Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Smartphone: qual a idade ideal para as crianças terem seu próprio celular?

Smartphone: qual a idade ideal para as crianças terem seu próprio celular?

Olá, leitores!

O smartphone é um item indispensável para os adultos, todos precisam ter um ou pelo menos é o que o mundo de hoje pede para nós, mas e as crianças, será que elas precisam desse aparelho e qual a idade certa para se ter um? Muitos pais têm essa dúvida, até porque o aparelho celular é algo novo e nenhuma pessoa que hoje é pai ou mãe teve acesso a essa tecnologia na infância.

Como é algo novo e os pais não tem experiência com isso, não sabem como lidar e o que fazer, mas vamos te ajudar, mostrando qual a melhor idade para uma criança ter seu próprio celular e acabar com essa grande dúvida.

Para começar você precisa pensar na utilidade do aparelho na vida dos pequenos. Com uma certa idade a criança usa o celular apenas para brincar, elas não tem essa necessidade de ligar para alguém ou para os pais. As crianças não saem desacompanhadas, portanto seria uma serventia quase inútil do celular. A primeira coisa que deve se pensar é nessa utilidade, será que seu filho de 4 anos precisa de um celular? Ele vai usar? Ele precisa te ligar?

Provavelmente ele não vai precisar, por isso pense nessa utilidade, se eles querem brincar existem muitas outras possibilidades, você pode emprestar o seu, pode comprar um brinquedo diferente e divertido para ele. O vídeo game é uma boa opção, pois existem jogos educativos para todas as idades e as crianças curtem muitos jogos eletrônicos. Uma outra opção é o tablet, onde você encontra aparelhos baratos que satisfazem o desejo da criança.

O indicado é jamais dar um celular apenas porque seu filho quer, o aparelho celular é algo útil para as pessoas, não só de brinquedo. É importante explicar isso ao seu filho, não importa se o colega da escola tem um smartphone, seu filho não precisa ter só por isso. As crianças muitas vezes usam o “todo mundo tem” para convencer os pais, mas não é verdade, a maioria das crianças entre 5 e 9 anos não possui um aparelho celular, apenas 14% nessa idade tem um aparelho celular, segundo pesquisas.

Qual a idade ideal

crianca-jogando-no-celular

A idade ideal para ganhar um celular varia muito, isso vai depender de muitos fatores, quem precisa avaliar tudo isso são os pais. Você pode dar o aparelho quando a criança mostrar que realmente é necessário ter um, quando ela se mostrar responsável, quando a criança já está maior e tem uma vida social mais intensa.

Não existe a idade ideal, a verdade é essa. Muitas vezes uma criança de 9 anos já precisa de um celular porque os pais deixam na escola e ela precisa ligar para eles, ou a criança já sai sozinha com os amigos e precisa se comunicar com os pais e, muitas vezes, uma criança de 12 anos ainda não precisa do celular e não mostra necessidade.

Uma idade que geralmente as crianças começam a apresentar a necessidade de ter o aparelho é por volta dos 12 ou 13 anos de idade. Nossa dica nesse momento é comprar um aparelho mais barato e pré-pago. É interessante também dar uma mesada e deixar que eles administrem os créditos, isso é importante e já ajuda em diversas coisas.

Se você optar por dar um celular de presente para seu filho que é ainda bem novo, o que você deve fazer é supervisionar. Com os smartphones as crianças estão conectadas no mundo, elas tem acesso a internet, redes sociais e muitas outros sites, por isso você precisa vigiar e ver o que ele anda fazendo. Essa é uma forma muito importante no controle dos pais.

Por último devemos lembrar que os aparelhos móveis são muito visados por ladrões, é importante pensar também no risco que seu filho pode estar correndo em possuir um aparelho sendo tão novo. O problema não é roubar e perder o aparelho, mas sim a situação que você pode expor a criança. É importante ficar atento a isso e evitar ao máximo situações assim. Se seu filho tem um celular, não deixe que ele saia com ele na mão por ai e, ensine que é preciso ficar atento a todo momento.

No final quem vai e pode tomar a decisão é você, só não deixe ser levado pela influência do seu filho. 

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo