Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Tour virtual gratuito explora o Parque do Jaraguá

Tour virtual gratuito explora o Parque do Jaraguá

Olá, leitor(a)!  

Ver uma linda paisagem, desejar conhecê-la e então planejar o passeio, preparar a mochila com o lanche e a água e partir para uma grande aventura. Antes, no entanto, enfrentar o trânsito de São Paulo. É, talvez essa parte desanime os(as) aventureiros(as) de plantão, mas não criemos pânico, temos uma solução.  

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturístico (GeoHerotditas) da Universidade de São Paulo (USP) preparou um tour virtual gratuito que explora o Parque Estadual do Jaraguá (PEJ). A ideia é possibilitar uma experiência parecida com uma visita guiada presencial, trazendo muitas informações e histórias sobre esse incrível patrimônio natural.  

Passeio virtual no Parque do Jaraguá 

O Parque Estadual do Jaraguá é um dos últimos lugares de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Tratando-se essencialmente de uma unidade de conservação, o espaço não só viabiliza a existência de componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (temperatura, solo, etc.), como também a realização de estudos, práticas educativas e passeios turísticos.   

Pensando nisso, os(as) pesquisadores(as) Carlos Eduardo Manjon Mazoca, Gustavo Scuracchio Rossi, Ligia Maria de Almeida Leite Ribeiro e Maria da Glória Motta Garcia organizaram materiais que tornam tudo isso acessível para qualquer pessoa que possua internet. São duas incursões gratuitas imperdíveis, veja:  

Tour virtual gratuito explora o Parque do Jaraguá

Fonte: Reprodução

Tour virtual 

Esse tour oferece uma proposta de visita imersiva, em que é possível conhecer o Parque partindo do Pico do Jaraguá e com imagens panorâmicas 360°. Na interface, o(a) visitante passa por seis pontos principais do PEJ, divididos em: norte, nordeste, leste 1, leste 2, leste 3 e oeste.  

Durante o trajeto, o(a) usuário pode clicar nas sinalizações em vermelho para obter informações e fotografias sobre as áreas, estruturas abióticas e muitos outros elementos. O mais legal é que, caso o(a) navegante possua recursos em casa, o percurso pode ser feito em realidade 3D.  

Para iniciar o tour, clique aqui.  

Geotour 

Para quem pretende estudar para o vestibular ou gosta de aprofundar os conhecimentos sobre o lugar que está desbravando, esse é o passeio ideal. A partir de textos, fotografias e outros recursos multimídia, o Geotour trabalha conceitos da geociência para apresentar o espaço físico do Parque e explicar a importância de conservá-lo.  

Além disso, conta com detalhes sobre os processos que envolveram, por exemplo, a formação rochosa e a exploração de ouro no território. Também mostra um pouco sobre as aldeias indígenas presentes nos arredores do PEJ, como as da etnia Guanari e as da Guarani Ñandeva.  

Para iniciar o Geotour, clique aqui.  

Parque do Jaraguá 

O Parque Estadual do Jaraguá, enquanto espaço de preservação do patrimônio natural de São Paulo, foi criado em 1961. Apesar de o Pico do Jaraguá ser o maior responsável pelo encantamento de moradores(as) e turistas, muitos outros trajetos do Parque propiciam belíssimas paisagens.  

Além dos mirantes, o espaço é composto por três trilhas classificadas por níveis de dificuldade (de baixa à moderada): Bica, Pai Zé e Silêncio. No século XVI, o território não só foi palco de exploração de ouro como ponto de partida de bandeirantes em suas expedições rumo ao sertão do país.  

Por abrigar riquíssima biodiversidade, remanescente da Mata Atlântica, a região exigiu vários esforços em prol de sua conservação e faz parte do Cinturão Verde da cidade. Com isso, tornou-se um dos principais cartões postais de São Paulo e um espaço público voltado para o lazer e para a educação ambiental.   

GeoHereditas 

O GeoHereditas pertence ao Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) e tem como missão promover ações e atividades voltadas para a conservação da natureza. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos de pesquisa, cursos preparatórios para profissionais e pesquisadores(as) da área, divulgação de conteúdos sobre o tema e diversos trabalhos e parcerias com universidades estrangeiras. Para mais informações, clique aqui.  

E aí, preparado(a) para descobrir as belezas desse lugar e de quebra aprender um monte de coisas sobre sua estrutura e conservação? Lembre-se de compartilhar nosso artigo com os(as) amigos(as), de repente eles(as) decidem acompanhá-lo(a) nesse rolê!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom passeio e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo