Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Trainee: Como utilizar o programa para alavancar sua carreira

Trainee: Como utilizar o programa para alavancar sua carreira

Olá leitores!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Apesar de o nível educacional ter aumentado nos últimos anos, ainda é difícil encontrar profissionais para determinadas vagas, principalmente aquelas que precisam de conhecimentos específicos.

Por isso, é comum que as empresas invistam em programas de atração e retenção de talentos e de formação profissional, como são os Programas Trainees. Quando bem estruturado, com políticas e regras definidas, o sistema pode garantir um time qualificado de profissionais para o futuro da empresa. Afinal, os jovens, normalmente, têm a expectativa de crescer e colaborar com a companhia.

Mas, por quê fazer trainee? É mais vantajoso do que uma vaga de emprego comum? Segundo especialistas, o programa é uma grande oportunidade para quem está começando a carreira. Isso porque, o processo é composto, geralmente, por etapas de desenvolvimento, treinamentos e capacitações, permitindo que o jovem cresça e aprenda sobre os mais diversos assuntos dentro da companhia.

Em grandes multinacionais, inclusive, o caminho para a liderança pode até ser menor para quem se destaca nos programas de formação. Na Unilever, por exemplo, metade dos executivos de primeiro nível da companhia são ex-trainees. Isso acontece porque o programa é acompanhado de perto pela diretoria, tornando-se uma vitrine de novos talentos.

Para chegar a esse nível, no entanto, é preciso provar a sua capacidade e passar por diversas etapas. O desafio começa na seleção, que é composta, geralmente, por etapa online, fóruns de discussão, muitas entrevistas, apresentações e reuniões com a diretoria.

Por investir muito dinheiro e tempo nos trainees, a empresa exige resultados mais rápidos e melhores. Ou seja, a cobrança é muito maior.

Como se dar bem nos Programas Trainees

programas-trainees

  1. Saiba o que está acontecendo no mercado.Informação é tudo! Se inteire sobre a área e o mercado em que a organização atua; conheça os números, concorrentes, principais ações, produtos e serviços e tudo mais o que acha interessante. Saber como está o mercado a sua volta pode te ajudar a criar soluções criativas e inovadoras quando isso for solicitado;
  2. Invista em uma língua e em cursos. A maioria dos programas de trainee exigem fluência em uma língua que não seja a nativa. No entanto, nem só de inglês ou espanhol vivem as empresas. É preciso investir em cursos que possam te ajudar a alavancar a carreira;
  3. Demonstre vontade.Mostre-se sempre ávido ao conhecimento e a novos desafios. Trainees são conhecidos por sua vontade, necessidade de inovar e facilidade em demonstrar suas ideias;
  4. Compartilhe experiência. Qualquer pessoa possui histórias e experiências que podem ser compartilhadas. Ressalte suas qualidades, conhecimento e capacidade de lidar com erros e pressão;
  5. Tente e erre.Ninguém atingiu o sucesso sem falhar muitas vezes. Não tenha medo de errar e aproveite todas as oportunidades para inovar, criar, pensar e ousar. As empresas gostam disso, mas mais ainda de quem sabe lidar com os problemas e adversidades.

Como se candidatar nos Programas de Trainee?

Muitas pessoas não sabem por onde começar e nem onde fazer trainee. A dica é apostar em multinacionais e grandes empresas. Por ser uma prática bastante comum desse tipo de companhia, os seus programas de formação são reconhecidos por formarem líderes.

Para se candidatar, é preciso acompanhar os sites de recrutamento ou se inscrever em newsletter das empresas com que você mais se identifica. Geralmente, os processos acontecem no começo e no fim do ano, para que as atividades se iniciem sempre em janeiro e julho.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo