Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » UFMG oferece 6 mil vagas em cursos onlines para médicos

UFMG oferece 6 mil vagas em cursos onlines para médicos

Olá!

Você é médico, ou participa profissionalmente em departamentos de saúde básica, e que abranger os seus conhecimentos na área de Educação em Saúde? Então temos uma boa notícia para você.

A Universidade Federal de Minas Gerais está oferecendo 6 mil vagas para cursos voltados para a saúde. O intuito desta iniciativa é promover a prevenção soluções e também, prevenir enfermidades de maior recorrência na saúde pública. O objetivo principal do Ministério da saúde é capacitar os profissionais atuantes da saúde básica e por consequência, otimizar a dinâmica de atendimento na saúde pública.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online, através da página do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG, os cursos são gratuitos e na modalidade de Educação à Distância (EAD) . As 6 mil vagas oferecidas serão distribuídas em dois cursos que são: Oftalmologia e Doenças Infectocontagiosas.

6 mil vagas em capacitação de profissionais da saúde básica

ufmg-faculdade

Desde 2010 o Brasil assumiu papel de responsabilidade, junto ao Fundo Global contra Aids, Tuberculose e Malaria. Muitas estratégias foram elaboradas e executadas para que os resultados se mostrassem positivos. Mas, não parou por ai. Depois de muitas pesquisas e análises nos relatórios, sobre a evolução da saúde nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde decidiu por melhorar ainda mais suas medidas de promoção à vida.

A fim de ampliar o atendimento e chegar mais perto daqueles que precisam de atenção à saúde oftálmica, as vagas serão voltadas também para esta especialidade.

Para garantir os avanços e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), o ministério da saúde resolveu por educar e capacitar os profissionais da saúde da família, através dos seguintes especialidades:

Oftalmologia:

Os objetivos do curso de capacitação em oftalmologia é a melhora na capacidade de resoluções clinico-oftalmológicas. Os profissionais deverão adequar os conhecimentos adquiridos no curso de formação a realidade de seus pontos de trabalhos, que muitas vezes trata-se de serviços voltados para comunidades carentes.

Unidades Educacionais

  • Unidade 1 – Atenção Básica à Saúde e atenção oftalmológica
  • Unidade 2 – O exame Oftalmológico na Unidade Básica de Saúde
  • Unidade 3 – Problemas oculares frequentes na Atenção Básica à Saúde
  • Unidade 4 – Aspectos particulares da saúde visual do recém-nascido e da criança
  • Unidade 5 – Aspectos particulares da atenção visual ao idoso

Doenças Infectocontagiosas:

Já os objetivos da capacitação em tratamento e prevenção de doenças infectocontagiosas vai além do conhecimento técnico. Os índices apontam para determinadas áreas de risco eminente, que é exatamente onde esses profissionais atuam. Por isso, o foco, alem do tratamento e prevenção, é também a melhoria na dinâmica de atendimento.

Unidades Educacionais

  • Unidade 1 – Vigilância na Atenção Básica à Saúde e os sistemas de informação
  • Unidade 2 – Vigilâncias de agravos selecionados, como dengue, tuberculose, aids, influenza e malária
  • Unidade 3 – Abordagem clínica de agravos infectocontagiosos, com abordagem sobre síndrome gripal, hepatites virais

Cursos sobre educação básica em saúde gratuitos e na modalidade EAD.

Os cursos oferecidos pelo Nescon, além de gratuitos podem ser feitos completamento online, através da plataforma de cursos a distancia da página. O período de matrícula vai de 21 de agosto à 7 de dezembro de 2017.

A carga horária geral é de 60 horas, nesse períodos os alunos terão direito à declaração sobre o curso de extensão da UFMG, e certificado após a conclusão. É importante que os matriculados concluam o curso até o dia 14 de dezembro de 2017, prazo limite.

O curso é integralmente desenvolvido à distancia, inclusive atividades, avaliação e exercícios de aprendizagem. Não serão oferecidas intermediações de tutores, professores ou orientadores.

Os recursos didáticos oferecidos pela plataforma Phila (ambiente virtual onde o curso está disponível), são:

  • Módulos didáticos
  • Publicações eletrônicas
  • Refêrencias
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Livros
  • Videos

A iniciativa é do Ministério da Saúde que usa como veículo de formação a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG.

As vagas são destinadas, prioritariamente para médicos, mas qualquer profissional de outra categoria pode participar do curso de formação e solicitar o certificado após a a conclusão do curso. Ainda sobre as inscrições, ficarão disponíveis aos interessados até do dia 7 de novembro.

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo