Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Teste vocacional: como escolher a sua carreira

Teste vocacional: como escolher a sua carreira

Olá,

O teste vocacional ajuda a escolher uma carreira, isso não é uma tarefa fácil e não pense que o teste vai escolher por você, mas é ele vai te ajudar e direcionar.

É importante saber que o teste vai ajudar em algumas questões, se você está completamente perdido e não sabe o que fazer, escolher uma carreira vai ficar mais fácil se você fizer o teste vocacional. A função do teste é direcionar para a área que você mais se encaixa e tem um perfil interessante, mas nem sempre vai ajudar quando você está em dúvida em duas profissões muito parecidas.

Nesse caso a melhor forma de escolher sua carreira é lendo a respeito dos cursos que está em dúvida e conversando com pessoas formadas na área, mas vamos focar aqui no teste vocacional. Vale lembrar também que você pode fazer o teste vocacional com psicólogos, existem pessoas da psicologia que direcionam o trabalho para essa área e a função deles é ajudar os jovens e até mesmo adultos a descobrir o que querem fazer.

A verdade é que você já sabe o que quer, mas ainda não conseguiu descobrir, isso porque seus pensamentos se confundem muito. São tantas profissões e oportunidades legais que você não pode escolher apenas por escolher, precisa fazer algo que agrade e ter ajuda de um profissional é muito bom. Com o teste vocacional feito por um profissional você vai conseguir entender o que precisa e quer para ser feliz.

Faça o teste vocacional e dê mais alguns passos

Depois de fazer o teste vocacional, não importa se fez pelo site ou com um profissional que te ajudou e orientou você precisa pesquisar um pouco mais sobre o curso que deseja. Como falamos o teste vai direcionar para uma certa área, mas você precisa escolher o que tem mais relação com você e que realmente vai gostar.

Assim que escolher um ou dois cursos que combina e que tem desejo de fazer é momento de pesquisar sobre o curso, saiba tudo sobre ele como:

  • Onde cursar;
  • O que vai estudar;
  • Onde vai trabalhar;
  • Quanto pode ganhar;
  • Quanto tempo vai estudar;
  • Se é  importante ter conhecimento em outras áreas.

Isso é o básico, você também pode conversar com pessoas que trabalham na área que deseja atuar, veja o que elas pensam sobre a profissão, se o mercado está bom, se vai conseguir estágio com facilidade, entre outras coisas. Conversar com quem já trabalha na área é extremamente essencial, por isso não dê bobeira.

Uma dica legal é participar de mostra de profissões, muitas faculdades oferecem essa oportunidade, lá você fica conhecendo mais não só sobre a profissão, mas também sobre o curso que deseja fazer. Muitas pessoas conseguem decidir o curso que vai fazer e que profissão seguir participando de mostras desse estilo, por isso participe também.

Com essas dicas você vai conseguir escolher a sua carreira sem dificuldade, o teste vocacional é muito interessante e vai te ajudar muito, você precisa escolher o teste certo para fazer, veja os sites mais conceituados e conhecidos, provavelmente eles tem os melhores testes.

Veja mais: 12 testes vocacionais grátis para fazer online

Em caso de dúvida ou se tiver alguma sugestão é só deixar seu comentário que podemos ajudar. 

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo