Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Técnicas rápidas para você criar tempo para estudar inglês

Técnicas rápidas para você criar tempo para estudar inglês

Olá, leitor!

Dominar o idioma inglês já não é mais uma sugestão, mas uma obrigação, não é mesmo? Seja para quem faz faculdade e precisa ler textos e livros em inglês, seja para quem busca crescimento em sua carreira profissional ou mesmo quem pretende passar uma temporada em outro país que fale o idioma.

Se ainda não consegue se comunicar fluentemente nessa língua, começa agora uma jornada contra o tempo para aprender esse idioma.

Mas não se preocupe! Nós estamos aqui para ajudá-lo em mais essa busca pelo conhecimento. Nesse artigo você encontrará técnicas e dicas de como aprender o mais rápido possível a se comunicar em inglês.

Então não perca mais tempo e aproveite mais esse material educativo!

Como criar tempo para estudar inglês?

criar tempo para estudar ingles

Fonte: Canal do Ensino

Provavelmente esse questionamento acontece por ter seu dia todo preenchido com trabalho, outros estudos e a rotina diária da sociedade contemporânea ao levar em consideração também: horas no trânsito entre um compromisso e outro, filas em bancos e supermercados, além das atividades de sua rotina doméstica, ou seja, alimentação, higiene e descanso. Muita coisa para 24 horas, não é mesmo?

Por esse motivo, antes de começar a estudar, pare para contabilizar seu tempo. Mostraremos como fazer a gestão de tempo.

Aprenderá sobre a otimização do seu tempo utilizando técnicas e ferramentas tecnológicas disponíveis na internet.

Outra dúvida que também pode estar lhe afligindo é quanto ao tempo necessário para aprender inglês. Também falaremos um pouco sobre isso, deixando claro, que esse tempo pode ser relativo dependendo de sua familiaridade com o inglês e sua dedicação.

Quer uma dica para aprender inglês passo a passo? Leia esse artigo que ensina justamente isso!

Usando técnicas de estudo disponíveis para quem tem essa preocupação com o tempo, será possível aprender a falar e a entender o idioma.

Falaremos mais sobre isso além de outras dicas que certamente serão muito úteis nesse processo.

Gestão do tempo

Gestão do tempo ou gerenciamento do tempo, é o ato ou processo de planejar e executar o controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta em relação às atividades específicas para aumentar sua eficiência (Wikipédia).

Portanto, por meio do uso de técnicas e ferramentas educativas direcionadas, poderá alcançar um melhor aproveitamento do seu horário para atingir seus objetivos. Simples, não é mesmo?

Com esse gerenciamento alcançará nossa primeira dica: otimizar seu tempo. Seja no trabalho ou nos estudos o objetivo é conseguir separar um tempo importante para o inglês, sem atrapalhar suas obrigações, mas garantindo o suficiente para seu aprendizado.

Uma técnica bem simples que ensinaremos agora:

Escrevendo em uma lista todos seus horários e suas atividades:

  • Coloque na lista atividades como: acordar, tomar banho, refeições, horas em que estará no trânsito, o trabalho e o descanso;
  • Se você já tem um horário dedicado para estudos ou leitura, tente reservar dentro desse horário, um espaço para o inglês;
  • Nos intervalos em que estiver sem atividades ou estiver dedicando às redes sociais ou séries: cogite a possibilidade de separar um tempo para o idioma também.

Tudo o que você faz no seu dia a dia com certeza é importante, não é esse critério que fará com que você consiga reservar seu tempo de estudo.

O que deverá considerar é: o que posso sacrificar para atingir meus objetivos? Por isso é importante que tenha claro o que pretende com esse estudo de inglês.

Caso contrário, poderá desistir antes de aprender. Ainda falaremos sobre isso.

  • Se pretende estudar inglês para se preparar para uma entrevista de emprego bilíngue, vai se interessar por esse artigo;
  • Se estiver procurando emprego no exterior, provavelmente irá se interessar por esse texto;
  • Se o interesse está em estudar fora, outro artigo que procura auxiliar.

Quanto tempo é necessário?

“Quanto tempo é necessário para se aprender inglês?” Provavelmente nem tenha começado a estudar e já está preocupado com isso.

Faz sentido essa preocupação se você dispõe de um prazo curto para aprender antes de conseguir uma promoção, por exemplo. Ou se tem planos específicos que só poderão ser atingidos caso tenha fluência em inglês. Então aqui vai a resposta: todo tempo que puder!

Sejamos práticos: se você conseguir organizar seu tempo separando pelo menos 30 minutos por dia estará caminhando para que seu aprendizado aconteça.

Há estudos que defendem que no mínimo 30 minutos deverão ser dedicados ao aprendizado de uma língua.

Dependendo do prazo que tenha lhe sido dado, se conseguir reservar algo em torno de 2 horas por dia será o ideal. Não é aconselhável exceder esse tempo, segundo estudiosos do assunto.

No entanto, depende muito do seu ritmo e outros fatores como a facilidade de aprender linguagem, o cansaço físico e seu nível de atenção.

Separado seu horário de estudo, tente ao máximo cumpri-lo. Contorne as objeções com força de vontade, evite a procrastinação.

Para auxiliá-lo, use planos de estudo, técnicas de memorização, aplicativos e a Técnica Pomodoro, caso tenha mais de 40 minutos corridos para estudar.

Todos esses tópicos já foram temas de artigos aqui no Canal do Ensino. Leia e encontre o que estiver mais próximo de sua realidade.

No intuito de lhe ajudar a controlar sua ansiedade e receio de não conseguir aprender inglês em tempo hábil para atingir seus objetivos, saiba que páginas especializadas em cursos de idiomas defendem que serão necessários de 6 meses a 2 anos, em média, para dominar o inglês fluente.

Mas, como já dissemos, dependerá dos seus planos futuros para esse conhecimento e principalmente de sua determinação.

Quer tal aprender técnicas de como ler um livro mais rápido? Leia!

Como encontrar tempo?

Caso tenha feito o quadro de horário, separado seu tempo reservado para estudar o idioma e constatar que não é suficiente para aprender a língua inglesa, há algo ainda que deverá fazer: priorizar.

  • Reavalie todo seu tempo;
  • Reveja o que não pode mudar, como o horário de trabalho, por exemplo;
  • Repense o restante das atividades.

Lembrou de contar sábado e domingo? E das horas dedicadas à maratona de filmes e séries? Os passeios no shopping não podem acumular apenas para um mês? É esse tipo de coisa que deverá avaliar.

Leia também esse artigo onde sugerimos aplicativos para ler livros online

Não queremos dizer com isso que não deva tirar seu tempo de descanso. De forma alguma! Esse tempo é necessário para repor suas energias e ativar a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral.

Mas cuidado com o tempo livre desperdiçado. Tente levar o inglês para essas atividades também. Será uma forma de vivenciar o idioma, sugestão utilizado por técnicas de estudo usadas inclusive por poliglotas.

  • Assim, enquanto estiver descansando na rede, leia um romance em inglês;
  • Escute podcast. enquanto dirige;
  • Estude durante a viagem de ônibus;
  • Visite um site de notícias inglês;
  • Quando assistir filmes, ative as legendas. De preferência, que as legendas estejam também no idioma;
  • Saia para tomar sorvete com amigos que conversam em inglês e tente praticar;
  • Aproveite sua ida ao shopping ou enquanto passeia, tente nomear tudo que estiver pela frente, no idioma.

Sugestão de como estudar com eficiência, leia esse artigo.

Dessa forma descansará sem fugir da prática do idioma. Mas não se esqueça de reservar o tempo necessário para treinar a teoria de forma efetiva, sem distrações.

Para aprender precisará de tempo para ver a teoria, exercitar a escrita, ler e falar. Aprender uma língua requer esses 3 níveis:

  1. Leitura e compreensão: precisa ser capaz de ler qualquer coisa em inglês e entender. Treine explicando oralmente para alguém o que o texto informa;
  2. Reprodução escrita: deve ser capaz de escrever em inglês um texto informando algo. Use a dica anterior, trocando a fala pela escrita sobre o que entendeu do texto;
  3. Oral: terá que ser capaz de conversar com alguém no idioma, usando diálogos completos e explicativos.

Só depois de alcançar esses 3 tópicos poderá garantir que sua comunicação será fluente com qualquer pessoa no idioma inglês.

Sugerimos esses dois artigos para que você estude de graça:

Usando as ferramentas adequadas a sua realidade, aproveitando material pedagógico de qualidade que também existe disponível gratuitamente na internet.

Seja com auxílio de professores ou mesmo sozinho, com organizaçãoobjetivos definidos, acreditamos que consiga aprender inglês fluentemente o mais rápido possível.

O mais importante é praticar sem medo de errar, ainda que não saiba quase nada e anote cada coisa nova que aprender.

Aplique diariamente o que aprender. Em suas conversas ou criando textos. Comece devagar para não desanimar, mas não desista.

A medida que começar a fluir nos diálogos e sua criação textual, se apegue à gramática, pois ela será necessária para aprender a conjugar, a usar os termos corretos, entre outras coisas.

Encontre aqui em nossos artigos:

Esperamos que, seguindo essas dicas e sugestões, possa conseguir encontrar o tempo suficiente para estudar inglês e aprender efetivamente a se comunicar no idioma e até mesmo ajudar outras pessoas que queiram aprender também.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo