Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Turismo: guia completo de carreira e curso

Turismo: guia completo de carreira e curso

Olá, leitor!

Em um lugar tão bonito como é o Brasil, cheio de belezas naturais, riquezas culturais, há quem se interesse em se tornar um profissional da área de turismo. Se esse é o seu caso, saiba o que precisa fazer para ingressar nessa profissão.

Turismo: guia completo de carreira e curso. O que é um turismólogo, qual sua formação, o que é e onde estudar, como é o mercado de trabalho. Essas são algumas questões que tentaremos responder com esse artigo. Confira!

O que é um Turismólogo?

turismo_curso

Turismólogo é o profissional que conhece, analisa, estuda o turismo em todos os aspectos. Sua profissão foi reconhecida no Brasil pela lei 12591/12 onde define as atividades do Turismólogo de planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições responsáveis pelo turismo.

É ele o responsável por selecionar e classificar os locais adequados conforme suas especificações culturais, históricas, artísticas, de recursos naturais, assim como sua viabilidade econômica ou técnica.

Em empreendimentos de turismo, lazer social, ele é o responsável técnico. Também é ele quem verifica a potencialidade e as deficiências dos municípios, regiões e estados para se implantar atividades turísticas.

Organizar roteiros, desenvolver produtos, analisar estudos socioeconômicos culturais, gerir informações sobre a demanda, marketing e divulgação de produtos turísticos, enfim, ser responsável por projetos, pesquisas, informações e produtos relacionados ao turismo.

Formação

Para  se tornar um Turismólogo deve fazer um curso superior de Turismo. A profissão hoteleiro está associada ao turismo e também requer certificado superior.

Existem instituições que oferecem o curso de Turismo, outras de Hotelaria, algumas oferecem Turismo e Hotelaria juntos e ainda os dois separados. Escolha o ramo que pretende atuar e procure a instituição que ofereça sua modalidade.

O grau de bacharelado e licenciatura dura em média 4 anos, o tecnológico em torno de 2 anos. Existe a oferta do curso à distância e especializações como o ecoturismo.

Esses aspectos devem ser verificados antes de se inscrever no vestibular para seguir a carreira que pretende, observando a grade curricular do curso na instituição escolhida.

Onde fazer?

No Brasil, algumas instituições de ensino superior oferecem o curso de Turismo. Ao procurar não se esqueça de observar se a faculdade é autorizada pelo MEC, para não correr o risco de ter um certificado inválido.

Segue lista de algumas dessas instituições, classificadas em ordem alfabética:

Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Universidade Estácio de Sá

A Estácio oferece em sua lista de cursos:

Para saber qual a localidade dos cursos tem que entrar no site para ver se tem em seu estado.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-MG

Essa Universidade possui a oferta dos cursos de turismo em:

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

  • Turismo – Bacharel/planejamento integrado. Presencial duração de 4 anos.

Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduação:

  • Hotelaria – bacharelado com duração em média de 4 anos;
  • Turismo – bacharelado, 4 anos.

Pós-graduação:

Universidade Federal do Paraná

A Universidade oferece cursos de graduação situados em:

  •  Turismo: Campinas – graduação, bacharelado a ser cursado em 4 anos;
  •  Gestão de Turismo: Matinhos – graduação a ser concluída em 3 anos.

Universidade de Brasília – UNB (Centro de Excelência em turismo)

Verifique se a Universidade que pretende ingressar possui o curso de graduação. Listamos aqui algumas, mas outras universidades e faculdades do país oferecem. Busque informação no site da instituição de sua preferência.

Modalidades

Você viu que os cursos na área de turismo podem ser ofertados tanto como bacharelado, licenciatura e tecnólogo, além de poder ser em graduação ou pós-graduação. Existe ainda a possibilidade de ser feito presencial ou a distância, conforme a instituição.

No bacharelado: o estudante verá uma abordagem mais ampla, menos especialista dos componentes turísticos. Abrange mais áreas complementares: administração, marketing, estatística, geografia, economia.

Além de conhecimentos práticos de turismo: hospedagem, roteiros, transporte, ecoturismo, turismo cultural.

Na licenciatura: existe a formação de futuros professores em turismo para trabalhar em escolas ou lecionarem em cursos de organizações turísticas. Possui praticamente a mesma grade curricular, sendo acrescidas disciplinas de Pedagogia.

O Tecnólogo em turismo entra no mercado de trabalho focado em alguma atividade específica de gestão de turismo. O tecnólogo sai preparado para trabalhar diretamente em hotéis, cruzeiros, agências de turismo e eventos turísticos.

Disciplinas

As principais disciplinas do curso de turismo são:

  • Da área de humanas: geografia, história, língua portuguesa;
  • Da área Exatas: economia, administração de empresas, marketing;
  • Todas relacionadas diretamente ao turismo: turismo e relações interpessoais, Marketing em turismo, Gestão em turismo, Turismo Histórico-cultural, Turismo e Meio Ambiente. Ética e legislação no Turismo entre outras.

O ideal é que se estude uma ou mais línguas, noções de estatística, planejamento estratégico, hospitalidade, entre outras disciplinas que o estudante deverá ter em sua grade curricular.

Mercado de trabalho e carreira

O mercado do turismo é promissor pois é uma área sempre em crescimento. No Brasil ainda está se desenvolvendo apesar de toda beleza natural e da riqueza cultural, principalmente em cidades históricas e de litoral, a profissão ainda tem muito que melhorar em comparação com outros países.

Talvez seja por isso uma boa opção para se investir na carreira – a concorrência entre profissionais formados nessa área ainda é menor em comparação com outras profissões.

Então se você gosta e pensa em trabalhar na área, vale a pena investir nos estudos em uma boa faculdade e traçar seus planos com a orientação especializada.

Nos últimos anos teve uma procura maior ao curso de turismo devido a necessidade de profissionais na área em função dos eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Apesar de todos os esforços foi visível a dificuldade enfrentada pelo país nesse aspecto.

Embora as cidades já conhecidas pelo turismo tenham uma certa prática no assunto, em eventos mundiais, internacionais, não houve a mesma postura, mostrando que ainda tem muito que melhorar.

Lembrando que o profissional do turismo pode trabalhar em várias vertentes, diretamente com os turistas ou na parte administrativa, de gestão, ou mesmo no planejamento de ações para desenvolver o turismo do lugar, seja onde for, é preciso que se invista primeiramente nos estudos e procure melhorar sempre.

Perfil do profissional

O Turismólogo é o profissional preocupado antes de mais nada em mostrar o que sua localidade tem de melhor: sejam as belezas naturais, seja o patrimônio histórico, sejam os costumes e a cultura do seu povo.

Ele tem que passar a melhor imagem para as pessoas que vão visitar o lugar, de onde quer que tenham vindo.

Essa imagem tem que estar relacionada não só à riqueza turística do lugar, mas à riqueza do comportamento do ser humano: a hospitalidade, a ética, a boa educação, a gentileza. A intenção é a de que as pessoas que visitem o lugar se sintam tão bem que queiram voltar mais vezes.

O profissional do turismo tem que estar preocupado em agradar o outro. Identificar os aspectos que precisam melhorar na área do turismo e planejar estratégias para ir em busca dessa melhora.

O turismólogo é um profissional multidisciplinar capaz de observar, estudar e analisar os diversos aspectos relacionados ao turismo, levando em conta as questões econômicas e sociais de sua região. Tem que ser inovador, criativo, pesquisador e proativo.

Outra característica importante: tem que estar ligado aos problemas de ordem mundial, aspectos da natureza humana e do meio ambiente. Tem que ter consciência das normas estabelecidas pelas organizações internacionais, principalmente em relação à ecologia e aos recursos sustentáveis.

Se você possui algumas dessas características, tem vontade de seguir essa carreira, então aproveite essas informações que trouxemos para você e estude muito, para ser um grande profissional da área e melhorar a imagem do turismo brasileiro.

Sendo um profissional dedicado, você poderá melhorar também o retrato do turismo de sua região para todo o país e do Brasil para o resto do mundo.

Então terminamos mais um artigo, procurando lhe ajudar a conhecer mais sobre o curso de turismo e sua carreira. Esperamos que tenha lhe ajudado a decidir por essa profissão ou não. Se é isso mesmo que almeja, siga em frente.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo