Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Truques para se dar bem em uma entrevista de emprego

Truques para se dar bem em uma entrevista de emprego

Olá,

Durante momentos de grande estresse, pressão e nervosismo, torna-se muito complicado manter a mente focada em desempenhar o melhor papel possível.

Durante entrevistas de emprego, então, essa tarefa parece quase impossível. Para os mais ansiosos, saber que seu futuro profissional depende daquele momento específico em que é imprescindível mostrar suas melhores qualidades para, quem sabe, um futuro chefe, não facilita em nada. Com o preparo correto, é possível melhorar suas chances de conseguir a vaga desejada e causar uma ótima primeira impressão.

5 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

Faça sua lição de casa

Ao se preparar para uma entrevista, é mais que recomendável fazer uma pesquisa prévia sobre a vaga a qual se está concorrendo, além de conhecer a empresa, sua história, sua atuação no mercado e seu perfil, assim é possível compreender melhor o que os entrevistadores estão buscando no candidato.

Faça perguntas

Fazer perguntas ao entrevistador sobre o funcionamento da empresa, a vaga, as oportunidades, entre outras coisas, demonstra interesse do candidato. Mas para isso é necessário seguir o conselho anterior para estar preparado e não fazer perguntas que poderiam ter sido respondidas com uma simples pesquisa. Perguntas como “quanto é o salário?” ou “quanto tempo de férias?”, por exemplo, não são bem muito bem vindas e demonstram interesses do candidato divergentes ao interesses da empresa.

Vista-se de acordo

Ninguém vai à praia de terno ou ao escritório de bermuda e chinelos. Na hora da entrevista, o cuidado em estar vestido de acordo é um verdadeiro trunfo. Investir em roupas nas quais se sinta confortável mas que ainda demonstrem cuidado, atenção e respeito. Roupas limpas, que não pareçam ter sido jogadas em qualquer canto e que condizem com o ambiente de trabalho causam uma boa impressão mas cuidado para não parecer forçado demais, como se estivesse vestido unicamente para impressionar.

Conheça você mesmo

Antes da entrevista, saiba quais são seus objetivos ao procurar um emprego e em quais de suas habilidades você deve investir para poder usá-las. É importante também saber do que você é capaz de acrescentar à empresa caso a vaga seja sua. Na entrevista, saiba deixar tudo isso bem claro para o entrevistador. Não minta. Caso omita ou tente disfarçar informações sobre você, será possível que seja descoberto futuramente ou através de uma rápida pesquisa em suas redes sociais, causando uma situação no mínimo embaraçosa, então procure ser fiel a você mesmo.

Mantenha a calma sempre

Este talvez seja o truque mais difícil e importante. Sem ele, todos os outros correm o risco de perderem o significado durante a entrevista. Cada pessoa possui sua própria técnica para conseguir isso: escutar música, pensar em outras coisas que não sejam a entrevista, controle da respiração ou qualquer outro meio que funcione para expulsar os pensamentos negativos e preocupantes. A calma para responder as perguntas é essencial para dar respostas claras e objetivas, além de demonstrar como são suas reações em situações de estresse. O entrevistador com certeza perceberá se você não estiver se sentindo pronto e isso poderá minar suas chances.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo