empreendedorismo

Unicamp oferece curso online grátis de Empreendedorismo

Olá leitores!

Mais uma dica de curso interessante para empreendedores e donos de empresa, é o curso online grátis “O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor”, mais um entre os que a Unicamp disponibilizou e que serão oferecidos em 2015 como parte da parceria com o Coursera.

Este curso, oferecido no 1o. semestre deste ano, será ministrado pelo professor da Unicamp, pesquisador e especialista em empreendedorismo e inovação Paulo Lemos. O objetivo é fazer com que os estudantes tenham a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para ter um novo negócio tecnológico. Empreendedores convidados participarão das aulas, contando e discutindo suas experiências empreendedoras, articuladas aos conceitos e práticas do curso.

Sobre o curso

Estas vídeo-aulas são destinadas aos empreendedores individuais ou time de empreendedores que já avançaram no processo de identificação de uma oportunidade de um novo negócio ou, para candidatos a empreendedores que queiram ter uma visão sobre o processo de aquisição de competências deste tipo. Além disso, profissionais de empresas e organizações, em busca de conhecimento sobre competências empreendedoras, podem se beneficiar do conteúdo do curso.

Estas são as principais perguntas respondidas pelo curso:

  • Que tipos de competências os empreendedores devem gerenciar para perceber e desenvolver um novo negócio tecnológico?
  • Como os empreendedores devem gerenciar suas capacidades de adquirir e aplicar os conhecimentos necessários para seus desenvolvimentos pessoais, profissionais e para a viabilidade do seu negócio?
  • Como os empreendedores devem direcionar seus comportamentos para tomar as melhores decisões?
  • Como os empreendedores devem mobilizar suas conexões com pessoas e organizações em prol do seu negócio?

A abordagem é baseada, portanto, no conceito e nas práticas das competências que o empreendedor deve criar e praticar para desenvolver um novo empreendimento tecnológico. Um segundo conceito chave do curso é o de ecossistemas de empreendedorismo, base de orientação para a gestão das competências.

Todas essas competências são contextualizadas pela participação de vários experientes empreendedores tecnológicos, convidados a descrever e discutir suas trajetórias e como resolveram os principais problemas de suas empresas e negócios através das suas próprias competências.

Programa do curso

O curso é composto por 8 sessões, totalizando 8 semanas, com 1 hora de aula por semana.

1 -Introdução
Apresentação geral do curso, conceitos de competências empreendedoras, o empreendedor como gestor de competências, abordagem de ecossistemas de empreendedorismo.

2 – Competências Empreendedoras do Conhecimento
Conceito de empreendedorismo baseado no conhecimento. Como os empreendedores trabalham o conhecimento formal e informal.

3 – Competências Empreendedoras para a Inovação
Diferentes conceitos e práticas de inovação. Os papeis da inovação tecnológica e não tecnológica nos modelos de negócios. O empreendedor inovador. A gestão da inovação como ferramenta fundamental do empreendedor. O papel da P&D. Como integrar a gestão da inovação em organizações e empresas nascentes.

4 – Competências Empreendedoras para a Interação
A competência do empreendedor para interagir com seu contexto, através de relações sociais e interpessoais. O acesso a recursos através do poder de interação e conexão do empreendedor.

5 – Competências Empreendedoras para a Gestão Organizacional
Como organizar a produção, o modelo de negócios e as estratégias da organização. Diferenças organizacionais entre empresas estabelecidas e start-ups. A capacidade de execução no contexto da organização. Integração das várias funções empresariais (produção, P&D, marketing, finanças, etc.) na organização do empreendimento.

6 – Competências Empreendedoras para a Tomada de Decisões
Conceito de capacidade de tomadas de decisões. O comportamento empreendedor orientado a resolução de problemas. Vieses psicológicos e sua influência no comportamento empreendedor.

7 – Competências Empreendedoras para o Crescimento
As competências que propiciam o crescimento das empresas e organizações. O dilema do crescimento para as empresas e seus impactos organizacionais e estratégicos.

8 – Fechamento e Conclusões: síntese dos principais conceitos e práticas trazidos pelo curso.

Requisitos

Não há a necessidade de conhecimentos prévios em tecnologia, economia ou administração de empresas. Mas espera-se que os alunos tenham, necessariamente, um ambiente pessoal e profissional propício e favorável à convivência com as questões e práticas de tecnologia, gestão e negócios.

Leituras recomendadas

Os conteúdos de leitura específicos serão sugeridos e publicados aula a aula. As referências bibliográficas do curso que porventura não sejam de acesso livre e gratuito não são condições para participação nem para o sucesso do curso. Para os interessados em aprofundar, recomendamos alguns livros textos:

  • BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  • LEMOS, Paulo. Universidades e Ecossistemas de Empreendedorismo –  A gestão orientada por ecossistemas e o Empreendedorismo da UNICAMP. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.

Formato do curso

O curso online “O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedorserá apresentado na forma de vídeo-aula expostos pelo instrutor e pelos empreendedores convidados, para apresentação e discussão dos conceitos e práticas. Todas as aulas serão baseadas em livros e recomendações específicas de artigos acadêmicos e material produzido por instituições de excelência que trabalham com inovação e empreendedorismo.

Haverá ainda testes específicos na forma de “quizzes” e uma prova final. A avaliação será uma combinação do desempenho tanto em aula quanto nesse exame final.

O curso oferecerá fóruns de discussões para a livre interação entre os participantes. Incentiva-se a utilização de ferramentas tipo Google Hangouts e Meetups presenciais.

Os alunos aprovados receberão um Certificado da Unicamp e Coursera.

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

Este curso online grátis de “O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor” é mais uma dica do Canal do Ensino para atuais e futuros empreendedores prosperarem com seus negócios.

 Até a próxima!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo