Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Trainee: guia detalhado com tudo que você precisa conhecer

Trainee: guia detalhado com tudo que você precisa conhecer

Olá, leitores!

Seja no início da faculdade ou já com o diploma nas mãos a principal preocupação da maioria dos estudantes é a mesma: capacitação profissional e atuação no mercado de trabalho.

Por ser uma porta de entrada para início da carreira profissional a procura por programas de trainee é grande por estudantes no último semestre ou para os recém formados. A concorrência para garantir uma vaga nestes programas é bem alta, em algumas empresas chega-se a 1.000 candidatos por vaga!1

Será que os estudantes compreendem bem como funciona um programa de trainee e as etapas do processo de seleção realizado pela maioria das empresas que adotam esse modelo de recrutamento e treinamento para atrair novos jovens talentos?

Será que os estudantes sabem a diferença entre os programas de trainee e os programas de estágio?

Para esclarecer essas dúvidas preparamos esse artigo com várias dicas sobre os programas de Trainee.

Sem tempo de ler? Ouça o artigo, basta clicar no player abaixo!

O que é Trainee?

O termo em inglês “trainee” significa “aquele que está em treinamento”. Aqui no Brasil é o termo utilizado para o cargo ocupado por jovens recém-formados e participantes de um programa de treinamento e desenvolvimento de novos líderes de uma empresa.

treinee-programa

Quais são os pré-requisitos para ser Trainee?

Há alguns pré-requisitos exigidos pela grande maioria das empresas que possuem programas de Trainee:

  • Estar cursando o último semestre da graduação ou ter concluído há no máximo 2 anos;
  • Inglês avançado ou fluente;
  • Fluência em outro idioma de acordo com requisitos específicos da empresa;
  • Disponibilidade para mudanças e viagens;
  • Habilidades para liderança.

Espera-se que o candidato à um programa de Trainee possua além destes pré-requisitos básicos um perfil comportamental alinhado com a função pretendida, inteligência emocional, histórico escolar com alto desempenho, atividades extracurriculares e até experiência com voluntariado.

Além dos programas de Trainee tradicionais que priorizam universitários recém formados há uma tendência também para os Programas de Trainee Sênior. Os pré-requisitos para participar de um programa de Trainee Sênior são:

  • Ter concluído a graduação há 3 e no máximo 6 anos;
  • Ter experiência de trabalhos anteriores;
  • Fluência no idioma inglês;
  • Fluência em outro idioma conforme o perfil da empresa;
  • Pós graduação ou estar cursando.

Muitas multinacionais também possuem programas de Trainee em que há o intercâmbio em unidades fora do Brasil. Nestes programas de Trainee Internacional os pré-requisitos são os mesmos que nos programas tradicionais, exigindo-se a fluência do idioma do país e disponibilidade para carreira internacional.

Diferença entre Estágio e programas de Trainee

A expressão Trainee é confundida muitas vezes com os programas de estágios. Em ambos, o recém formado é inserido num programa de treinamento de acordo com a política de desenvolvimento da empresa.

A principal diferença é que o Trainee é contratado pela empresa com carteira de trabalho assinada efetivamente, com todos os deveres e direitos regidos pela CLT. Já o estagiário possui um contrato com a empresa e pode vir ou não a ser efetivado com carteira assinada ao final do programa.

Diferenças legais

O estágio é regulado pela Lei 11.788/2008; os programas de trainee, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como funcionam os programas de Trainee

Os programas de Trainee podem durar por 1 a 3 anos e durante esse período os trainees são preparados para assumirem posições de destaque na empresa e recebem treinamentos específicos para desenvolverem suas funções.

Job Rotation

Os programas de Trainee geralmente proporcionam o job rotation, a atuação do jovem profissional em áreas diferentes para desenvolver a visão sistêmica do negócio da empresa, as relações entre setores, demandas, necessidades, resultados dos processos, interação com fornecedores e clientes.

Após atuar em várias áreas o jovem profissional assume o posto em uma área específica da empresa e continua a desenvolver suas atividades.

Avaliações

Durante todo o programa de treinamento o trainee passa por avaliações e recebe feedbacks de tutores para conquistar outras posições ao final do programa.

Quais são as vantagens de ser um Trainee?

programa-trainee

Há inúmeras vantagens dos programas de trainee em relação aos processos de estágio, confira o que os programas oferecem:

  • Entrada no mercado de trabalho como recém formado;
  • Oportunidade de trabalhar numa empresa que valoriza o desenvolvimento e treinamento;
  • Oportunidade de conhecer diversos setores de um negócio com o Job Rotation realizando durante o programa;
  • Treinamentos para desenvolvimento de habilidades técnicas e também de competências comportamentais;
  • Supervisão e acompanhamento durante o processo com feedbacks;
  • Acompanhamento por um mentor da empresa;
  • Acompanhamento e suporte por um coach executivo;
  • Contato e relacionamento profissional com pessoas chaves dentro da empresa;
  • Oportunidade de promoções e crescimento acelerado;
  • Oportunidade de viagens internacionais;
  • Oportunidade de trabalhar no exterior;
  • Remuneração inicial média de R$ 4 mil.

Como funciona o processo seletivo para Trainee?

Os processos seletivos para os programas de trainee costumam ter de 5 a 7 etapas:

  • Inscrição: avaliação do perfil do candidato com os pré-requisitos mínimos exigidos. Avalia-se o currículo. Os candidatos devem prestar muita atenção aos pré-requisitos antes de efetivar sua inscrição porque eles são eliminatórios;
  • Avaliações on-line: são aplicados testes de inglês e idiomas, testes de português. Algumas empresas aplicam algum teste de perfil comportamental on-line nesta fase;
  • Dinâmicas de grupo: são realizadas dinâmicas para avaliar o perfil comportamental do candidato, sua interação, postura, comunicação. Normalmente há dinâmicas de apresentação, debates, dinâmicas de grupo com exercícios de resoluções de problemas;
  • Prova oral de inglês ou idioma: avaliação da fluência no idioma através de entrevista no idioma inglês ou outro;
  • Painel de negócios: os candidatos recebem uma tarefa para apresentarem um tema ou projeto para solucionar um problema. Nesta fase pode haver a avaliação por altos executivos da empresa e até mesmo diretoria. São desafios comuns nesta fase;
  • Solicitar a criação de blog ou sites com temas específicos;
  • Gravações de vídeos;
  • Interação com jogos virtuais que simulam processos produtivos;
  • Entrevista on-line: são aplicadas via Skype ou outro aplicativo de vídeo conferência , em português e/ou inglês;
  • Entrevista presencial: normalmente a última etapa é uma entrevista individual com um alto executivo ou diretor da empresa.

Dicas extras para aumentar suas chances nos processos seletivos

·         Cuidado com prazos

Fique atento aos prazos de inscrições e ao cronograma de cada fase do processo seletivo. Não deixe para preencher o formulário de inscrição para última hora. Organize um cronograma para cada processo que está participando e anote numa agenda. Se precisar, crie alertas no seu smartphone para te lembrar de datas importantes.

·         Pesquise sobre a empresa

Antes de ir para a etapa de avaliação presencial pesquise muito sobre a empresa. É recomendável que faça isso antes mesmo de se inscrever para avaliar o perfil da função, o programa oferecido e benefícios. Visite o site da empresa, busque informações sobre produtos, serviços e reputação.

·         Cuide de sua aparência pessoal

Pesquise sobre o dresscode adotado pela empresa, dê preferência para roupas mais formais e cuide de sua aparência.

·         Faça uma reflexão sobre sua carreira

Invista em autoconhecimento e reflita sobre objetivos que você tem a médio e longo prazo.  Tenha clareza sobre quais experiências você deseja vivenciar e quais competências você deseja desenvolver ou aprimorar. Com essa clareza você poderá filtrar e escolher melhor em qual ou quais programas de trainee focar seus esforços.

Veja esses outros artigos aqui do Canal do Ensino com mais dicas sobre Trainee:

Se conquistar uma vaga de trainee é seu objetivo, não desista! Vá a luta, seja corajoso, persistente e se prepare para participar do time dos vencedores!

Sucesso!

Até breve com mais dicas!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo