Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » Unesco estima que 2,5 mil idiomas podem desaparecer no futuro

Unesco estima que 2,5 mil idiomas podem desaparecer no futuro

Olá, leitor

Existem 6 mil idiomas em todo o mundo e muitos desses idiomas nem sabíamos que existiam, segundo dados da Unesco cerca de 2,5 mil idiomas podem ser extintos no futuro, pois em muitos casos os dialetos menores tinham que seguir a influência da cultura que predominava o local onde viviam.

Os idiomas que podem desaparecer muitas vezes não há registros, em alguns casos são poucas pessoas que falam e entendem fluentemente

Por que 2,5 mil idiomas podem desaparecer no futuro?

Como sabemos temos muitos idiomas espalhados por todo o mundo e é essa diversidade de culturas e idiomas que existem no mundo que o torna tão especial, mas segundo dados divulgados pela Unesco cerca de 2,5 mil idiomas devem desaparecer em parte isso se resume pela globalização, mas outro fator é que não existe registro da existência de muitos idiomas.

Os idiomas que mais correm o risco de desaparecer são os dialetos indígenas, pois são poucas pessoas que conseguem se comunicar com ele e em alguns idiomas além do número reduzido de pessoas que os falam, a maioria já são idosos e são os únicos que falam e entendem fluentemente o idioma.

Esses idiomas acabaram não sendo registrados ou conhecidos e até mesmo esquecidos pela própria evolução e globalização, onde uma comunidade se integrava a uma cultura dominante, isso era necessário muitas vezes para sua própria sobrevivência, o que resultava no abandono de uma cultura e seu idioma.

Como a internet pode ajudar na sobrevivência desses idiomas?

A internet é uma ferramenta poderosa que pode difundir o conhecimento desses idiomas que fazem parte da cultura e da história de um povo.

Muitos desses idiomas que estão ameaçados não possuem nenhum registro escrito de sua existência, sendo assim existem apenas em um contexto oral e a internet pode ser um aliado na forma de proteger pelo menos parte desses idiomas.

Especialistas linguísticos acreditam que ao divulgar mais esses idiomas na internet, disponibilizando áudios e vídeos com esses dialetos isso ajudará na preservação da existência do idioma, de fato é uma tarefa difícil, mas com a internet nada é impossível.

Muitas pessoas tem acesso a internet e hoje com os smartphones tudo ficou mais simples, então esses vídeos podem ser vistos por qualquer pessoa e isso acaba despertando um interesse por uma cultura ou idioma o qual não tinham conhecimento prévio e também isso motiva a criar uma corrente de interessados em proteger esses idiomas, a internet é uma forma de registrar a existência desses idiomas para o mundo e para o futuro.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo