Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » UFRGS oferece curso on-line gratuito sobre engajamento e evasão em EaD

UFRGS oferece curso on-line gratuito sobre engajamento e evasão em EaD

Olá, leitor(a)! 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece curso on-line Engajamento e Evasão em Educação a Distância: uma perspectiva socioafetiva!, com o objetivo de promover o debate sobre conceitos de engajamento e evasão para um melhor entendimento das dinâmicas sociais que ocorrem na Educação a Distância (EaD). 

O curso é 100% gratuito, possui carga horária de 30 horas, emissão de certificado de conclusão e qualquer pessoa interessada em saber mais sobre EaD pode realizá-lo. 

EaD e evasão durante a pandemia

evasão escolar, abandono do ensino sem ter concluído a formação, é um problema enfrentado pelo Brasil desde antes da pandemia de Covid-19. Contudo, com a imposição do ensino a distância, em decorrência da pandemia, esse problema se agravou ainda mais. 

De acordo com o estudo de janeiro de 2021 do UNICEF (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância), a quantidade de jovens de 6 a 17 anos que abandonaram instituições de ensino atingiu 1,38 milhão, o que constitui 3,8% dos(as) estudantes brasileiros(as). Em 2019, a taxa média nacional foi de 2%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). 

As principais razões para o abandono escolar durante o ensino a distância incluem as dificuldades financeiras e a falta de motivação com o curso. Isso pode acontecer por conta de vários fatores, como falta de conexão com o curso, baixa interação com a instituição e não cumprimento das expectativas. 

Sendo assim, muitos(as) jovens e adultos(as) iniciam um curso a distância desejando aprimorar seus conhecimentos, mas acabam não concluindo o aprendizado. Portanto, é necessário promover e aplicar técnicas de interação para manter os(as) estudantes engajados(as). 

Conteúdo do curso da UFRGS

UFRGS: curso on-line gratuito sobre engajamento e evasão em EaD

Fonte: Reprodução

O curso Engajamento e Evasão em Educação a Distância: uma perspectiva socioafetiva! está dividido em 5 módulos, cada um com 3 formatos (vídeo, texto e infográfico). Dessa maneira, o(a) aluno(a) pode consumir o conteúdo do módulo no formato que melhor se encaixa no seu estilo de aprendizado. 

Os módulos estão assim divididos: 

  1. O que são Ambientes Virtuais de Aprendizagem; 
  2. Como observar a afetividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; 
  3. Como se dá a interação social em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; 
  4. Qual a diferença entre contágio emocional e empatia em Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
  5. Como se dá o engajamento, a evasão e as características emocionais. 

Inscrição e certificado

O curso está disponível na Lúmina, plataforma gratuita de cursos on-line, aberta para todos(as), não apenas para alunos(as) ou funcionários(as) da Universidade. Para se inscrever, basta clicar neste link, ir até o botão “Cadastre-se” (caso você não tenha se cadastrado anteriormente) e preencher os campos com seus dados. 

Os módulos do curso podem ser realizados de forma aleatória e, ao final, será disponibilizado um questionário para avaliação. O(a) aluno(a) deverá ter média igual ou superior a 6 para que seja emitido o certificado de conclusão. 

Plataforma Lúmina de cursos

Lançada oficialmente em agosto de 2016, fruto da parceria entre a Secretária de Educação a Distância (SEAD) e o Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFRGS, a plataforma Lúmina possui mais de 50 cursos on-line sobre várias áreas do conhecimento. 

Da linguística até as ciências biológicas, todos os cursos são gratuitos e foram desenvolvidos por professores(as) e alunos(as) da Universidade, reafirmando o compromisso da instituição com a produção de conhecimento e a educação pública. Para saber mais, é só clicar neste link. 

São muitos cursos em um só lugar, não? Então compartilhe esse texto com aquele(a) amigo(a) que está buscando mais conhecimento por meio do ensino a distância! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite os cursos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo