Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece visitas e exposições on-line gratuitas

Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece visitas e exposições on-line gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Ipanema e Lapa são alguns dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Presentes em marcantes poemas, romances e canções populares, esses lugares atraem os olhares para a cidade maravilhosa.  

Integrando esse time de atrações da capital carioca, encontra-se também o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ). Com a proposta de ampliar ainda mais seu público, e em decorrência da pandemia de Covid-19, ele está disponibilizando visitas e exposições on-line gratuitas.  

Visitas e exposições on-line

A necessidade de isolamento social fez com que muitos espaços artísticos e culturais fechassem suas portas para visitação. Nesse sentido, eles se viram obrigados a estreitar ainda mais a relação com o ambiente digital e a colocar em prática novas dinâmicas com seus(suas) espectadores(as).  

Por essa razão, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro estruturou — a partir das plataformas Google Arts & Culture, YouTube e Matterport — visitas e exposições on-line, que estão disponíveis desde o início da pandemia, em 2020. Conheça mais sobre algumas delas: 

Theatro Municipal do RJ: visitas e exposições on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

Tour virtual guiado 

Inspirado no modelo de visita presencial, que recebia em média 600 pessoas por semana, o passeio virtual é realizado pela mediadora Diana Fagundes  que compõe o setor educativo do Theatro. O trajeto inicia pelo Salão Assyrio, passa pela sala de espetáculos, hall de entrada, Balcão Nobre e encerra em um dos acessos à Avenida Rio Branco. A visita dura cerca de 9 minutos e está disponível no YouTube. Para acessar, clique aqui.  

Visita virtual 3D 

Complementando o passeio anterior, a visita virtual 3D usa a tecnologia da Matterport e tem como proposta possibilitar ao público uma experiência mais próxima da realidade. O percurso, que contou com registros cedidos pelo Acervo Caroline Lorraine (especializado em arte, cultura e arquitetura), é feito de maneira autônoma, sendo possível visualizar com detalhes todas as dependências do Theatro. Para acessar, clique aqui.   

Acervo histórico 

Parte das 6 exposições disponíveis na plataforma Google Arts & Culture, esta apresenta a história e composição do Centro de Documentação do Theatro Municipal, que engloba o acervo documental e o museológico. Além de dados históricos, é possível conferir fotografias de algumas das peças e de documentos armazenados nos acervos. Para realizar a visita completa, acesse aqui.  

“O Lago dos Cisnes” no Theatro Municipal 

Em uma narrativa que inicia contando a origem do Lago dos Cisnes, uma das mais relevantes obras de balé do mundo, esta exposição aborda todas as versões e profissionais envolvidos(as) nas apresentações dessa atração realizadas no palco do TMRJ. A mostra conta com fotografias de figurinos, artistas, maestros e muito mais. Para realizar a visita completa, acesse aqui.  

A joia vista por dentro 

Nessa exposição, conforme o próprio nome insinua, acompanhamos os pormenores da composição estética do Theatro — uma das maiores preciosidades da casa de espetáculos. Com apoio de fotografias e textos, é possível conhecer a origem e o processo criativo de esculturas, pinturas, vitrais, decorações e muitos outros itens presentes no edifício. Para realizar a visita completa, acesse aqui.  

Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

Em funcionamento desde 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comporta quase 2300 espectadores(as). Dono de uma extraordinária beleza arquitetônica, inspirada na Ópera de Paris, é considerado uma das mais importantes casas de espetáculos da América do Sul.  

Tendo recebido, inicialmente, atrações da Itália e da França em seu palco, foi apenas na década de 1930 que passou a contar com suas próprias companhias artísticas de Orquestra Sinfônica, Coro e Ballet.  

Além dos corpos artísticos, o TMRJ possui um setor educativo bastante engajado em ampliar o acesso à cultura. Para isso, busca promover cada vez mais canais de diálogo entre o Theatro e o público, por meio de visitas guiadas, projetos e redes sociais. Para saber mais, acesse aqui.  

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite o passeio virtual e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo