Você está aqui:Home » COVID-19 » Telecurso disponibiliza mais de 300 Videoaulas Grátis com Material Incluso

Telecurso disponibiliza mais de 300 Videoaulas Grátis com Material Incluso

 A fim de ajudar os alunos a manter o ritmo de estudo durante a quarentena, o Telecurso, que já disponibiliza conteúdos do ensino fundamental II e do ensino médio na televisão, também cede materiais para a mídia digital.

O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, visto que nem toda a população detém de computador, Internet e/ou televisão. Acompanhe!

Internet, computador e televisão ainda são privilégios 

Segundo a pesquisa TIC Educação 2018, sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, aproximadamente 30% dos alunos de escolas urbanas não possuem nenhum tipo de computador (tablet, computador portátil ou de mesa). 

Já em casa, existe o seguinte cenário: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2017, entre os 70,4 milhões de domicílios particulares permanentes (que servem exclusivamente para moradia), em 3,3% não havia televisão (em 2016, esse percentual era de 2,8%). Quanto ao levantamento por região, o Norte apresentou o número mais elevado, chegando a 7,2%. 

Ainda, a PNAD apontou que 74,9% dos domicílios utilizavam a Internet em 2017. Para os que não usufruíam desse serviço, destacaram estes motivos: falta de interesse em acessar a Internet (34,9%), serviço de acesso à Internet era caro (28,7%) e nenhum morador sabia usar a Internet (22,0%). O IBGE também verificou que 93,2% das casas tinham celular, enquanto a presença do microcomputador diminuiu (de 45,3%, em 2016, para 43,4%, em 2017). 

Diante dos dados, percebe-se a desigualdade social, pois se existe uma quantidade de pessoas que não tem esses recursos tecnológicos, as oportunidades de aprendizagem oferecidas se tornam reduzidas. 

 

Telecurso disponibiliza aulas no YouTube e na TV

Fonte: Canal do Ensino

Telecurso disponibiliza aulas no YouTube e na TV 

Sobre O Telecurso

Reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), o Telecurso é uma tecnologia educacional brasileira que fomenta a educação a distância. O projeto foi idealizado e criado pelo jornalista Francisco Calazans Fernandes e implementado pela Fundação Roberto Marinho. O programa aborda o ensino médio e as últimas séries do ensino fundamental, cujas pessoas podem assistir em casa ou em telessalas (salas de aula que têm televisão) 

A história começou nos anos 1970, quando 67% da população, em idade escolar, estava matriculada no ensino fundamental; e 10%, no ensino médio. Diante dessa situação, em 1978, foi criado o projeto com o objetivo de ampliar o acesso à educação, levando o conhecimento pela TV. 

Em 1995, o Telecurso alcançou as salas de aula de todo o país, graças à metodologia Telessala desenvolvida pela Fundação Roberto Martinho, que ajudou a diminuir a defasagem, evasão, repetência e os baixos rendimentos. Somando mais de 1,6 milhão de estudantes concluintes do ensino fundamental e médio, desde 2001, o Telecurso é currículo de referência para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).   

Onde acompanhar as aulas do Telecurso? 

O Telecurso é utilizado como reforço escolar e contribui para adequar idade-série, tanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) quanto no processo de aprendizagem de alunos do ensino regular. Além disso, estimula a autonomia nos estudosjá que o interessado evolui por conta própria, a partir dos conteúdodisponibilizados na televisão e no ambiente on-line. Se estiver inserido em sala de aula, o participante recebe orientações. 

Para acessar as teleaulas (cada uma tem cerca de 15 minutos) e os materiais didáticos, basta ir ao portal telecurso.org.br, clicar em “Teleaulas e escolher o assunto que deseja acompanhar: Ensino Fundamental – Anos Finais ou Ensino Médio. Caso prefira ver os vídeos reunidos em um único lugar, acesse o canal do Telecurso no YouTube. 

Ainda é possível conferir o programa na televisão, por meio das TVs educativas: 

  • TV Cultura: de segunda a sexta, às 5h45, você terá aulas de Ciência, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia, disciplinas do Ensino Fundamental. 
  • Canal Futura: de segunda a sexta, às 8h, às 13h e às 18h15, nas principais operadoras do país pelos canais: Sky – 434 HD e 34; Net e Claro TV – 534 HD e 34; Oi TV – 35 e Vivo – 68HD e 24 fibra ótica. Na TV aberta (pela rede de TVs universitárias) e no Futura Play. 
  • A TV Brasil e as emissoras TV Aparecida e Rede Vida também transmitem o programa. 

Estude de casa com o Telecurso! Aproveite todos os recursos tecnológicos dos quais dispõe para manter o ritmo de estudo durante a quarenta. Até mais! 

Fonte: Telecurso 

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo