Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Storytelling na educação: saiba caomo contar boas histórias

Storytelling na educação: saiba caomo contar boas histórias

Olá,

Storytelling quer dizer “contação de histórias”, essa é uma forma de passar conhecimento, uma das formas mais antigas existentes, muito utilizada na publicidade e na educaçãoA técnica tem ganhado bastante espaço na educação, principalmente no ensino à distância, as histórias são narradas de uma forma que ativa a imaginação e até atingem o emocional das pessoas. Por esse motivo a história e a informação tende a perdurar por mais tempo na memória, legal, não mesmo?

O storytelling na educação pode ser usado de diversas maneiras, você vai conseguir ensinar e demonstrar o que precisa, além disso vai conseguir desenvolver a imaginação e a capacidade de interpretação dos alunos. Para conseguir criar um bom storytelling e contar uma boa história você precisa aprender os 7 itens necessários para a construção de histórias, veja e comece a aprender:

  • Ponto de vista: o enfoque que será dado pelo professor;
  • Questão dramática: o foco do conteúdo, o que despertará atenção do aluno;
  • Conteúdo emocional: recursos dramáticos que ligam o aluno à narrativa;
  • Economia de recursos: o exagero sobrecarrega a atenção;
  • Tempo: o ritmo é um segredo da boa narrativa;
  • Voz: a interpretação aproxima o aluno e ajuda na compreensão;
  • Trilha sonora: ajuda a dar dramaticidade.

É importante prestar atenção em cada um desses detalhes para que você conte uma boa história e seu storytelling na educação seja feito da melhor forma e possa tirar proveito. Mas saber esses 7 itens não é o bastante, aqui você aprendeu a montar e contar a história, você precisa de um conteúdo emocional, tempo, voz, entre outras coisas. Você também precisa saber o que falar.

Uma dica é responder algumas perguntas simples para que você possa contar uma boa história, primeiro é necessário pensar no que quer falar, qual o intuito de contar essa história? Qual a sua intenção em contar essa história e o principal é saber se ela vai ter relação com o que você ensina. Assim que responder essas perguntas, é necessário pensar com quem vai falar, qual o seu público, esse é um ponto importante para pensar, dependendo do seu público a história será contada de uma forma diferente.

Outro detalhe que deve prestar atenção é onde você quer falar, o storytelling na educação pode ser introduzido de formas diferentes, você pode apresentar apenas para uma sala de alunos, mas também pode apresentar para a escola toda. Onde vai falar vai definir muita coisa, sua história será contada de forma interessante se pensar em todos esses detalhes. Não deixe ainda de pensar em quando vai contar e como, assim que responder todas essas perguntas já terá um ótimo guia e até um briefing para a história. São muitas técnicas, mas com o tempo você será um ótimo contador de histórias.

Até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo