Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Teatro on-line gratuito: conheça 7 sites para ver peças incríveis

Teatro on-line gratuito: conheça 7 sites para ver peças incríveis

Olá, leitor(a)! 

Por conta da pandemia de Covid-19, estamos em isolamento social há mais de um ano, desde o começo de 2020. Por isso, muitas companhias de teatro precisaram se reinventar para continuar levando cultura e entretenimento até as pessoas. Entre os itens do lado de fora de nossa casa dos quais sentimos falta, com certeza, está teatro. Para matar a saudade, separamos 7 sites gratuitos para ver peças maravilhosas sem sair da sua sala. Confira! 

Companhias on-line 

As casas de espetáculo e os teatros são ambientes a serem evitados durante a pandemia, uma vez que costumam ser lugares fechados com grande quantidade de pessoas. Contudo, isso não significa que você tenha de ficar longe daartes cênicas. 

Peças on-line são ótimas para se aproximar novamente dos enredos teatrais. Na internet, é possível encontrar opções gratuitas e pagas para todas as idades. A experiência virtual, claro, não substitui a sensação de estar frente a frente com os atores, mas é a alternativa ideal para continuar curtindo esse tipo de culturaA seguir, listamos sites e sugestões de obras. Veja: 

7 sites para ver peças on-line 

Conheça algumas plataformas seguras para assistir espetáculos teatrais online gratuitos.

Teatro on-line gratuito: conheça 7 sites para ver peças incríveis

Fonte: Reprodução

1. Teatro Oi Futuro 

Teatro Oi Futuro faz parte do Oi Futuro, instituto de inovação e impacto social da Oi. Assim, ramificação de uma instituição que atua como um laboratório para projetos de educação, cultura e inovação social, o Teatro disponibiliza gravações de 9 peças que aconteceram em suas dependênciasPara assistir, basta acessar este link e clicar na opção desejada. Algumas alternativas: 

2500 Por Hora | 12 anos 

Em homenagem às artes cênicas, o espetáculo tenta, com muito humor, abordar parte da história de 2.500 anos de teatro em uma hora. Para tanto, reúne cenas escritas por diversos autores, como Luigi Pirandello (18671936)Anton Tchekhov (1860-1904), Molière (1622-1673)Georges Feydeau (1862-1921), Eurípides (V a.C.)William Shakespeare (1564-1616)Bertolt Brecht (1898-1956)Samuel Beckett (1906-1989) e Johann Goethe (1749-1832). Há, também, alusões a diretores, movimentos teatrais, atores, companhias, pesquisadores e críticos. 

 A Paz Perpétua | 14 anos 

peça traz cachorros (Odin, Emanuel e John-John) que participam de um processo seletivo pela prestigiada “coleira branca”, oferecida a um representante canino do corpo de elite do combate antiterrorismo. As provas secretas são conduzidas pelo antigo portador da coleira. 

Siri | Livre 

Inédita no Brasil, obra canadense busca transformar o ambiente teatral utilizando apenas as ferramentas que um iPhone pode oferecer. No palco, a atriz Laurence Dauphinais interage em tempo real com o aplicativo da Apple, gerando diálogos inéditos. Falado na língua francesa, com trechos em português e inglês, o espetáculo telegendas simultâneas em português. 

2. Espetáculos Online 

A plataforma colaborativa Espetáculos Online reúne centenas de obras de artistas de todo o Brasil. O projeto foi lançado durante o isolamento e permite assistir a peças, performances, apresentações circenses, musicais e de comédia stand-up. Como diferencial, o site permite que produtores enviem seus materiais para serem analisados e publicados. Algumas opções disponíveis: 

A Viagem de Clarinha | Livre 

Você irá navegar com a Clarinha por um universo no qual sonhos e realidade caminham lado a lado. A peça, baseada no livro de Maria Clara Machado, i encantar crianças e adultos. 

Incêndios | 14 anos 

drama familiar inspirado no filme de mesmo nome é estralado por Marieta Severo, que conta a história dNawal Maruanmulher misteriosa que sempre se mostrou distante e pouco carinhosa com os filhos gêmeos, Simon e Jeanne No dia da morte da mãe, no entanto, eles descobrem o possível motivo dessa frieza. 

3. Teatro para Alguém 

O Teatro para Alguém é um projeto idealizado pela atriz Renata Jesion e pelo diretor de fotografia Nelson Kao. A plataforma oferece peças com grandes nomes do teatro que foram exibidas ao vivo no site e agora estão disponíveis para serem vistas a qualquer momento. 

Você poderá conferir espetáculos de autores famosos, como Lourenço Mutarelli Mário Bortolotto, interpretados por grandes atores, como Iara JamraÂngela Dip, Maria Alice Vergueiro, José Mojica Marins (o Zé do Caixão) e Paulo César PereioSugestões: 

Anúncio | 14 anos 

comédia teatral conta história do dia em que Léo – 55 anos, solteiro, desempregado e morando com os pais – reúne a família para anunciar uma decisão que mudará sua vida. 

Melhor que Clarice Lispector | 12 anos 

No texto, feito especialmente para internetHeloisa Pait trabalha aspectos da personalidade de seu pai, o arquiteto Henrique Pait, falecido em 2002. Ao longo do luto, ela obteve material para escrever o livro de contos How deep is your love?, que motivou o espetáculo aborda a relação entre a autora, seu pai e os artistas que os inspiraram. 

4. Itaú Cultural 

Itaú Cultural é uma organização com o objetivo de incentivar a produção e a difusão de manifestações artísticas e intelectuais. No site, você encontra livros, podcasts, shows, concertos musicais e, claro, peças de teatro, transmitidas pela própria plataforma e pelo YouTube. Uma ótima alternativa para as crianças é: 

O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas | Livre 

No espetáculo infantil, Mia recebe um chocolate de seu melhor amigo com um bilhete perguntando se ela queria se sentar ao seu lado no transporte para casa. O presente desperta as dúvidas e incertezas que marcam o início da adolescência. A peça estará disponível no YouTube do Itaú Cultural de 02 até 29 de maio de 2021. Possui audiodescrição e interpretação em Libras. 

5. Sesc – Teatro 

Com o fechamento dos espaços físicos, o Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo apostou nas plataformas digitais para promover cursos, debates, shows, filmes, apresentações de dança e peças de teatro. É possível assistir aos espetáculos no canal dYouTube às segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos, sempre às 21h30. As apresentações duram cerca de 50 minutos e ficam disponíveis para quem não conseguir ver ao vivo. Abaixo, trazemos uma sugestão para os sonhadores: 

O Incansável Dom Quixote | 12 anos 

No espetáculo O Incansável Dom Quixoteromance de cavalaria Dom Quixote, do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), é contado em cena por um único ator. Na trama, o cavaleiro, montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado por seu escudeiro Sancho Pança, passa por muitas aventuras. 

6. Cia. Mungunzá de Teatro 

canal reúne diversas peças para todas as idades. O grupo, em atividade desde 2008 e focado no trabalho de mesclar as diversas linguagens artísticas, recebeu inúmeros prêmios e atuou no Brasil e no exterior. Em seu espaço on-line, traz várias edições de 5 espetáculos já encenados em momentos anteriores. A nossa dica é Ireti, que estreará nas próximas semanas: 

Ireti | 16 anos 

Ireti estará em cartaz dos dias 13 a 16 de maio, 19 a 22 de junho e 17 a 19 de julho de 2021sempre às 20h. Dando voz às culturas africanas que foram arrancadas de seus lugares de origem ao longo dos séculos, a performance on-line inspirada no espetáculo de mesmo nome mostra a trajetória de uma mãe preta que se vê diante de um país no qual suas filhas sofrem violência e seus filhos são mortos. Apesar de concebida pela Cia. Do Despejo, a obra será transmitida pelo canal do YouTube da Cia. Mungunzá. 

7. Terra em Trânsito 

Este canal traz a peça Terra em Trânsito, criada especialmente para a atriz Fabiana Gugli e repleta de críticas ao cenário político, econômico e cultural do mundo todo. Retrata uma solista em seu camarim prestes a entrar em cena, em processo de concentração, aquecimento e delírio. Ansiosa para subir ao palco, ela divaga sobre o mundo e a vida. Vale lembrar que a peça é indicada para maiores de 14 anos e ficará disponível até 31 de maio de 2021. 

Depois dessas dicas de sites e peças de teatro para assistir de modo on-line e gratuito, a saudade dos palcos até diminuiu. Se você gostou dartigotem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários! Aproveite também para conferir outros textos nossos:  

 Bom espetáculo e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo