Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Somos mais potentes do que imaginamos

Somos mais potentes do que imaginamos

Olá pessoal

Sabia que existe uma universidade dentro de cada um de nós?

Explicamos. Universidade vem do latim “universìtas”, que significa universalidade, totalidade, como-um. A universidade que existe em você deveria te permitir simplesmente aprender. E nós sabemos que qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, é só querer.

O que há na universidade que existe em cada um?

Primeiramente conheça a matriz S.O.A.R, irmã da Matriz S.W.O.T. (Strengths -Forças, Weaknesses – Fraquezas, Opportunities – Oportunidades e Threats – Ameaças), já conhecida dos administradores.

S.O.A.R é uma sigla para Strenghts, Opportunities, Aspirations and Results (Fortalezas, Oportunidades, Aspirações e Resultados).

Ao compreender as Fortalezas, Oportunidades e Aspirações que residem em cada um de nós como potências de aprendizagem, fica mais fácil enxergar a universidade que existe em você.

Veja abaixo e saiba identificar suas Fortalezas, Oportunidades e Aspirações.

Fortalezas

  • Biografia: No fundo, tudo o que queremos é contar nossa história. Quais fatos da sua biografia mais te marcaram? Como eles alteraram sua forma de perceber o mundo e as pessoas ao seu redor? Quais lições você carrega?
  • Conquistas: Toda vitória tem uma trajetória, mas muitas vezes ela não é contada. O que você se orgulha de ter feito? E de não ter feito? Quão pesado foi o caminho até você conseguir chegar lá? Como você segurou as pontas? Como essas conquistas reverberam no que você se tornou hoje?
  • Crenças: Nossas formas de pensar, sentir e agir são condicionadas pelas nossas crenças. No que você acredita? Como o seu acreditar influencia nas suas atitudes? Por qual mundo você vive?
  • Curiosidade: Curiosidade é coceira, vontade de descobrir. Há vazão (espaço) para o que lhe atiça a curiosidade? O que costuma estar obstruindo o caminho entre você e a sua curiosidade? Quando você fica curioso, como se sente?
  • Sentimentos: Nosso sentir está em constante troca com o exterior. Como você está se sentindo agora, lá no fundo? Como você costuma olhar para o seu coração? De tudo o que você capta do mundo, o que faz sentido? Quem faz sentido? Quais relações te engrandecem, para além da simpatia e da antipatia? Do que você tem medo? O que te deixa leve e alegre?
  • Talentos e competências: Só saber fica vazio sem o saber fazer e o querer fazer. O que você sabe que sabe? Como você poderia aplicar e compartilhar o conhecimento que tem? O que alguém já te disse que você sabe fazer bem? Qual “para quê” te impulsionaria mais a colocar em prática o que você sabe?
  • Ferramentas: Tudo o que pode estar a nosso serviço para caminharmos melhor rumo aos lugares que almejamos. Quais ferramentas estão à sua disposição e às vezes você nem percebe? O que está perto de você e poderia se transformar numa ferramenta poderosa? Como você se abastece de jeitos diferentes e inovadores de fazer as coisas?

Oportunidades

  • Erros e aprendizados: O erro só ocorre pra nós quando o percebemos, e então há a oportunidade do aprendizado. O que mudou em você a cada fracasso seu? Na sua vida, o que está precisando passar da fase do erro para a do aprendizado?
  • Feridas: Aqueles lugares que doem. Como você olha para suas feridas internas? Qual a importância delas? O que elas podem ensinar sobre o caminho a seguir? Qual potencial gerador elas têm?
  • Perceber-se: Ou autoconhecimento, para os que gostam de palavras grandes. Qual ficha está caindo pra você neste momento? Como você se revela para o outro? Como você costuma se revelar para si mesmo? O que você faz para ampliar (ou bloquear) sua percepção de si? Como isso molda a sua visão de mundo?
  • Empoderar-se: Tem a ver com acreditar; é conhecer e sentir seu próprio poder. Em que momentos você conseguiu tocar sua fonte de poder interna? Quais são os condicionantes para que esse sentimento aflore? Como a universidade que existe em você poderia se abastecer dessa força?
  • Presença: Cada momento é um convite à presença. Que presentes você pode se dar ao estar presente? O que te faz estar inteiro? Em quais situações você não vê o tempo passar? Quais habilidades se potencializam em você estando presente?
  • Inquietações: Nossas questões, incertezas e hipóteses que nos deixam inquietos. Quando foi a última vez que você se sentiu inquieto com algo? Quais assuntos, temas, pessoas e lugares te fariam virar uma noite sem dormir? Sabe, aquelas curiosidades que crescem e vão tomando conta? Pois é.
  • Rede (laços sociais): Nossos amigos, conhecidos, amigos de conhecidos e conhecidos de conhecidos (e assim vai). De que formas sua rede poderia servir à sua jornada de aprendizagem? O que ou quem seria possível acessar a partir da sua rede? Como você aprende com quem te rodeia? Como poderia aprender?
  • Intuição: Aparece sem pedir licença, vai logo entrando, mas só fica se deixarmos. Quais oportunidades de aprendizado você pode estar perdendo ao não seguir sua intuição? O que ela está querendo te dizer? Para onde está querendo te levar? Quais sensações ela te provoca?
  • Serendipidade: É quando descobrimos coisas fantásticas “por acaso” (na verdade é porque criamos olhos de ver). Quais condições a serendipidade pede para ocorrer na sua vida? Como você se sente ao descobrir algo incrível que não estava esperando? Como esse olhar poderia transformar sua aprendizagem?

Aspirações

  • Paixões: Infinitas enquanto duram. Qual é sua paixão? O que ou quem te faz sair de casa (ou permanecer nela) num dia de chuva? Como você poderia conectar suas paixões aos seus caminhos de aprendizado? Onde é que elas encontram as necessidades do mundo?
  • Vontades: Geradoras de movimento. O que você tem vontade de fazer? Quem você tem vontade de ser? O que você quer parir? Você quer querer o que quer?
  • Inspirações e referências: Aquelas pessoas que ocupam um lugar especial em nossos corações. Que seres humanos você acha incrível? Qual é o ingrediente ou tempero especial que eles têm? Quem, estando perto ou longe de você, te influencia enormemente? Como influencia?
  • Futuros desejados: Lugares que queremos chegar tão bons que queremos levar todo mundo. Como é a visão do mundo que você quer viver olhando pela janela? O que você pode começar a fazer, aqui e agora, para fazer esse mundo?

E os Resultados?

Aí depende. Sabendo de tudo isso que há em cada um de nós, o que você quer para sua vida? O que você quer deixar de legado?

Sabendo suas Fortalezas, Oportunidades e Aspirações, vai ser mais fácil chegar ao resultado desejado.

Não detenha a universidade que existe em você. Abrace-a. Abra-se para o aprendizado. Ao aprender, tornamo-nos inteiros.

Até mais!

Este texto é baseado em um artigo do site Medium.

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo