Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Top 500 melhores universidades do mundo de acordo com o ranking de Xangai

Top 500 melhores universidades do mundo de acordo com o ranking de Xangai

Oi leitores!

Todo mundo quer estudar em boas universidades e sempre que se fala nas melhores do mundo, sempre pensamos em alguma instituição estrangeira. Só que não precisa ir tão longe. A oportunidade pode estar mais perto do que muitos imaginam. De acordo com o ranking de Xangai (ARWU, sigla para Academic Ranking of World Universities), o Brasil tem 6 universidades entre as 500 melhores do mundo!

A mais bem colocada é a USP (Universidade de São Paulo) que ficou entre as posições 100 e 150 e também é a única da América Latina entre as 150 melhores.

As outras instituições de ensino superior do Brasil no ‘Top 500 de Xangai’ são a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), todas na faixa entre as posições 301ª e 400ª. Já a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ficou entre 401ª e 500ª.

No Top 10 do ranking, o domínio é totalmente norte-americano: são nada menos que 8 universidades dos EUA nessa lista. As outras duas são da Grã-Bretanha. Confira:

1. Universidade Harvard (EUA)

2. Universidade Stanford (EUA)

3. Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT (EUA)

4. Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA)

5. Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)

6. Universidade de Princeton (EUA)

7. Instituto Tecnológico da Califórnia – Caltech (EUA)

8. Universidade Columbia (EUA)

9. Universidade de Chicago (EUA)

9. Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Na Europa continental, a melhor colocada na lista é a ETH de Zurique (19ª posição) e na Ásia, o destaque é a Universidade de Tóquio (21 lugar).

O índice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jiao Tong, na China. A cada ano são avaliadas 1.200 instituições de ensino superior de todo o mundo, mas a lista inclui apenas as 500 melhores.

Confira aqui a lista completa das Tops 500 melhores universidades do mundo.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo