Você está aqui:Home » Dicas » Professores » UFMG libera 24 livros de Alfabetização e Letramento para download grátis

UFMG libera 24 livros de Alfabetização e Letramento para download grátis

Olá, leitor!

Se você, assim como muitos, se preocupa com a questão da educação em nosso país, então, a notícia que vamos divulgar é positiva. O Brasil enfrenta uma dura questão quanto ao nível de educação, principalmente em relação ao ensino fundamental.

Na maioria dos estados brasileiros, chega a ser alarmante a quantidade de crianças que apresentam problemas para escrever e ler. É de conhecimento de todos o quanto isso pode ser negativo para o desenvolvimento de um país.

O alicerce de um país bem desenvolvido se dá por meio da imersão das crianças em um regime de aprendizado constante. Por isso, é muito importante a presença de iniciativas como a que vamos apresentar hoje.

Informamos que UFMG libera 24 livros de Alfabetização e Letramento para download grátis. Se quiser saber qual é o conteúdo completo desses livros, não deixe de acompanhar. Confira!

Oportunidade para melhoria do nível de educação

alfabetizacao_letramento_livros_gratis

O principal objetivo dos livros contidos nessa iniciativa é o de auxiliar no ensino das crianças de todo o Brasil. Isso porque, o estado de minas se apresenta como o estado com maior percentual de crianças que apresentam bons níveis de leitura e escrita.

A partir disso, a UFMG por meio de um órgão que faz parte da Faculdade de Educação da própria universidade, o Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita), é o responsável pelo controle e execução dos conteúdos.

Ele que foi criado em 1990, objetiva nos dias atuais a integração de grupos de diferentes instituições de ensino. Pois determinaram que quando se emprega de forma adequada a leitura e a escrita, pode-se observar alunos mais capazes e preparados.

Essa pode ser a oportunidade perfeita para expandir o leque de conhecimento e educação. Sem contar um maior engajamento entre as instituições, o que colabora para uma troca de informações importantes para o futuro do ensino.

Importância de focar no ensino fundamental

Sem sombra de dúvidas investir na educação como um todo, é o ideal para qualquer país. Mas existe um ponto de equilíbrio delicado em relação a atenção dada ao ensino fundamental.

Para que cada vez mais alunos cheguem capacitados ao ensino médio e superior, primeiramente, eles devem ser iniciados e mantidos dentro de um aprendizado seguro e positivo.

Apenas assim se consegue assegurar, que o mercado de trabalho seja provido de profissionais capacitados. Em vista disso, por que não aproveitar a qualidade do material indicado aqui, e de forma grátis?

Qual conteúdo os livros oferecem?

Com relação ao conteúdo que os livros abrangem o foco é o início dos estudos, ou seja, enfatizar a importância da escrita e da leitura. São dois pontos chave e cruciais para o sucesso do aluno em sala de aula.

Ao todo são oferecidas duas coleções e as duas têm focos diferenciados. A primeira coleção é voltada mais à parte de alfabetização, já a segunda é direcionada a questão da leitura e do letramento.

Ao passo que o interessado segue com a leitura dos livros é percebido como um livro complementa o outro. Isso traz dinâmica e expande o engajamento com um conteúdo que envolve e nutre o aluno.

Como absorver esse conhecimento?

Para ter acesso e absorver esse material rico, completo e inteiramente gratuito, você pode acessar a página do Ceale. Ao acessar, você encontra na parte superior direita a aba “Biblioteca”, ao clicar você é levado à uma página com todo material fornecido.

No lado direito da página você visualiza todo o conteúdo da biblioteca inclusive os livros indicados aqui. Você pode clicar em “Coleção: Instrumentos da Alfabetização” ou “Coleção: Alfabetização e Letramento”.

Ao navegar por uma das coleções e clicar no livro desejado, logo em seguida você será direcionado para a página daquele livro. Logo abaixo da capa do livro você encontra o link.

Quando clicar você será levado à uma página com o PDF do livro, agora é só aproveitar o conteúdo completo.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo