Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Theatro Municipal de São Paulo oferece visita on-line gratuita

Theatro Municipal de São Paulo oferece visita on-line gratuita

Olá, leitor(a)! 

Em 12 de setembro de 1911, foi inaugurado o Theatro Municipal de São Paulo, com quase 2 mil e 400m² e localizado no centro da capital paulista, na Praça Ramos de Azevedo. Em 2021, o Theatro completou 110 anos de existência e, com isso, foi lançada uma visita on-line e gratuita pelo espaço cultural. 

A pandemia de Covid-19 instituiu a suspensão das atividades presenciais no local, obrigando a inovação a entrar em cena para homenagear essa data tão simbólica. O espaço, palco de tantos eventos memoráveis ao longo de sua história, agora pode ser visitado a qualquer momento por pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Theatro Municipal oferece visita on-line gratuita

Fonte: Reprodução

História e legado do Theatro Municipal de São Paulo

A construção do Theatro teve início em 1903 e foi concluída 8 anos depois, mesmo com as dificuldades financeiras e políticas do período. Com uma arquitetura influenciada pela Belle Époque (1889 – 1925), o teatro foi inspirado na Ópera de Paris, seguindo a composição de sua estrutura com vitrais, colunas neoclássicas, mosaicos e obras de arte.

Em 110 anos de história, o espaço já recebeu diversos eventos artísticos importantes, como a Semana de Arte Moderna de 1922. Além dos eventos, também recebeu a presença de diversas personalidades influentes do mundo artístico, como Maria Callas, Renata Tebaldi, Eliane Coelho, Bidu Sayão, Arturo Toscanini, Heitor Villa-Lobos entre outras.

O Theatro Municipal passou por 3 reformas desde sua inauguração. A mais importante foi a 1ª, em 1950, em que a sala de espetáculos e a caixa cênica foram ampliadas para modernizar ainda mais o espaço, como foi prometido durante a inauguração. Ele também passou a contar com a presença da Praça das Artes (uma extensão das suas atividades).

Entretanto, o momento mais significativo desses 110 anos ocorreu em 1981, quando o espaço cultural foi tombado como patrimônio histórico da cidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico (Condephat). Isso reafirma a importância do Theatropreservar o legado artístico presente nele e contribuir para a divulgação de materiais artísticos culturais para a população, a fim de construir uma memória coletiva.

Atualmente, o teatro é formado por 9 organizações: Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano, Escolas de Dança e de Música de São Paulo e Museu do Teatro.

Visita on-line e gratuita

A visita virtual é a sua chance de conhecer a estrutura do Theatro Municipal de São Paulo e da Praça das Artestudo de graça e sem sair de casa. Ela conta com a narração da atriz brasileira Marisa Orth e o(a) visitante vai passar por diversos lugares, desde a sala de espetáculos até a cúpula (fechada para o público durante as atividades presenciais). 

O teatro disponibilizou duas formas de realizar o tour: livre e interativa. Na livre, você é o seu próprio guia, ou seja, pode transitar livremente pelos locais disponibilizados. Já na interativa, você segue um caminho pré-estabelecido, em que é necessário responder a um quiz para avançar de sala. 

Não se assuste, você pode tentar até acertar a resposta. Para escolher qual formato deseja realizar o tour, clique neste link. 

Conteúdos extras

Se você se interessou pela história do teatro e quer saber mais sobre as obras, espaços e mostras artísticas presentes nele, acompanhe o podcast e se inscreva no canal do YouTube do Theatro Municipal de São Paulo. 

 Acesse também o site do Theatro para saber os próximos eventos clicando neste link. 

São 110 anos de existência, história é o que não falta, né? Comente aqui qual das salas você mais gostou de visitar! 

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o tour e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo