Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Teste vocacional profissional: como funciona e qual sua importância?

Teste vocacional profissional: como funciona e qual sua importância?

Olá, leitores

O teste vocacional profissional é uma importante ferramenta na hora de decidir qual área devemos seguir com a carreira profissional. Este tipo de teste deve ser feito com o devido acompanhamento de um psicólogo e um conselheiro.

Este tipo de teste deve servir como um ponto de norteamento para que está tentando buscar uma área de aptidão e uma direção sobre a carreira que deveria seguir. Conheça mais sobre este teste e saiba a sua importância.

Qual a importância do teste vocacional profissional?

Os testes vocacionais são uma excelente maneira para ajudar a diminuir a confusão que muitos alunos que estão saindo do ensino médio estão vivendo.

Assim que terminamos a vida escolar básica, nos deparamos com a difícil escolha de ter que escolher uma faculdade, um vestibular ou então um curso técnico. Porém, com apenas 17 anos não sabemos muito sobre o mercado de trabalho ou sobre nós mesmos. Como tomar uma decisão tão impactante com tão pouca experiência?

É neste ponto que os testes vocacionais profissionais entram para dar uma luz para quem está com estas dúvidas.

O teste vocacional pode direcionar a pessoa para uma área de atuação. A ideia é que ao fazer um teste vocacional a pessoa consiga identificar quais são as áreas de interesse e quais as matérias/profissões a pessoa tem mais aptidão.

Os resultados podem nortear a pessoa para uma escolha mais fácil, filtrando resultados e possíveis escolhas. Este tipo de teste leva em consideração muitos fatores, incluindo objetivos profissionais e realizações pessoais.

Como um teste vocacional funciona?

teste-vocacional-facul

Qualquer teste psicológico que está de acordo com o Conselho Federal de Psicologia é importante dentre seus méritos e áreas analisadas. Mas este tipo de teste deve ser feito sempre em conjunto com outros testes.

Por exemplo, os testes vocacionais devem ser sempre acompanhados de entrevistas psicológicas, avaliações e orientação profissional. Todos estes passos são importantes para alcançar um resultado altamente satisfatório e que terá importância

Segundo profissionais da área de psicologia, o teste vocacional sozinho não é totalmente efetivo e pode até mesmo não ser nada além de um passa tempo. Os testes vocacionais precisam de um acompanhamento adequado para que o estudante saiba não só como o teste deve ser feito, mas também o que o seu resultado significa.

O teste vocacional tem como o principal objetivo identificar características de personalidade de uma pessoa, este não é um procedimento simples que pode ser feito com alguns quizzes.

Isto nos leva a questão dos testes pela internet. Estes testes podem ser úteis caso a pessoa já tenha uma noção de seus gostos e características pessoais, mas ainda assim não devem ser usados como única fonte de orientação.

Portanto a escolha mais segura é sempre contar com a ajuda de um profissional.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Qual a idade certa para fazer o teste Vocacional?

Não existe idade para fazer um teste vocacional, claro que eles não são indicados para crianças. Geralmente este tipo de teste é melhor aproveitado por adolescentes que estão passando pelo ensino médio.

O teste também pode ser utilizado para adultos que possam estar procurando crescimento na carreira ou simplesmente mudar de profissão.

Como o resultado do teste vocacional profissional deve ser interpretado?

O resultado do teste vocacional deve ser interpretado com a ajuda de um conselheiro ou profissional de psicologia. Isto acontece porque o resultado deve sempre refletir a realidade do participante.

Suponhamos que o resultado aponte aptidão para um curso que não existe perto de onde a pessoa vive. Por exemplo: O resultado deu Oceanografia, mas a pessoa mora longe de qualquer litoral e não tem como estudar fora.

Apenas com este resultado a pessoa não tem uma direção exata. Ela fica apenas com as possibilidades de se mudar para um local mais próximo do curso desejado ou escolher outra área de atuação.

Porém, em uma situação com aconselhamento correto o profissional poderia falar sobre o curso de Biologia com foco na área de biologia marítima. Este é um curso que está bem próximo da aptidão do participante. Ou seja, o participante tem agora uma opção mais viável indicada pelo profissional.

O grande agente de mediação aqui deve ser o aplicador do teste. Por isso é importante ter alguém de confiança nesta posição.

No fim das contas o que é realmente importante é descobrir qual a área que você tem mais gosto.

A grande maioria dos guias indicará a mesma solução para quem busca uma carreira: fazer o que gosta e seguir o coração.

Não adianta ir atrás de algo que não vai trazer um sentimento de plenitude. Portanto o primeiro passo é analisar o que trará felicidade para você e qual profissão vai te fazer se sentir completo.

O teste vocacional é uma excelente maneira de descobrir isso, principalmente quando feito com o auxilio de um profissional para te aconselhar da melhor forma.

Gostaram destas dicas leitores? Como está a busca para encontrar a profissão certa?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo