Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Truques para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos

Truques para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos

Olá leitores,

Quem é estudante no Brasil sabe das dificuldades que é para se estudar em uma boa unidade de ensino. Infelizmente em um país no qual a educação é elitizada, muitos acabam recorrendo às bolsas de estudos para conseguir ter acesso à educação que deseja.

As bolsas de estudos são muitas vezes a única oportunidade de estudantes ingressarem em boas escolas, ou universidades, e assim construírem um futuro digno de sucesso. Mas diante de tamanha demanda, como conseguir se destacar nos processos seletivos de bolsas e ser notado pela diretoria?

Para quem não sabe, para você conseguir uma bolsa de estudos em qualquer Instituição de Ensino é necessário comprovar seu perfil socioeconômico, em outras palavras, mostrar que você não tem condições de pagar por aquele ensino. A instituição fica encarregada de avaliar os candidatos, e realizarem diversas entrevistas, tanto com a família quanto com o aluno para comprovar os quesitos de avaliação.

Nós selecionamos algumas dicas que farão você aumentar suas chances de conseguir essa tão sonhada bolsa, e consequentemente destacar-se dos demais.

Seja ESTUDIOSO

O primeiro passo para fazer uma Instituição de Ensino te dar uma chance é mostrar que você tem capacidade de estar ali, e ser um dos melhores alunos da escola ou universidade.

Dedique-se aos estudos diariamente e mostre antigos boletins, que comprovem seu rendimento satisfatório. As escolas e universidades “ganham” quando bons alunos pontuam em provas como ENEM, ENAD e por isso bons alunos são sempre bem vindos!

Prepare-se para os PROCESSOS SELETIVOS

Como já dissemos acima, as instituições fazem processos seletivos para qualificar os alunos, então estude para eles.

Monte um plano de estudo com toda a matéria, e estude diariamente tudo que cairá na prova. Se a prova não for aplicada presencialmente, peça para professores te ajudarem com a correção da redação e certas questões.

É importante também, você conversar com quem já conseguiu uma bolsa e já passou por todo esse processo. Dicas, sempre são bem vindas, e se você souber aproveita-las só terá bons resultados.

Seja PACIENTE

Essa dica talvez seja a mais difícil de praticar.

Se a primeira tentativa não deu certo, não desanime! Às vezes, seu nervosismo falou mais alto, ou você não estava preparado para aquela carga de responsabilidade. Tenha calma e recomece, avaliando os pontos que você acertou, e aqueles que devem ser melhorados.

Tudo é VÁLIDO

Filia-se aos grêmios estudantis, e mostre-se para a Instituição. Seja proativo e principalmente, disciplinado.

Conhece aquele aluno exemplar? Então, mostre-se um e faça a Instituição ver que acreditar em você será um acerto por parte dela, afinal você é diferente do demais.

Agora que você já sabe alguns truques que te ajudarão na hora de conseguir um bolsa de estudos, coloque tudo em prática já! Selecione as Instituições que te interessem e veja como funciona cada política de bolsa.

Aproveite o começo do ano para ingressar em uma boa universidade, e dê o primeiro passo do brilhante futuro que te espera.

Bons Estudos.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo