UFRGS oferece 3 cursos on-line gratuitos sobre gestão cultural
Olá, leitor(a)!
A arte e a cultura são áreas muito importantes para o desenvolvimento de um país, pois possibilitam que as pessoas tenham momentos de lazer, prazer e reflexão. Nesse sentido, para que esses setores cumpram suas funções com qualidade e eficácia, é imprescindível saber gerenciar seus processos administrativos e operacionais.
Pensando nisso, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece 3 cursos on-line gratuitos sobre gestão cultural. As formações são desenvolvidas por profissionais e estudantes da comunidade acadêmica da UFRGS, possuem certificado de conclusão e podem ser realizadas por qualquer pessoa interessada no tema.
3 cursos on-line gratuitos sobre gestão cultural

Fonte: Reprodução
Os conteúdos estão disponíveis na plataforma de cursos on-line Lúmina e foram organizados por Débora Wobeto, Gustavo Moller e Marcelle Schimitt. As formações, que visam capacitar pessoas para trabalhar em áreas que envolvam gestão cultural, possuem diversos recursos de aprendizagem: videoaulas, textos de apoio, e-books e links para consulta.
Além disso, as aulas são autoinstrucionais, o que significa que não há tutoria e que o(a) estudante poderá seguir o próprio ritmo de estudo. Vejamos um pouco mais sobre os cursos a seguir:
1. Capacitação de Agentes do Setor Cultural e Criativo em Editorial
Essa formação contou com o apoio do editor Omar Souza e tem como objetivo apresentar ao(à) cursista o cenário editorial brasileiro e contextualizá-lo no mundo. Por isso, aborda temas como estruturação de uma editora e comercialização de produtos editoriais. O curso possui carga horária de 20 horas e está dividido em 8 módulos:
- O mercado editorial — Visão geral;
- A cadeia do livro;
- A cadeia do livro II;
- O livro como produto I;
- O livro como produto II;
- O livro como produto III;
- Tecnologia e futuro;
- Como fundar uma editora.
Para se inscrever, clique aqui.
2. Capacitação de Agentes do Setor Cultural e Criativo em Artes Cênicas
Mais um curso que abrange o mercado cultural brasileiro nos âmbitos nacional e internacional, este tem como foco introduzir questões relacionadas às artes cênicas e conta com o apoio do diretor artístico Alexandre Vargas. A partir de conceitos e práticas de gestões contemporâneas, a formação mostra a importância das artes cênicas tanto do ponto de vista artístico quanto do econômico. O curso possui carga horária de 20 horas e está dividido em 11 módulos:
- Apresentação do curso;
- Panorama introdutório;
- O profissional de artes cênicas no Brasil;
- O vocabulário das artes cênicas;
- SIFTB (Sistema de Indicadores dos Festivais de Teatro do Brasil);
- Instâncias do mercado das artes cênicas;
- Planejamento estratégico em artes cênicas;
- Sustentabilidade das artes cênicas;
- Capacitação em artes cênicas;
- Plano de negócio e gestão de tempo;
- Mercados, feiras e eventos de artes cênicas.
Para se inscrever, clique aqui.
3. Gestão Cultural: Desenvolvimento, Território e Sociedade
Voltado especialmente para capacitar gestores(as) do setor público municipal, esta formação aborda o processo de criação e efetivação de políticas públicas relacionadas à área da cultura. As aulas vão introduzir conceitos e técnicas que auxiliam no gerenciamento de projetos e de organizações culturais. O curso possui carga horária de 20 horas e está dividido em 4 módulos:
- Economia da cultura e políticas públicas: o panorama brasileiro;
- Gestão de equipamentos culturais no Brasil: organização, coordenação e desafios;
- Gestão de projetos: planejamento estratégico, monitoramento e avaliação;
- Aula complementar — Casos de estudo;
Para se inscrever, clique aqui.
Inscrição e certificado
Para iniciar os estudos em um dos cursos, ou em todos eles, basta acessar o link disponibilizado e clicar no botão “Faça Login para se Inscrever”, no canto esquerdo da página. Se você já possui cadastro na plataforma, insira os dados solicitados e clique em “Entrar”.
Caso não possua conta, clique no botão “Cadastre-se”, disponível na mesma página, e preencha o formulário. O certificado de conclusão só poderá ser emitido mediante aprovação nas atividades avaliativas, que exigem nota igual ou superior a 6 e oferecem 2 tentativas para a realização.
UFRGS e a plataforma Lúmina
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi oficializada como instituição de educação superior da União em 1950, após a integralização de várias faculdades fundadas no estado — a primeira tendo sido criada em 1895. Atualmente, a instituição possui 27 unidades de ensino, como a Faculdade de Direito e o Instituto de Biociências, divididas entre os campus de Porto Alegre e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Com o propósito de difundir ainda mais conhecimento, a UFRGS oferece graduações e especializações no módulo presencial e no ensino à distância. Além disso, promove formações livres para todos os públicos, por meio da plataforma Lúmina. Nela, é possível encontrar mais de 80 cursos nas áreas de ciências humanas, biológicas, exatas, entre outras.
Vamos contribuir para tornar o setor cultural no nosso país ainda mais potente e transformador? Então compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) e estude com eles(as)!
No Canal no Ensino, leia também:
- E-book gratuito aborda a relação entre arte, cultura e educação
- Itaú Cultural: 4 cursos on-line gratuitos sobre educação e arte
Boa formação e até logo!