Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Esportes » Udemy oferece 3 cursos on-line gratuitos de xadrez para iniciantes

Udemy oferece 3 cursos on-line gratuitos de xadrez para iniciantes

Olá, leitor(a)!

Jogar xadrez não é um bicho de sete cabeças, como muitas pessoas tendem a acreditar, tampouco um jogo feito para gênios(as). Qualquer pessoa pode ser iniciada no esporte de tabuleiro. Pensando nisso, a Udemy disponibilizou 3 cursos on-line gratuitos que ensinam desde os nomes das peças até às jogadas mais eficazes para conseguir a vitória.

As aulas são oferecidas pelo treinador e enxadrista André Basso, vencedor do Campeonato Paulista Juvenil de Xadrez, em 2004. A carga horária dos cursos varia entre 1 e 2 horas, divididas em seções, e têm como público-alvo pessoas que estão iniciando no jogo.

História e importância do Xadrez

O jogo de xadrez tem sido muito comentado nos últimos tempos, principalmente depois do lançamento da série O Gambito da Rainha (2020), pela plataforma de streaming da Netflix. A produção, premiada como a melhor série limitada no Emmy Awards 2021 (a maior premiação do entretenimento norte-americano), conta a história ficcional de uma prodigiosa enxadrista.

O motivo de grande entusiasmo tem a ver com o fato de ser uma mulher a jogar de forma excepcional um jogo que exige raciocínio lógico e estratégia, em uma época em que essas características não eram atribuídas às mulheres. Segundo artigo da revista Planeta, embora isso venha mudando, a presença masculina no jogo segue predominante, tendo apenas 37 mestres mulheres em um meio de mais de 1600 profissionais.

Tendo surgido na Índia como shaturanga (“quatro partes do exército”, em sânscrito), no século VI, o xadrez foi adquirindo novos formatos e regras. No formato como conhecemos hoje, ele é jogado por 2 oponentes, cada um iniciando com 18 peças – que devem ser movimentadas em um tabuleiro de 64 casas. As peças possuem nomes que fazem referência aos elementos de uma monarquia (rei, rainha, bispo, torre, cavalo e peão) e são divididas nas cores pretas e brancas.

A jogada que estabelece um(a) vencedor(a) tem o nome de xeque-mate e ocorre quando a peça “Rei” fica encurralada, ou seja, não pode mais se movimentar no jogo. Por se tratar de um jogo de muitas possibilidades, que exige atenção, planejamento e boas decisões, ele é um excelente estímulo mental. Logo, aprender a jogá-lo pode auxiliar na formação intelectual de crianças e jovens, além de ser uma excelente ferramenta para que adultos exercitem a memória.

Udemy oferece 3 cursos on-line gratuitos de xadrez para iniciantes

Fonte: Reprodução

Cursos sobre xadrez da Udemy

Embora o jogo de tabuleiro tenha sido considerado, formalmente, um esporte em 1999, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), ele ainda não faz parte dos Jogos Olímpicos. Entretanto, há inúmeros torneios de xadrez ao redor do mundo, como a Copa do Mundo de XadrezPara ajudá-lo(a) a fazer parte desse universo, a Udemy disponibilizou 3 cursos gratuitos para iniciantes, vejamos:

1. Como jogar Xadrez

Este curso é voltado para quem nunca jogou xadrez. Nele, serão ensinados princípios básicos do jogo de tabuleiro, nomes das peças, como elas se movimentam, funcionamento e nomenclatura de algumas jogadas, etc. Ele possui carga horária de 1 hora, com 24 aulas divididas em 5 seções:

  • Introdução;
  • O tabuleiro e as peças;
  • O Xeque, Xeque-Mate e Movimentos especiais;
  • Regras básicas;
  • Como treinar.

Para se inscrever no curso, basta clicar aqui.

2. Tática e Xadrez I – Introdução a Tática

Para realizar este curso, é necessário ter conhecimento mínimo sobre o jogo. As aulas vão abordar estratégias diversas de combate e como treiná-las. Por isso, pode ser feito por jogadores(as) de todos os níveis. Ele possui carga horária de 2 horas, com 27 aulas divididas em 3 seções:

  • Introdução;
  • Temas táticos básicos;
  • Onde treinar táticas.

Para se inscrever no curso, basta clicar aqui.

3. Xadrez – Finais básicos (elementares)

Outro curso para iniciantes, mas que também exige conhecimento básico das regras do xadrez. Voltado para o estudo de finais de jogos, o conteúdo abordará notação algébrica, estratégias para empatar em posições perdidas e outras questões táticas do esporte. Ele possui carga horária de 2 horas, com 24 aulas divididas em 6 seções:

  • Introdução; 
  • Finais Elementares: Mates básicos;
  • Finais de Peões;
  • Mate Afogado – Tema tático;
  • Extras;
  • Conclusão.

Para se inscrever no curso, basta clicar aqui.

Inscrição nos cursos

Caso tenha se interessado pelo conteúdo, a inscrição pode ser feita a qualquer momento, basta acessar o(s) curso(s) de interesse e clicar em “Inscreva-se agora”. Para quem já possui conta no site, clique em “fazer login” e informe o e-mail e a senha.

Para quem ainda não possui conta no site, preencha o nome e o e-mail nos campos solicitados, escolha uma senha e clique em “Cadastre-se”. Em seguida, acesse o conteúdo por meio do botão “iniciar curso”. Todas as aulas são expositivas e possuem sugestões de sites para treino.

Udemy e Tr. André Basso

A Udemy é uma plataforma de cursos on-line, fundada pelo turco Eren Bali, com milhares de instrutores(as) especializados(as). Com o objetivo de tornar o conhecimento ainda mais acessível, os conteúdos são diversos e oferecidos em mais de 50 idiomas. O site abriga quase 200 mil cursos e já teve mais de 40 milhões de alunos(as). Para conhecer mais, acesse este link.

Responsável por oferecer as aulas dos cursos de xadrez aqui apresentados, treinador e enxadrista André Basso é um dos especialistas da Udemy e foi certificado pela Confederação Brasileira de Xadrez.

Tendo conquistado centenas de premiações em competições do jogo de tabuleiro, o enxadrista criou um canal no YouTube, o Tr. André Basso, para compartilhar seu conhecimento e ajudar no desempenho e classificação de jogadores(as) on-line. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Pronto(a) para dominar o mundo do xadrez? Compartilhe este texto com sua rede de amizades e inicie o curso juntos(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bom jogo e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo