Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Tipos de cursos extras para estudantes de turismo

Tipos de cursos extras para estudantes de turismo

Olá, leitores!

Muito mais do que os quatro anos previstos pelo Ministério da Educação, os estudantes de turismo devem preparar-se para encarar outros cursos durante e após a faculdade, isso porque, além de se especializar no tema, é preciso que eles se mantenham atualizados em um mercado que está em contante mudança e evolução.

Atualmente, no Brasil o bacharelado em Turismo é voltado à administração de hotéis, agências de viagens e outros negócios relacionados à viagens e eventos. Além disso, o profissional sai da faculdade com capacidade para resolver trâmites em relação a roteiros de viagem, preços de passagens e organização de promoções e materiais de divulgação. No entanto, apenas isso não é suficiente para se manter em um mercado tão instável.

Apesar do lucro e do aumento na procura por viagens nos últimos anos, esse setor da economia é um dos mais frágeis, justamente pelo fato de ser influenciado pela questão monetária. Afinal, em época de crise, o primeiro corte sempre acontece em gastos superficiais, ou seja, no lazer, nas compras e, também, nas viagens.

Para manter os clientes e garantir benefícios para ambos os lados, é preciso que o profissional esteja bem preparado e mostre o seu diferencial aos clientes, assim como aos concorrentes. Neste contexto, uma das melhores opções é apostar em cursos extracurriculares para adquirir novos conhecimentos. Abaixo, selecionamos exemplos e opções que podem garantir a fidelização dos consumidores. Confira:

elementos-turisticos-no-mundo

  • Idiomas. O profissional da área de turismo terá que se relacionar com os mais variados tipos de público, inclusive estrangeiros. Dessa forma, o ideal é que ele consiga e saiba falar mais de um idioma, preferencialmente o inglês e o espanhol. Além disso, um grande diferencial do mercado é a prática de línguas como Mandarim e Alemão, que tem sido muito utilizados nas abordagens de negócios;
  • Eventos. Na faculdade o estudante aprende um pouco sobre eventos, no entanto, com o Brasil na rota dos shows internacionais, eventos esportivos e, claro, de negócios, é preciso saber como preparar reuniões de grande porte – recepção, staff, organização de som, produção e imagem, entre outros;
  • Marketing. O grande diferencial das grandes operadoras de turismo são os preços mais acessíveis e as promoções quase sempre imbatíveis. O nome disso é estratégia de marketing e, para fidelizar os clientes, é preciso investir em cursos desse tipo. Ao saber como definir um plano de ação e, principalmente, como mesclar a oferta, o preço e a demanda, o sucesso é garantido;
  • Sustentabilidade e natureza. Atualmente, há uma grande preocupação com o meio ambiente e o mercado tem apostado alto no turismo na natureza. No entanto, para investir nessa modalidade é preciso ter conhecimento para que o efeito não seja inverso, já que além de diminuir o impacto ambiental, é preciso respeitar legislações;
  • Atendimento ao cliente. O concierge é um diferencial no atendimento ao cliente, já que garante um tratamento diferenciado e personalizado. A especialização no tema pode colocar o profissional, o hotel ou a agência a frente da concorrência.

É possível encontrar esses e outros cursos em Universidades, sites e em outras Instituições Educacionais, como o Senac. A organização, aliás, é referência em turismo no Brasil e conta com diversos centros de pesquisa e estudo voltados ao tema.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo