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Tudo o que você precisa saber sobre o novo ensino fundamental

Olá, leitor!

O Ensino Fundamental é a segunda fase da educação infantil, sendo a primeira o período de apoio educacional (de 0 a 4 anos de idade) e depois as turmas de alfabetização. O ensino fundamental é um dos momentos mais importantes durante a vida escolar, garantindo o conhecimento básico para o ensino médio e futuramente o superior.

O ensino fundamental gera dúvidas em algumas pessoas, principalmente os já formados que ainda não assimilaram bem como funciona a lei dos nove anos.

Antigamente a fase do fundamental era compreendida em 8 anos de ensino, da 1ª série até a 8ª série. Porém, de uns anos para cá este sistema mudou e pegou muita gente desprevenida.

Agora o ensino fundamental vai do primeiro ao nono ano, e desde que essa mudança foi anunciada, muita gente (principalmente os alunos) começaram a questionar, se eles teriam de ficar um ano a mais na escola.

Da forma como a notícia foi divulgada, era o que realmente dava a entender, e com mais de dez anos da aprovação da lei, e mais de seis anos desde o “prazo final para implementação”, ainda existem pessoas que não estão atualizadas em como isto funciona.

Como funciona o ensino fundamental atual, tudo o que você precisa saber

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Como dissemos, agora o ensino fundamental possui nove anos. Esta nova regulamentação foi aprovada pelo Senado em janeiro de 2006, através do Projeto de Lei n° 144/2005.

A lei estabelece uma duração mínima de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Já em fevereiro de 2006 o Presidente da República sancionou a lei n° 11.274 que regulamenta o Ensino Fundamental de 9 anos. No texto era informado que os estados e municípios tinham até 2010 para implementar as novas mudanças.

À primeira vista, o que dá para entender é que, o ensino médio acrescentará mais um ano em seu currículo, fazendo com que o período da vida escolar dos alunos dure um ano a mais. Mas na realidade, a lei muda algumas coisas que alteram as nomenclaturas das séries.

De forma resumida, o que aconteceu foi que o antigo Pré, período que fazia parte do ensino infantil, passou a ser parte do ensino fundamental e mudou de nome para 1º Ano. Sendo assim, todas as séries seguintes foram avançando. A antiga primeira série virou segunda, a segunda terceira e assim por diante.

Agora o ensino fundamental é organizado em cinco anos iniciais para crianças de 6 a 10 anos, e com quatro anos finais, para adolescentes de 11 a 14 anos. Ou seja, o período que passamos dentro da escola ainda é o mesmo.

O primeiro ano do ensino fundamental ainda mantém a identidade com cunho pedagógico e com o mesmo tipo de instalações.

Segundo as orientações do Ministério da Educação, o processo de entrada no novo fundamental, não poderia ser uma ruptura do processo anterior, que já havia sido finalizado pelas crianças em casa ou na instituição de Educação Infantil.

A ideia era que a transição fosse sutil e uma forma de dar continuidade as suas experiências, para que elas gradativamente, sistematizem os conhecimentos.

Ou seja, o ensino fundamental mudou de forma sutil. Agora é praticado da seguinte maneira:

  • Classe de alfabetização (CA) = 1º ano
  • 1ª série = 2° ano
  • 2ª série = 3° ano
  • 3ª série = 4° ano
  • 4ª série = 5° ano
  • 5ª série = 6° ano
  • 6ª série = 7° ano
  • 7ª série = 8° ano
  • 8ª série = 9° ano

Como é organizado o ensino fundamental

O ensino fundamental é organizado em dois ciclos distintos.

O primeiro ciclo é chamado de “anos iniciais do ensino fundamental” e engloba as classes do 1º ou 5º ano (antigamente 1ª e 4ª série). Este momento é desenvolvido com apenas um professor em sala, responsável por passar toda a matéria necessária para os alunos.

Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.

Já o segundo ciclo, ou os anos finais, é desenvolvido com um trabalho pedagógico, conduzido por uma equipe de professores especializados em diferentes disciplinas. Este período consiste do 6º ao 9º (antiga 5ª a 8ª série), este período também é chamado de primeiro grau ou ginasial (pelos mais velhos).

Nestes anos finais os adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio. Esta é uma das fases mais delicadas do ensino, principalmente nos primeiros anos.

A mudança no formato das aulas, o grande número de professores, a organização de matérias e livros, é uma novidade para os alunos e pode confundir um pouco. Mas nada que um pouco de paciência não ajude.

Além do novo ensino médio (em vigor completo desde 2010), o ensino fundamental tem o objetivo de alfabetizar as crianças o quanto antes. Antigamente a lei previa que os alunos deveriam estar completamente alfabetizados até os 8 anos de idade.

Nas formas atuais se exige como meta que, as crianças ingressem já alfabetizadas no ensino fundamental. Ou seja, com as novas mudanças acredita-se que as crianças serão alfabetizadas até os seis anos de idade.

O MEC, Ministério da Educação, quer garantir que todas as crianças tenham um tempo mais longo com o convívio escolar, tendo assim mais oportunidades de aprender e ter um ensino de qualidade.

Até a próxima!

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