Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Tecnológico, Licenciatura e Bacharelado: Qual Modalidade Escolher?

Tecnológico, Licenciatura e Bacharelado: Qual Modalidade Escolher?

Olá,

Muitas vezes quando o adolescente está escolhendo seu curso e sua profissão muitas dúvidas surgem em relação a diferença entre tecnológico, licenciatura e bacharelado. Acompanhe nosso artigo e saiba a diferença. 

Não são todos os cursos que oferecem todas essas modalidades, a verdade é que você encontra geralmente cursos de geografia, por exemplo, na modalidade bacharelado e licenciatura. Esses dois são os mais comuns e aparecem juntos, quando você escolher um curso, se decidir errado pode ser bem complicado para você depois no futuro, vamos explicar o motivo.

O que é tecnológico, licenciatura e bacharelado?

A primeira diferença entre essas modalidades é a duração de cada um deles, no geral o curso tecnológico tem duração de 2 a 3 anos, o de licenciatura tem duração de 4 a 5 anos e o bacharelado tem duração de 4 a 6 anos. O tempo vai depender do curso que escolher, como já deve saber um curso de história, por exemplo, tem duração de 4 anos, já o curso de engenharia tem duração de 5 anos.

Cada uma dessas modalidades forma um tipo de profissional, nesse caso a grade curricular do curso também é diferente, veja as principais diferenças:

  • Tecnólogo – Tem uma formação específica em determinada profissão, a maioria das disciplinas são práticas e estão ligadas às necessidades do mercado de trabalho.  Os cursos são organizados em “eixos tecnológicos”, por exemplo, área de segurança, e ambiente e saúde.
  • Bacharelado – O estudante forma como um profissional generalista, ele tem um panorama bem amplo na área, tem disciplinas teóricas e algumas práticas. Quando termina o curso o aluno pode atuar em diferentes ramos de uma mesma área do conhecimento.
  • Licenciatura – No geral forma educadores, os alunos tem aulas ligadas a pedagogia e didática, o aluno que forma em licenciatura pode dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio.

Essa é a principal diferença entre eles, cada um vai capacitar o aluno para trabalhar em uma determinada área, saber essa diferença é importante para fazer a escolha certa. Falamos no início que o curso de geografia tem as modalidades licenciatura e bacharelado, se você quer ser professor de geografia quando formar, precisa fazer licenciatura. Se você quer trabalhar com pesquisa ou outras áreas da geografia, faça o curso de bacharelado.

Não deixe de compartilhar com seus amigos sobre a diferença nessas modalidades, vocês precisam escolher o curso certo e a modalidade certa também. É claro que em muitos cursos você não vai ter diferentes opções, mas é possível, por exemplo, fazer um tecnólogo em mecatrônica ou fazer uma engenharia mecatrônica que é um curso de bacharelado.

Faça sua pesquisa, escolha a instituição de ensino que pretende estudar e veja o curso que eles oferecem, falar a escolha certa é muito importante. Se você ainda está em dúvida sobre o curso e a profissão que vai escolher, faça um teste vocacional, já falamos sobre esse assunto aqui e pode te interessar. Não deixe de compartilhar a diferença entre tecnológico, licenciatura e bacharelado para ninguém mais ter dúvida ou fazer a escolha errada.  

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo