Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Exatas » Unesp oferece 10 cursos online gratuitos para apaixonados por exatas

Unesp oferece 10 cursos online gratuitos para apaixonados por exatas

Olá, leitor!

Você que gosta da área de exatas, está interessado(a) em aproveitar seu tempo livre para se atualizar nos estudos?

Quer estar preparado para o próximo ano letivo em seu curso de química ou matemática?

Que tal aproveitar alguns dos cursos gratuitos para apaixonados por exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP)?

Nesse artigo, traremos as opções atualizadas de cursos online oferecidos gratuitamente pela plataforma da Unesp. Confira!

10 Cursos gratuitos de Exatas da Unesp

unesp-oferece-10-cursos-online-gratuitos-para-apaixonados-por-exatas

UNESP Aberta

A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito, que oferece oportunidade de aperfeiçoamento e formação em diversas áreas do conhecimento para pessoas do mundo inteiro, que tenham acesso à internet.

É uma iniciativa da Reitoria da Unesp, juntamente com o núcleo de Educação à Distância que passa a disponibilizar gratuitamente os recursos pedagógicos desenvolvidos para os cursos da Universidade.

Citaremos apenas a área de exatas, mas também há cursos da área de humanas.

Exigências

São cursos livres, sem assessoria pedagógica, sem avaliação ou certificação. Para serem utilizados de forma autodidata para o desenvolvimento do conhecimento de quem se interessar.

A única obrigatoriedade para cursar as disciplinas é criar login e senha. Não há tempo limite de permanência nem exigência de nível de escolaridade.

Cursos oferecidos no momento

A seguir traremos os cursos de exatas que são oferecidos gratuitamente, uma breve explicação do que trata o curso e informações sobre os professores.

1 – Ava Moodle

Ava- Ambiente Virtual de Aprendizagem ou Moodle – Modular Object Oriented Distance Learning – um software para a criação de cursos online pode ser instalado em plataforma que execute Windows ou Linux ou Unix. Durante o curso será abordado:

  • Caminhos para a implementação do Moodle;
  • Aprendizado a princípio teórico;
  • Orientações de aplicação;
  • Formação de pessoas capazes de acessar essa plataforma pós curso.

Professores: Klaus Schlunzen Júnior – Licenciado em Matemática (UFSC); Mestre em Ciência da Computação (Unicamp); Professor livre docente em Informática e Educação pela UNESP

Fabiana Aparecida Rodrigues- licenciada em Ciência Biológica (UFMS); mestrado e doutorado em genética e melhoramento de plantas pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal; orientadora de alunos de mestrado e doutorado.

Erik Rafael Alves – graduado em Estatística pela Unesp; suporte técnico designe institucional do Curso Tecnologia Assistida.

2 – Cálculo numérico, raízes de funções e métodos de bissecção

O cálculo numérico de raízes de funções, tem sido objeto de estudo de matemáticos durante séculos. O método de Bissecção é usado para determinação dos zeros das funções. Esse é um curso direcionado aos estudiosos e amantes da Matemática.

Professora: Silvely Nogueira de Almeida Salomão Néia- graduada em licenciatura em Matemática pela Unesp; Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo IMC.

3 – Energia elétrica e reações químicas

O Curso trata de reações de oxirredução que, quando ocorrerem de forma espontânea, a energia liberada é utilizada para executar trabalho elétrico produzidos por tipos de aparelhos denominados células voltais ou galvânicas.

Uma das aplicações das reações eletroquímicas é a geração da energia elétrica por meio de pilhas e baterias, muito importantes na sociedade atual devido ao seu alto uso em equipamentos eletrônicos e estudos para fontes alternativas de energia.

Além das pilhas, baterias e eletrólise, o curso trata também da corrosão associada a reações de oxirredução, um estudo muito importante do ponto de vista ambiental e industrial, pois, afeta a durabilidade das estruturas (metálicas ou não), construções, monumentos e outros.

Professores: Ana Maria Pires – Graduação em bacharelado em química pela Unesp; graduação em curso de ciência com habilitação em química; mestrado em química inorgânica e doutorado em pós graduação em.química.

4 – Evolução histórica da química

  • Da pré historia ate meados do séc. XVIII, a influência dos filósofos gregos, a alquimia e a latroquímica;
  • Desenvolvimento da área na física;
  • As contribuições de Boyle, Scheele e Priestley em meados do séc. XVII e finalmente Lavoisier sobre a combustão.

Professores: Camila Silveira da Silva: Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara; Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp.

Luiz Antonio de Andrade de Oliveira: Graduação em Bacharelado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Araraquara.

Olga Maria Mascarenhas de Farias Oliveira: Graduada bacharel em Química pela Unesp; Doutorado em Ciências Biológicas (bioquímica) pela USP, livre docência em Ciências Biológicas (bioquímica) pela Unesp.

5 – Ferramenta de diagnóstico de máquinas

Curso cujo objetivo é estabelecer fundamentos para o desenvolvimento de ferramentas modernas e eficientes aplicadas ao diagnóstico e prognóstico de falhas em máquinas industriais.

Monitoramento de funcionamento e análise do equipamento.

Professor: Mauro Hugo Mathias РGradua̤̣o em Engenharia Mec̢nica pela Unesp, Mestrado em Engenharia Mec̢nica, Doutorado em Engenharia Mec̢nica pela Unicamp.

6 – Ligação química

Aliado a busca constante de entendimento das transformações pelas quais a matéria sofre, a interpretação atual de que a ligação química é resultante da interação entre elétrons das camadas de valências dos átomos.

Professores: Camila Silveira da Silva, Luiz Antonio Andrade de Oliveira, Olga Maria Mascarenhas e Faria Oliveira.

7 – Linguagem química

Com o objetivo de destacar a importância do conhecimento dos termos e ferramentas adequadas para o entendimento da Química. Assim, transmitir melhor conceitos e fenômenos químicos.

Professores: Camila Silveira da Silva, Olga Maria Mascarenhas e Faria Oliveira

Vânia Martins Nogueira – Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Instituto de Química.

8 – Os tipos de ligação química do ponto de vista energético e estrutural

Serão abordados:

  • Teoria da Ligação Covalente;
  • Teoria da Ligação da Valência;
  • Teoria Orbital Molecular;
  • Ligação Metálica e Ligação Iônica: focando aspectos estruturais e energéticos, também são temas presentes;
  • Finaliza abordando a Ligação Química em Substâncias reais.

Professores: Camila Silveira da Silva, Olga Maria Mascarenhas, Faria Oliveira e Luiz Antonio Andrade de Oliveira

9 – Reações químicas e aspectos relevantes

O tema é abordado a partir de uma reflexão sobre os princípios utilizados para diferenciar tipos de fenômenos de transformação que, ocorrem em toda parte a todo momento.

A disciplina aborda dois aspectos fundamentais relacionados com as reações químicas:

  • Por que elas ocorrem (Termodinâmicas);
  • Com que velocidade se processam (Cinética).

Professores: Camila Silveira da Silva, Olga Maria Mascarenhas de Faria Oliveira e Vânia Martins Nogueira

10 – Visão macroscópica da matéria

A disciplina não só aborda o acompanhamento cronológico histórico do desenvolvimento da Química, mas principalmente o acompanhamento da evolução do pensamento químico, com erros e acertos envolvidos em cada modelo e teoria propostos.

Professores: Camila Silveira da Silva, Olga Martins Mascarenhas de Faria Oliveira e Luiz Antonio Andrade de Oliveira

Considerações finais

Como vemos, grande parte dos cursos disponibilizados pela Universidade, são da área de Química, os outros são de Matemática e de Informática.

Se essas são partes dos cursos em que está interessado, ou se farão em algum momento parte do conteúdo que terá que aprender, aproveite essa oportunidade.

Como o site informou, não existe nenhuma restrição de tempo ou mesmo escolaridade. Além de ser totalmente gratuito e não estar sujeito a nenhuma avaliação, é você quem ditará o ritmo.

Esse tipo de curso requer apenas algumas coisas: disponibilidade, interesse e persistência do estudante. Não desanime e desista na primeira dificuldade que encontrar.

Como não tem acompanhamento pedagógico, terá que usar de outros artifícios para comprovar se realmente aprendeu o conteúdo.

Faça grupos de estudos com outros estudantes do curso, presencial ou pelas redes sociais.

Complemente os estudos lendo livros, assistindo vídeos explicativos, conversando com professores e profissionais da área.

Tire assim suas dúvidas já que não são oferecidos tutorias nesses cursos.

A grande vantagem desses cursos está na qualidade do conteúdo, uma vez que foi elaborado por profissionais altamente qualificados como mostramos acima, os professores e suas especialidades.

Vale lembrar também, que é uma instituição renomada responsável por esses cursos. Esse fator, juntamente com as outras vantagens acima citadas, já são suficientes para que se inscreva em algum ou alguns desses cursos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo