Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Tudo o que você precisa saber e conhecer sobre o Ensino Médio

Tudo o que você precisa saber e conhecer sobre o Ensino Médio

Olá, leitor!

Para muitos adolescentes o Ensino Médio pode trazer grandes desafios, mas na verdade é uma etapa que deve ser bem aproveitada para resumir em grandes oportunidades. O Ensino Médio sofreu algumas mudanças no ano de 2017 e por isso surgem dúvidas. Para ajudar vamos falar tudo o que precisa saber sobre o Ensino Médio.

No geral o adolescente entra no Ensino Médio com 15 anos, completos ou a completar. São três anos na vida do estudante que podem mudar toda a sua vida, são os últimos três anos de escola, claro que a educação continuada d

O Ensino Médio é dividido em três anos, em cada ano o estudante se aprofunda mais em certas matérias. É nessa fase da vida escolar que o aluno começa a aprender mais sobre biologia, química e física. Também vai começar a estudar melhor outras línguas como inglês e espanhol. Além disso, muitos decidem que profissão seguir depois de conhecer um pouco mais sobre essas matérias.

Essa fase é muito importante para um estudante e deve ser bastante aproveitada, estudar muito, fazer amigos, obter conhecimento, escolher uma profissão, entre muitas outras coisas. Como a época da adolescência é bem complicada os alunos também vão lidar com diversos problemas e ter ajuda dos pais e professores é fundamental. Mas vamos entender como funcionava e como vai funcionar o Ensino Médio a partir de agora.

O antigo e o novo Ensino Médio

ensino-medio

Até então os alunos faziam os três anos com todas as matérias, todas eram obrigatórias, apenas educação física e artes não eram. Os alunos também não tinham direito de escolher quais matérias gostariam de aprofundar o conhecimento. Com a reforma do Ensino Médio, o currículo escolar fica mais flexível e atual.

Vale lembrar que o novo modelo depende da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela está em elaboração e será homologada ainda em 2017. É a BNCC que irá nortear os currículos das escolas de ensino médio, ela vai definir as competências e objetivos de aprendizagem nas quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas.

Essa mudança está acontecendo com o objetivo de atrair e manter mais jovens na escola. Nos últimos anos o abandono escolar foi muito grande e por isso surgiu a necessidade de fazer certas alterações. Atualmente, mais de 1 milhão de jovens de 17 anos que deveriam estar no colégio fazendo o último ano do Ensino Médio, estão fora da escola.

A falta de estímulo e o mercado de trabalho são alguns dos motivos que causam essa desistência. Para corrigir essa defasagem o Ensino Médio está mudando, confira agora quais são as principais mudanças!

Conhecendo o novo Ensino Médio

As mudanças são significativas e de grande impacto na vida dos estudantes, tendo como principal objetivo, aumentar o interesse dos alunos. Conheça melhor algumas das alterações que estão sendo feitas:

Carga horária 

Atualmente a carga horária do Ensino Médio é de 800 horas, elas vão subir para 1,4 mil horas. Essa ampliação vai acontecer de forma gradual, mas o objetivo é já incluir nos cinco primeiros anos pelo menos 1.000 horas de aula anuais. As disciplinas obrigatórias da BNCC devem ocupar o máximo de 60% da carga horária total. O restante será preenchido por disciplinas de interesse do aluno.

Ensino técnico

Existem diversas escolas que oferecem curso técnico em parceria com o Ensino Médio. O aluno que opta por esse tipo de formação precisa cursar 2,4 mil horas do ensino médio regular e mais 1,2 mil horas do técnico. Com a mudança que está ocorrendo, o estudante vai poder optar por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do ensino médio regular. Essa é uma grande vantagem para os alunos que poderão até fazer um estágio no tempo livre.

Disciplinas obrigatórias

Mesmo podendo escolher o que vai estudar, algumas disciplinas continuam obrigatórias. O novo Ensino Médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos. A língua inglesa que não é obrigatória vai passar a ser a partir do sexto ano do ensino fundamental, mas no Ensino Médio o aluno pode escolher qual língua estrangeira pretende se aprofundar.

Algumas escolas já estão se adequando às novas regras, mas como já mencionamos, ela ainda não é oficial. Depois da publicação da BNCC, as escolas terão o prazo de um ano para corrigir e fazer as alterações necessárias.

Os desafios do Ensino Médio

Essa fase da vida para o jovem é bastante decisiva e é cheia de desafios. Os alunos entram no Ensino Médio e saem jovens cheios de decisões para tomar. São apenas 3 anos, mas durante esse tempo muita coisa acontece e é possível acompanhar o amadurecimento dos adolescentes.

Algumas responsabilidades começam a surgir e por esse motivo os estudantes ganham maiores responsabilidades. No último ano, a maioria dos alunos podem ficar confusos e não sabem exatamente o que fazer depois de formar. A escolha da profissão pode precisar da ajuda de testes vocacionais, o Enem surge e o fim da vida escolar pode ser um choque.

O CE tem muitos artigos que podem te ajudar, aqui você vai encontrar muitas dicas, principalmente se ainda não sabe que profissão escolher e como estudar para o Enem.

Conte conosco para tirar de letra essa fase decisiva da sua vida, é importante continuar estudando e se especializar sempre. O Ensino Médio é o fim de uma vida escolar que você conhecia, mas o estudo não pode parar, você vai entrar para a faculdade, vai fazer cursos para sobressair em sua profissão, pode fazer uma pós-graduação, mestrado e continuar com o estudo.

Para tirar 10

Agora que já sabe que essa fase tem desafios, mas que podem ser superados e se sair bem, vamos falar sobre o estudo. É importante se dedicar, no final do Ensino Médio muitos estudantes costuma fazer a prova do Enem e por isso precisam estar com a matéria na ponta do lápis. Vamos dar algumas dicas para você estudar e mostrar alguns sites que podem ajudar bastante.

Um bom aluno do Ensino Médio estuda não só na escola, mas também em casa, você deve aproveitar as facilidades que a internet disponibiliza e estudar bastante. Assim vai conseguir se sair bem nas matérias da escola e estará bem mais preparado para os novos desafios que poderá enfrentar.

Um site bem interessante que pode te ajudar a estudar é o Educabras, eles disponibilizam para alunos e professores um programa de estudos completo do Ensino Médio. É um ótimo material de reforço para o aluno que se prepara para o Vestibular e o Enem.

Veja como acessar cada uma das matérias, aproveite para estudar de forma simples. É muito mais fácil ter as matérias que precisa estudar em seu computador.

5 sites e canais para ajudar no Ensino Médio

Separamos alguns sites educacionais e também canais do YouTube bem interessantes, conheça cada um deles e veja quais são mais relevantes para seu estudo.

Me Salva!

É um grande sucesso entre os estudantes, nesse site você vai encontrar videoaulas de matemática, lógica, física, bioquímica, português e outros conteúdos. Muitos estudantes aproveitam o site para estudar, são cerca de 500 mil estudantes já inscritos na plataforma.

YoutubeEdu

Aqui o estudante vai encontrar diversos vídeos de vários canais de educação do YouTube. Para encontrar o que precisa é só buscar por disciplina.

Calcule Mais

Criado pelo tecnólogo de automação industrial e matemático Vandeir Vioti dos Santos. O estudante vai encontrar vídeos, exercícios e até provas de diversos temas, mas todos de matemática. É ótimo para quem tem dificuldade nessa matéria e precisa se dedicar mais.

Unesp Aberta

Uma plataforma da Universidade Estadual Paulista, eles oferecem formação e aperfeiçoamento em diversas áreas como inglês, química, matemática e outros. São cursos que podem ajudar bastante na preparação para o vestibular.

Ensino Médio Digital

Você encontra materiais relacionados ao Ensino Médio, vestibulares e Enem. Existem várias questões, aulas e só para ter uma ideia, a plataforma conta com mais de 80 mil usuários cadastrados. O site é uma ótima forma de avaliar os conhecimentos, fazer testes e simulados.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa sobre o Ensino Médio e vai tirar de letra. Estude, dedique-se e pode ter certeza que vai se sair muito bem. Não esqueça de compartilhar com seus amigos, eles vão gostar de conhecer mais sobre o Ensino Médio.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo