Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Trabalho em grupo? Saiba administrar atividades em equipe

Trabalho em grupo? Saiba administrar atividades em equipe

Olá, leitores!

Os caminhos da educação levam os aprendizes à vivencia de muitas experiências sociais. Desde os primeiros dias na escolinha, quando somos crianças, até em campo profissional, o trabalho execultado em grupo é necessário para que se alcance melhores resultados aos objetivos que se almeja.

Trabalhar em grupo é uma maneira de desenvolver habilidades, características e bons níveis de cooperatividade. Em muitos estudos nas áreas de Administração, Sociologia e Psicologia, em especial, trazem contextualizações que defendem que as atividades em equipe são formas de evoluirmos como pensadores, agentes transformadores sociais, líderes e com boa desenvoltura interpessoal.

Para trabalhar em equipe é importante pensar nos objetivos deste grupo, entender as características fortes e fracas dos participantes e, em seguida, iniciar um planejamento com métodos facilitadores que organize as atividades determinadas a cada integrante do grupo. Feito o plano, deve-se estar atento no direcionamento, tempo e recursos necessários para melhor desempenho dos envolvidos. Realizar reuniões com a equipe é um meio efetivo para controlar margem de erros, agregar informações e conhecimento aos processos que devem ser seguidos para melhor finalização do trabalho.

Diferenciais de realizar trabalho em equipe

pessoas-trabalho-em-grupo

  • Delegação de tarefas otimizadas: Uma vantagem de fazer trabalho em grupo é a delegação de atividades conforme a melhor habilidade do indivíduo. A delegação poupa esforços e distribui atividades a serem realizadas por pessoas interessadas e prática em relação a execução de determinadas atividades.
  • Maior interação com os colegas de trabalho: O envolvimento entre colegas será potencializada, haja vista que existem metas a serem alcançadas por todos e por cada um, somado ao objetivo em comum. A comunicação se desenvolve e a óptica do trabalho pode ser melhorada através do convívio significativo.
  • Identificando a liderança: Trabalhar em grupo desperta liderança e, consequentemente, autoestima e senso de produtividade. Isto acelera e valoriza os líderes e, ao mesmo tempo, motiva os demais participantes.

As vantagens de realizar trabalhos em grupo é ampla, porém existem pessoas que não conseguem estar em grupos para dividir um trabalho. Não é que estas pessoas tenham problemas sociais, mas elas sentem que são mais produtivos sozinhos. Também existem outros motivos que faz com que as pessoas prefiram fazer seus trabalhos solitariamente do que se encaixar em um grupo de estudos de trabalho em equipe.

Dentre dificuldades dos estudantes ou profissionais que não preferem trabalho em equipe estão: timidez, baixa autoestima, problemas de personalidade, intrigas ou mal estar no ambiente. Mas, pensando sob uma nova perspectiva, o trabalho realizado em grupo pode significar um alívio para as características citadas. Trabalhar em equipe não necessariamente fará os tímidos se exporem, pois a exposição não é o foco e certamente existirão outros membros dispostos a esta função. A autoestima pode ser reforçada em grupo conforme metas e objetivos alcançadas por todos. O sentido de coletividade pode auxiliar em problemas de personalidade e resoluções de mal-estar nos ambiente onde o trabalho está sendo executado.

Vamos fazer um trabalho em equipe?

Ajude-nos a transmitir conhecimento agregando informações a este conteúdo através de criticas, sugestões e outras contribuições nos comentários.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo