Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Unesp disponibiliza material em PDF com mais de 50 sugestões de jogos para impressão

Unesp disponibiliza material em PDF com mais de 50 sugestões de jogos para impressão

Olá, leitor!

Já parou para pensar que podem existir muitas maneiras divertidas e interessantes de aprender matemática? A disciplina de matemática sempre foi encarada como um desafio em todas as etapas do Ensino fundamental.

A Unesp, por meio do projeto Laboratório de Matemática, está disponibilizando no portal online mais de 50 jogos para colaborar com o aprendizado dos alunos. Os jogos podem ser impressos e trazem técnicas que desafiam a lógica, raciocínio e desenvolvimento cognitivo.

O propósito desses tipos de jogos não é focar somente na diversão e sim que os alunos busquem aumentar seu potencial, no desenvolvimento de novas habilidades. Confira mais informações sobre o projeto a seguir.

O laboratório de matemática da Unesp

jogos_para_impressao_1

O laboratório de matemática teve início no ano de 1998 e está entre os projetos de maior importância já desenvolvidos pela Universidade. O laboratório é composto de computadores, livros, artigos e todo tipo de material didático de nível básico até universitário.

O laboratório de matemática está entre os projetos de extensão, que são desenvolvidos pela própria equipe da Unesp para dar total suporte às aulas práticas da matemática.

Além desse projeto, um dos mais recentes é a abertura do canal “A Hora da Matemática”, que é um ciclo de palestras ministradas pelos docentes da Universidade. Os vídeos estão disponíveis para acesso gratuito no canal da Universidade hospedados no Youtube.

A importância dos jogos no ensino de matemática

Como já é de conhecimento, um dos maiores desafios dos docentes de matemática é lidar com o desinteresse dos alunos. Por ser uma disciplina que exige grande esforço, os alunos acabam perdendo o interesse pela complexidade.

Sendo assim, o maior objetivo de inserir jogos de matemática nas aulas é trabalhar com a criatividade e a motivação, para que os alunos sejam atraídos pelo interesse ao passo que aprendem a reter informações importantes.

Essa forma de ensino surgiu após várias transformações que aconteceram ao longo das últimas décadas. Os docentes descobriram que disponibilizar uma grande variedade de materiais para o estudo da matemática é muito mais eficaz do que o aprendizado paralisado que antes era aplicado.

Essa nova forma de aprendizado garante aos alunos maior autonomia e fornece condições suficientes para o aluno interpretar à sua maneira todo o conteúdo programático.

Os jogos em sala de aula colaboram para ampliar o poder de concentração do aluno, tornando o ambiente em sala de aula favorável à aprendizagem. Em geral, os principais benefícios dos jogos educativos na disciplina de matemática são:

  • Tem como objetivo promover a análise estratégica para solucionar problemas;
  • Encontrar a melhor solução para um determinado problema;
  • Favorece o domínio da matéria estudada;
  • Colabora para o desenvolvimento de autoquestionamento;
  • Atua no desenvolvimento do pensamento estratégico;
  • Aumenta a capacidade de memória;
  • Aumenta a capacidade de tomadas de decisão;
  • Aumenta a capacidade intelectual do aluno.

Podemos concluir que a jogabilidade dos jogos de matemática favorece e enriquece o processo de aprendizagem do aluno. Além disso, colabora para que o aluno reflita e relacione o conteúdo estudado com os problemas dos jogos.

8 melhores jogos para desafiar conhecimentos

Confira agora os 8 melhores jogos para estudar matemática. Os jogos são disponibilizados para download em formato PDF, prontos para serem impressos, basta clicar no link.

Jogos do 1º ao 5º ano

1 – Sempre 10

É um tabuleiro com espaços para peças de 1 a 9. O objetivo do jogo é tentar encaixar as peças que no final deverão resultar em 10. A regra do jogo é que a soma das peças de cada linha seja 10.

As competências obtidas por meio desse jogo são habilidades de desenvolver cálculos, envolvendo operações de adição e subtração.

2 – Jogo dos pontinhos

O jogo consiste em uma folha de papel pontilhada. O objetivo desse jogo é somar mais pontos, sendo o máximo de 2 jogadores. A regra é traçar e unir os pontinhos até fechar um quadrado.

Esse jogo aumenta a capacidade de raciocínio lógico e agilidade na tomada de decisão.

3 – Feche a caixa

No tabuleiro, existem 40 casas enumeradas de 1 a 40. Será disponibilizado ao aluno 2 dados com faces diferentes. Um enumerado de 1 a 6 e outro enumerado de 1 a 10. O objetivo do jogo é rolar os dois dados e multiplicar o resultado total, ao passo que as equipes vão fechando as casas, ganha a equipe que fechar todas as casas do seu tabuleiro.

Esse jogo aumenta as competências e habilidades em desenvolver estimativa, cálculo mental envolvendo adição e multiplicação, e manipulação algébrica.

4 – Borboleta

O tabuleiro é composto por 12 espaços vazios e contém 9 peças vermelhas e 9 peças azuis. O objetivo desse jogo é capturar todas as peças do adversário. O jogo é parecido com o jogo de dama, onde o jogador vai movimentando as peças à frente até capturar as peças do adversário.

Aumenta o raciocínio lógico e intuitivo da criança.

Jogos do 6º ao 9º ano

5 – Alquerque

O alquerque é formado por um tabuleiro de 25 casas dispostas em 5 fileiras de 5 casas cada uma e possui 4 linhas que ligas as casas medianas dos 4 lados do tabuleiro. Também são disponibilizadas 12 peças vermelhas e 12 peças azuis.

O objetivo é acumular mais peças do adversário. Esse jogo estimula o raciocínio lógico e intuitivo.

6 – Estrela mágica soma 26

O jogo consiste em um tabuleiro em forma de estrela e o objetivo é preencher as casas do tabuleiro com peças enumeradas com os seguintes números: 1, 3, 4, 5, 8, 9, 10, 12. A soma em cada linha deve ser igual a 26.

O jogo desenvolve competências e habilidades de desenvolver estimativas e cálculo mental envolvendo adição e subtração.

Jogos do Ensino Médio

7 – Jogo da corrente

O jogo consiste em um tabuleiro em forma de corrente com 19 casas e são disponibilizados aos participantes 18 peças vermelhas e 18 peças azuis. O objetivo do jogo é não marcar a última casa.

Esse jogo desenvolve habilidades de elaborar estratégias e desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

8 – Pentaminós

O pentaminó é um quebra-cabeça geométrico. Consiste em um tabuleiro com espaços vazios. É disponibilizado aos participantes, peças em formatos geométricos estratégicos que precisam ser encaixados nos buracos vazios do tabuleiro.

O jogo aumenta habilidades de atenção, concentração, domínio das anatomias geométricas, noção de área e perímetro.

Para acessar todos os jogos disponíveis, basta acessar esse link aqui. Os jogos foram organizados conforme a divisão do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e também do Ensino Médio.

Até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo