Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » Tutoria virtual: aprenda mais sobre esse conceito

Tutoria virtual: aprenda mais sobre esse conceito

Olá, leitor!

Você já ouviu falar sobre tutoria virtual? Se faz um curso a distância com toda certeza já conhece ou pelo menos já ouviu falar. A tutoria virtual é famosa no EAD que são os cursos a distância, essa área tem ganhado destaque por causa do fácil acesso às novas tecnologias. Mas além das vantagens de um curso a distância e da facilidade em acessar as tecnologias, essa modalidade também tem destacado a figura do tutor virtual. Se tem interesse em trabalhar nessa área ou quer entender um pouco mais sobre esse conceito, fique por aqui que vamos explicar.

O tutor virtual tem se destacado e está ganhando cada vez mais importância no processo de ensino e aprendizagem do aluno de EAD. A educação a distância não é um conceito novo, ela existe há bastante tempo, mas só agora com o avanço da tecnologia e o fácil acesso da população à internet de qualidade que a educação à distância se destacou. Com isso também apareceram novas profissões e metodologias.

Para uma faculdade EAD oferecer um curso de qualidade é necessário uma grande equipe multidisciplinar como professor formador, professor que monta o conteúdo, professor pesquisador, o coordenador de curso, o tutor presencial, o tutor virtual e outros, cada um desses profissionais tem uma responsabilidade que ajuda a garantir o funcionamento da escola EAD.

O tutor virtual é o profissional que faz a orientação e o acompanhamento das atividades online realizadas pelo aluno. O aluno de educação a distância estuda e tem acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, dependo da instituição de ensino, esse ambiente ganha um nome diferente, mas ele é conhecido geralmente como AVA. Nesse local o aluno pode estudar, corrigir as tarefas e tirar dúvidas. O tutor é o responsável por auxiliar o aluno. O tutor virtual não é o professor, ele apenas ajuda o aluno em alguns aspectos.

Qual o papel do tutor virtual?

computador-e-livros-universitarios

A tutoria virtual tem uma relevância muito grande. O profissional que trabalha nessa função é  responsável por verificar e assegurar que a comunicação entre aluno e professor está acontecendo de forma correta, bem como a comunicação de tutor com aluno. O tutor tem acesso ao aluno e pode ajudá-lo em diversos momentos e em tudo o que ele precisar, para isso o tutor precisa acompanhar o desenvolvimento do aluno. Esse profissional deve ter habilidade e agilidade em responder as dúvidas e dar o retorno no menor tempo possível.

Dessa forma, podemos dizer que o tutor virtual tem um papel de grande relevância na aprendizagem e formação do aluno. O tutor não é um professor, ele é apenas um profissional capaz de ajudar o aluno nas necessidades dele, ele não pode ajudar em dúvidas teóricas ou sobre a matéria, a função dele é dar suporte ao aluno. Mas é claro que não é possível definir uma atuação única de tutoria, isso porque o conceito de tutor virtual difere de uma instituição para outra.

Em algumas faculdades o professor é também tutor e tem outras funções, em outras o tutor é apenas responsável por apoiar o aluno no que ele precisa. Em termos gerais a tutoria virtual é uma facilitadora da interatividade do aluno com o professor e com os demais recursos tecnológicos e midiáticos.

Ao contrário do que muitos pensam, a aprendizagem EAD não é algo solitário, o aluno tem acesso aos professores com grande facilidade, pode conversar com eles e tirar dúvidas. Os alunos também podem interagir entre si e até fazer fóruns, tudo isso acontece com a ajuda do tutor virtual.

A responsabilidade por garantir a interatividade no ambiente virtual de aprendizagem é do tutor virtual, esse acompanhamento depende bastante da interferência humana e é por isso que existe no EAD o tutor virtual.

Se você tinha dúvida sobre a educação a distância ou medo de fazer, pois não sabia se seria bem atendido e teria um bom resultado, agora você já sabe que o tutor virtual vai apoiar e ajudar no que precisar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo