Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Tudo o que você precisa saber sobre educação EaD

Tudo o que você precisa saber sobre educação EaD

Olá, leitores!

A educação a distância, mais conhecida como EaD, é uma modalidade de ensino que usa a tecnologia como intermediária entre alunos e professores. Esse tipo de educação cresceu e hoje há mais de 1 milhão de brasileiros que utilizam o EaD como ferramenta para aprender.

O que é EaD?

Ensino a distância

Fonte: Reprodução

O EaD foi a alternativa de ensino encontrada para levar o conhecimento até pessoas que precisam de flexibilidade nos horários e não têm possibilidade de frequentar cursos presenciais.

No EaD, não existe contato físico entre aluno e professor. Pelo contrário, a relação entre essas partes acontece integralmente por meio de ferramentas online, disponibilizadas pela instituição de ensino em um portal específico para a realização dos estudos e atividades propostas.

Vale ressaltar que, mesmo não havendo contato físico entre professor e aluno, há vários recursos, como redes sociais, e-mails, aplicativos de celular e o próprio sistema do portal de ensino, que permitem que o diálogo aconteça.

O conteúdo das aulas no EaD é igual ao ensinado no curso presencial, mas na modalidade a distância, o aluno pode escolher em qual formato prefere estudar, já que os materiais costumam ser oferecidos utilizando mais de um dos seguintes recursos:

  • e-books;
  • vídeos;
  • games;
  • infográficos;
  • podcasts;
  • quizzes.

Como funciona o EaD?

É importante que você saiba que, assim como nos cursos presenciais, todo curso superior a distância só é aberto depois de ser submetido a uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), que irá autorizar, credenciar e reconhecer a instituição de ensino e o curso, analisando os seguintes requisitos:

  • Qualificação da instituição: a universidade deve apresentar todos os documentos que comprovem sua regularidade jurídica e fiscal.
  • Número e qualidade de seus colaboradores: os professores devem possuir a qualificação adequada para lecionar, garantindo assim a qualidade das aulas.
  • Infraestrutura: o EaD também precisa ter uma infraestrutura adequada para que o professor possa trabalhar e o aluno, estudar tranquilamente. A infraestrutura do ensino a distância pode ser um ponto de apoio ou a própria sede da instituição, para que os alunos possam realizar provas, seminários, encontros presenciais com o professor e aulas práticas (quando previstas no currículo).
  • Projeto pedagógico: número de vagas, grade curricular, atividades presenciais, formas de avaliação e atendimento a alunos com necessidades especiais são alguns dos itens analisados para que o curso possa ser aprovado.

É importante lembrar que esse processo de avaliação é feito apenas em cursos de ensino superior. Cursos livres oferecidos online não são reconhecidos pelo MEC.

Como entrar no EaD?

Para entrar em cursos universitários por EaD, é preciso passar por um processo seletivo que, dependendo da instituição de ensino, pode levar em conta a nota do Enem ou de um vestibular próprio. Já para os cursos livres, não há necessidade de ser submetido a esse tipo de prova, basta que o estudante se inscreva no site da instituição e, se for preciso, pague a taxa de matrícula.

As diferentes modalidades de EaD

Alguns modelos de EaD foram desenvolvidos para se adequar às necessidades de cada estudante, permitindo que ele escolha a opção que mais estiver de acordo com seus objetivos. Confira:

Graduação

Fatores como tempo e dinheiro acabam levando muitas pessoas a desistirem de fazer uma graduação. Assim, o EaD surge como uma alternativa, já que não exige a frequência em sala de aula e, geralmente, tem mensalidades mais enxutas.

Nessa modalidade, o estudante pode estudar nos horários que preferir. Entretanto, é preciso ter disciplina e criar uma rotina, pois, assim como em um curso de graduação presencial, no EaD o aluno também pode ser reprovado.

Cursos de especialização

O curso de especialização ou pós-graduação, destinado para pessoas que desejam aprimorar seu conhecimento sobre determinado assunto, tem sido cada vez mais procurado em sua modalidade online.

Cursos de extensão

O curso de extensão é semelhante ao de especialização, mas se diferencia por não exigir uma graduação completa. Esse tipo de curso é procurado por estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos e, quando ministrado online, é uma alternativa válida para aqueles que não têm tempo de frequentar uma sala de aula.

Cursos livres

Os cursos livres são aqueles disponibilizados por sites, e não por instituições de ensino, e cujo diploma não é reconhecido pelo MEC. Os cursos livres em EaD são válidos para quem precisa conhecer um determinado assunto, mas não tem certeza se essa é a área que deseja seguir.

Aperfeiçoamento

Os cursos de aperfeiçoamento são destinados para pessoas que já atuam no mercado de trabalho e precisam relembrar alguns conceitos que foram esquecidos ao longo dos anos.

Atualização

O curso de atualização é voltado para profissionais que trabalham em áreas que estão em constante mudança, como os setores de saúde e de tecnologia, por exemplo.

Capacitação

O curso de capacitação é semelhante ao curso profissionalizante, permitindo que o aluno assuma uma função específica ou até mesmo cresça na empresa em que trabalha.

Para quem é o EaD?

Se o estudante deseja fazer um curso de graduação por EaD, ele precisa comprovar que concluiu o ensino médio e, para fazer um curso de pós-graduação, deve provar que terminou a graduação.

Salvo essas exceções, não há nenhum tipo de exigência para fazer cursos por EaD. Basta ter vontade de estudar e fazer a matrícula.

Contudo, o aluno de EaD precisa ter conhecimentos básicos sobre internet, para acessar a plataforma de ensino e navegar tranquilamente. Também é importante ter muita disciplina, já que não existe um horário determinado para estudar nem professores para cobrar trabalhos e tarefas o tempo todo.

Vale a pena fazer um curso por EaD?

A resposta para essa pergunta vai depender de cada indivíduo. Geralmente, cursos por EaD são melhor aproveitados por pessoas disciplinadas, que têm mais facilidade para se ater a uma rotina.

Outro fator importante é a escolha da instituição. Quando você for fazer um curso por EaD, pesquise primeiro sobre a instituição que o oferece, verificando se ela é reconhecida pelo MEC, se seus alunos aprovam a metodologia de ensino, se os professores têm boa formação, se a instituição possui polos de apoio na região onde você mora e se dispõe de boa infraestrutura.

Vantagens do EaD

Com o constante avanço da tecnologia, a tendência é que o Ead só cresça. Mas, se você ainda tem dúvidas em relação a essa modalidade de ensino, veja algumas vantagens que poderão te ajudar a optar por um curso a distância:

Flexibilidade de horário

Uma das maiores vantagens do EaD é a flexibilidade de horário, uma vez que o aluno pode estudar nos momentos que preferir. O importante é aproveitar as aulas e se manter disciplinado.

Baixo custo

As instituições de ensino têm poucos gastos para manter cursos por EaD. Por isso, os alunos pagam uma mensalidade menor, sem, contudo, comprometer a qualidade do conteúdo transmitido nas aulas.

Variedade de cursos

Com o aumento da procura por EaD, as instituições de ensino começaram a investir mais nessa modalidade, permitindo que o estudante tenha muitas opções de cursos para escolher.

Mais perto de você

Muitas pessoas moram em regiões que não possuem os cursos universitários que desejam fazer, por isso, elas acabam mudando de cidade ou de estado para estudar. Com cursos em EaD, esses indivíduos não precisam mais sair de casa para fazer uma graduação. É só ter computador, internet e começar a aprender.

Diploma reconhecido

Os cursos de graduação e pós-graduação em EaD devem ser reconhecidos pelo MEC (verifique essa informação antes de se matricular em um curso online), consequentemente, você terá direito ao diploma universitário, essencial para entrar no mercado de trabalho em sua área de formação.

Desenvolvimento de habilidades

Ao optar por um curso em EaD, você pode desenvolver habilidades que antes não eram tão potencializadas, como disciplina, gestão de tempo e capacidade de concentração.

Desvantagens do EaD

O EaD também possui suas desvantagens. Entretanto, não considere essas informações como fatores que irão te desmotivar a começar um curso em EaD, mas sim como conteúdos necessários para ter conhecimento absoluto sobre o assunto.

Falta de contato físico com o professor e colegas de turma

Um dos principais problemas do EaD é a falta de contato com o professor e os colegas de curso, interação  importante para o desenvolvimento social e pessoal, pois é nesse ambiente que aprendemos a trabalhar em grupo e a lidar com os defeitos e qualidades das outras pessoas.

Falta de disciplina

Pessoas que têm mais dificuldade para montar e seguir uma rotina provavelmente não terão o aproveitamento máximo de um curso em EaD, já que disciplina e organização são essenciais para o sucesso dos alunos nessa modalidade de ensino.

Preconceito no mercado de trabalho

Apesar dessa situação estar mudando, muitas empresas ainda resistem em aceitar colaboradores que fizeram cursos por EaD.

Falta de conhecimento do ambiente virtual

Muitas pessoas têm dificuldade de trabalhar e estudar no ambiente virtual, o que pode ser um empecilho e prejudicar o aprendizado de um aluno que estude por EaD.

Ensino a distância e a aceitação no mercado de trabalho

O preconceito com alunos que estudaram por EaD tem diminuído e as empresas estão contratando cada vez mais profissionais que optaram por essa modalidade de ensino.

Dados do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) mostram que, entre os anos de 2009 e 2013, a modalidade a distância cresceu 37,5% no Brasil, já que as empresas têm percebido que pessoas que estudam por EaD tendem a ser mais organizadas e disciplinadas com horários e prazos.

Como escolher um curso por EaD?

O primeiro passo para escolher um curso por EaD é saber se ele é reconhecido pelo MEC. Além disso, faça uma pesquisa sobre a qualidade do curso e da instituição de sua escolha. Pergunte para pessoas que já estudaram por EaD nessa universidade e faça buscas em sites de reclamações e redes sociais.

Também procure saber sobre a qualidade da plataforma de ensino, se ela é didática e de fácil navegação,  já que isso irá interferir na sua programação de estudos e no aproveitamento das aulas. Pesquise os valores dos cursos e, se possível, visite as instalações do polo presencial da instituição. Assim, você se sentirá mais seguro e confiante para começar a estudar a distância.

Agora que você já sabe tudo sobre EaD, use essas informações e procure o curso que melhor se encaixa em seu perfil.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o ensino a distância? Deixe sua pergunta nos comentários!

Bons estudos e até a próxima!

Para saber mais sobre os diferentes tipos de educação, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo