Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Exatas » Stanford oferece curso online gratuito de Matemática

Stanford oferece curso online gratuito de Matemática

Olá leitores!

Já imaginou como funciona a cabeça de um matemático? Dá a impressão que eles pensam mais rápido, não é? Para entender como isso funciona e, quem sabe, até fazer igual, veja esta dica de curso.

A Universidade de Stanford está oferendo através da plataforma Coursera, o curso online gratuito “Introdução ao Pensamento Matemático”.

Este curso é ministrado pelo Dr. Keith Devlin, co-fundador do Instituto de Pesquisas Avançadas em Ciências Humanas e Tecnologia (H-STAR) de Stanford. Você vai aprender a pensar como um matemático, um processo cognitivo poderoso desenvolvido por milhares de anos.

Sobre o curso

O objetivo deste curso é ajudar a desenvolver sua habilidade mental. Pensamento matemático não é a mesma coisa que fazer matemática, pelo menos não como a disciplina é ensinada nas escolas.

A matemática das escolas geralmente é focada em procedimentos para resolver problemas mais usuais. Já a matemática profissional pensa de uma certa maneira para resolver problemas reais, os problemas que podem surgir do mundo cotidiano, ou da ciência, ou de dentro da própria matemática.

A característica fundamental do pensamento matemático é pensar “outside-the-box” (fora da caixinha), ou seja, pensar diferente, uma habilidade valiosa no mundo de hoje. Estas vídeo-aulas ajudam a desenvolver essa forma fundamental do pensamento.

O curso é oferecido em duas versões. Tem o Básico de oito semanas de duração, projetado para pessoas que queiram desenvolver ou melhorar a matemática com base em pensamento analítico para fins profissionais ou gerais.

Já o curso Estendido de dez semanas é destinado principalmente a estudantes do primeiro ano da faculdade que estão pensando em se formar em matemática ou um assunto relacionado, ou alunos da escola média que querem uma carreira nessa área. As duas últimas semanas são intensivas e exigem mais experiência em matemática do que o curso básico.

Você não precisa escolher entre os dois cursos, basta ignorar as duas últimas semanas, se você decidir que quer completar apenas o básico.

Formato do curso

O curso básico de “Introdução ao Pensamento Matemático” tem duração de 8 semanas durante as quais serão apresentados 10 vídeos com áudio em inglês e legendas em português. Todas as aulas terão exercícios para treinar o que foi ensinado e um problema maior a ser resolvido, valendo nota. Toda semana haverá também um vídeo tutorial ensinando passo a passo do que foi ensinado em aula. O curso extensivo, tem 2 semanas a mais de vídeos. É recomendada 8 a 10 horas de estudo por semana.

Requisitos

É necessário ter conhecimentos da matemática ensinada no ensino médio e estar familiarizado com álgebra, conceitos numéricos e técnicas usadas na resolução de problemas conjuntos, funções e relações.

Programa do curso

  • Introdução
  • Análise da Linguagem – os combinadores lógicos
  • Análise da Linguagem – implicações
  • Análise da Linguagem – equivalência
  • Análise da Linguagem – quantificadores
  • Trabalhando com quantificadores

Provas

  • Provas com quantificadores
  • Elementos da teoria dos números
  • Começando a análise real

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

Todos que concluírem o curso com êxito receberão uma Declaração de Cumprimento assinada pelo instrutor do curso, e não de Stanford.

Este curso online gratuito Introdução ao Pensamento Matemáticoé uma boa oportunidade para treinar a mente a pensar diferente. Aproveite.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo