Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Trabalhar em concursos públicos: como ser fiscal de prova?

Trabalhar em concursos públicos: como ser fiscal de prova?

Ser fiscal de concurso vai além de observar os candidatos durante a prova, é preciso ser ético, transparente e, claro, manter o respeito

Olá, pessoal!

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que manifestam interesse em se candidatar para ser fiscal de concursos públicos. Nos últimos meses, inclusive, a demanda tem crescido, já que o desemprego no Brasil tem atingido níveis recordes.

Mas, ao contrário do que se imagina, ser fiscal de prova não é tão simples. A função requer muito cuidado e atenção, já que ele é responsável por garantir que, o atendimento aos candidatos seja rápido, ético, transparente e, claro, seguro. Além disso, eles são os primeiros a chegar no local de prova e os últimos a irem embora, o que pode tornar o dia cansativo e desgastante.

A remuneração varia de acordo com a instituição responsável pela aplicação da prova. Entre as principais organizadoras brasileiras, destacam-se Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), Fundação Cesgranrio, Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).

Para se candidatar a função, também é preciso entrar em contato com o órgão organizador. Isso porque, enquanto alguns permitem o cadastro no próprio site, outros tem um sistema especifico para a seleção de fiscais e um banco de dados próprio com uma lista de candidatos.

Em geral, em concursos maiores, são convocados até três tipos de fiscais: o aplicador de prova, que evita as fraudes durante o exame; o auxiliar, que é responsável pela ata de presença; e, por fim, o fiscal de apoio, que ajuda os funcionários das bancas organizadoras, investiga os corredores e banheiros dos locais de prova.

Fiscal deve conhecer a organização do concurso

icones-de-seguranca

Cada organizadora, assim como em qualquer empresa, possui regras e sistemas de aplicação de prova diferentes entre si. O ideal é que o interessado busque informações para saber qual é a que mais se encaixa em seu perfil, a fim de evitar problemas posteriores de conduta ética.

Afinal, ser fiscal de prova é muito mais do que garantir uma renda extra, é um emprego. Por isso, além do comprometimento e respeito esperado, há um treinamento para eliminar todas as dúvidas dos fiscais de concursos.

Pré-requisitos

Em geral, a organizadora mantém uma base de dados que conta com diversos profissionais cadastrados. A contratação, no entanto, normalmente é efetuada por meio de uma indicação pessoal. Dessa forma, não basta se cadastrar no site para garantir o direito de trabalhar em determinadas provas.

Além disso, a fim de manter um controle e garantir maior transparência, ética e organização, alguns requisitos são necessários para se tornar fiscal:

  • Ser maior de idade;
  • Ter CPF e PIS (PASEP ou NIT);
  • Ter uma conta corrente bancária em seu nome;
  • Ter um endereço de e-mail pessoal.

>> DESCUBRA como jovem de apenas 22 anos, conseguiu ser aprovado e NOMEADO em 10 Concursos Federais.

E você, já pensou em se candidatar ao cargo?

Até a próxima!

comentários (29)

  • vania telles da silva

    Sou professora da rede publica, estadual e gostaria de ser uma colaboradora …como proceder..

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Vania. Tudo bem?
      Conforme informado no artigo, para trabalhar em concursos públicos, é preciso entrar em contato com o órgão organizador.
      Veja quais são os instituições de sua cidade ou local e entre em contato.
      Um forte abraço,
      Canal do Ensino.

      Responder
  • neura molina

    Bom dia gostaria de trabalhar com vocês sou técnica em segurança do trabalho, já trabalhei como fiscal de provas em concursos públicos.

    Por favor onde me inscrever.

    Aguardo resposta o mais rapado possível.

    Grata.

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Neura. Tudo bem?
      O Canal do Ensino oferece dicas de onde os leitores podem encontrar cursos e materiais de estudos gratuitos ou com preços acessíveis. Porém, não trabalha com exames, tampouco ministra aulas.
      Nesse artigo, por exemplo, indicamos quais instituições dispõem do serviço de fiscal de provas. Os links estão disponíveis no texto, confira.
      Boa sorte!
      Canal do Ensino.

      Responder
  • Maria Luisa Maximo Prado

    Boa Noite| ,Gostaria muito de trabalhar com vocês,sou professora aposentada e tenho experiencia experiencia como fiscal, mesàrio ,tenho horario disponivel.

    Responder
  • Simone

    Bom dia, gostaria de trabalhar como fiscal de sala em vestibulares, concursos, provas do Enem,,,,, por favor onde me inscerever?

    Aguardo resposta o mais rápido possível

    Grata!!

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Simone.
      Boa tarde.

      Entre em contato com as empresas/órgãos responsáveis pela aplicação das provas. Como mencionamos no texto, há o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), Fundação Cesgranrio, Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).

      Algumas instituições permitem o cadastro no próprio site, outras dispõem de um sistema específico para a seleção de fiscais e um banco de dados próprio com uma lista de candidatos.

      Boa sorte!

      Um forte abraço,
      Canal do Ensino.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo