Tipos de cursos extras para estudantes de turismo
Olá, leitores!
Muito mais do que os quatro anos previstos pelo Ministério da Educação, os estudantes de turismo devem preparar-se para encarar outros cursos durante e após a faculdade, isso porque, além de se especializar no tema, é preciso que eles se mantenham atualizados em um mercado que está em contante mudança e evolução.
Atualmente, no Brasil o bacharelado em Turismo é voltado à  administração de hotéis, agências de viagens e outros negócios relacionados à  viagens e eventos. Além disso, o profissional sai da faculdade com capacidade para resolver trâmites em relação a roteiros de viagem, preços de passagens e organização de promoções e materiais de divulgação. No entanto, apenas isso não é suficiente para se manter em um mercado tão instável.
Apesar do lucro e do aumento na procura por viagens nos últimos anos, esse setor da economia é um dos mais frágeis, justamente pelo fato de ser influenciado pela questão monetária. Afinal, em época de crise, o primeiro corte sempre acontece em gastos superficiais, ou seja, no lazer, nas compras e, também, nas viagens.
Para manter os clientes e garantir benefÃcios para ambos os lados, é preciso que o profissional esteja bem preparado e mostre o seu diferencial aos clientes, assim como aos concorrentes. Neste contexto, uma das melhores opções é apostar em cursos extracurriculares para adquirir novos conhecimentos. Abaixo, selecionamos exemplos e opções que podem garantir a fidelização dos consumidores. Confira:
- Idiomas. O profissional da área de turismo terá que se relacionar com os mais variados tipos de público, inclusive estrangeiros. Dessa forma, o ideal é que ele consiga e saiba falar mais de um idioma, preferencialmente o inglês e o espanhol. Além disso, um grande diferencial do mercado é a prática de lÃnguas como Mandarim e Alemão, que tem sido muito utilizados nas abordagens de negócios;
- Eventos. Na faculdade o estudante aprende um pouco sobre eventos, no entanto, com o Brasil na rota dos shows internacionais, eventos esportivos e, claro, de negócios, é preciso saber como preparar reuniões de grande porte – recepção, staff, organização de som, produção e imagem, entre outros;
- Marketing. O grande diferencial das grandes operadoras de turismo são os preços mais acessÃveis e as promoções quase sempre imbatÃveis. O nome disso é estratégia de marketing e, para fidelizar os clientes, é preciso investir em cursos desse tipo. Ao saber como definir um plano de ação e, principalmente, como mesclar a oferta, o preço e a demanda, o sucesso é garantido;
- Sustentabilidade e natureza. Atualmente, há uma grande preocupação com o meio ambiente e o mercado tem apostado alto no turismo na natureza. No entanto, para investir nessa modalidade é preciso ter conhecimento para que o efeito não seja inverso, já que além de diminuir o impacto ambiental, é preciso respeitar legislações;
- Atendimento ao cliente. O concierge é um diferencial no atendimento ao cliente, já que garante um tratamento diferenciado e personalizado. A especialização no tema pode colocar o profissional, o hotel ou a agência a frente da concorrência.
É possÃvel encontrar esses e outros cursos em Universidades, sites e em outras Instituições Educacionais, como o Senac. A organização, aliás, é referência em turismo no Brasil e conta com diversos centros de pesquisa e estudo voltados ao tema.
Até logo!