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UNESCO oferece guia gratuito sobre aprendizagem móvel

Olá professores!

Vocês que gostam de usar a tecnologia em sala de aula, principalmente através de dispositivos móveis como Smartphone ou tablets, ou que pretendem usar esses Gadgets para inovar no aprendizado de seus alunos, devem dar uma olhada nestas diretrizes.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) divulgou suas Diretrizes Políticas para a Aprendizagem Móvel. Essas políticas fornecem um roteiro e uma exposição de motivos para formuladores de políticas e outras pessoas que buscam transformar os aparelhos móveis, cada vez mais presentes em todos os lugares, em ferramentas da educação.

Estas diretrizes descrevem os benefícios específicos da aprendizagem móvel e articulam estratégias para desenvolver ambientes de políticas que permitam a esses benefícios criar raízes e crescer. As tecnologias móveis alteraram fundamentalmente a forma de vida das pessoas. Com decisões políticas sólidas, elas também poderão melhorar o modo como as pessoas aprendem.

A UNESCO acredita que as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes.

Atualmente, um volume crescente de evidências sugere que os aparelhos móveis são utilizados por alunos e educadores em todo o mundo para acessar informações, racionalizar e simplificar a administração, além de facilitar a aprendizagem de maneiras novas e inovadoras.

Objetivo

Este conjunto de diretrizes visa a auxiliar os formuladores de políticas a entender melhor o que é aprendizagem móvel e como seus benefícios podem ser usados como incentivo para fazer avançar o progresso em relação à educação.

Desenvolvidas em consulta com especialistas em mais de 20 países, essas diretrizes têm ampla aplicação e podem se ajustar a um vasto leque de instituições, incluindo pré-escolas, escolas fundamentais e médias, universidades, centros comunitários, e escolas técnicas e vocacionais.

Sugere-se aos formuladores de políticas que adotem as recomendações de políticas da UNESCO, ajustando-as conforme necessário, para refletir as necessidades particulares e específicas de cada local.

Conteúdo das diretrizes

  • O que é aprendizagem móvel?
  • Benefícios particulares da aprendizagem móvel
  • Expandir o alcance e a equidade da educação
  • Facilitar a aprendizagem individualizada
  • Fornecer retorno e avaliação imediatos
  • Permitir a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar
  • Assegurar o uso produtivo do tempo em sala de aula
  • Criar novas comunidades de estudantes
  • Apoiar a aprendizagem fora da sala de aula
  • Potencializar a aprendizagem sem solução de continuidade
  • Criar uma ponte entre a aprendizagem formal e a não formal
  • Minimizar a interrupção educacional em áreas de conflito e desastre
  • Auxiliar estudantes com deficiências
  • Melhorar a comunicação e a administração
  • Melhorar a relação custo-eficiência
  • Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel
  • Criar ou atualizar políticas referentes à aprendizagem móvel
  • Treinar professores sobre como fazer avançar a aprendizagem por meio de tecnologias móveis
  • Fornecer apoio e formação a professores por meio de tecnologias móveis
  • Criar e aperfeiçoar conteúdos educacionais para uso em aparelhos móveis
  • Assegurar a igualdade de gênero para estudantes móveis
  • Ampliar e melhorar as opções de conectividade, assegurando também a equidade
  • Desenvolver estratégias para fornecer acesso igual a todos
  • Promover o uso seguro, responsável e saudável das tecnologias móveis
  • Usar as tecnologias móveis para melhorar a comunicação e a gestão educacional
  • Aumentar a conscientização sobre a aprendizagem móvel por meio de advocacy, liderança e diálogo

Com este guia, fica mais fácil para os professores inovarem no seu modo de ensino e transformarem a sala de aula em um ambiente cada vez mais tecnológico… que é o que os alunos mais querem.

Até mais!

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