Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Site traz planos de aula, e-books e cursos gratuitos sobre educação midiática

Site traz planos de aula, e-books e cursos gratuitos sobre educação midiática

Olá, leitor(a)! 

Você sabia que, no Brasil, quase 70% dos(as) estudantes de 15 anos não sabem diferenciar fatos de opiniões em textos escritos? Esse dado é do relatório Leitores do século 21: Desenvolvendo habilidades de alfabetização em um mundo digital, publicado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em maio de 2021. 

O número que se refere ao território brasileiro é maior do que a média dos outros 79 países participantes da pesquisa, que é de 53%. Esses resultados mostram como a educação midiática é cada vez mais necessária no Brasil e no mundo. No artigo de hoje, falaremos sobre o EducaMídia, site mantido pelo Instituto Palavra Aberta que traz planos de aula, e-books e cursos gratuitos sobre o tema. Confira! 

Importância da educação midiática

Educação midiática pode ser definida como o conjunto de habilidades utilizadas para participar criticamente do contexto informacional. Portanto, inclui as competências de criar, buscar e interpretar conteúdos em diversos formatos, desde uma revista impressa a um vídeo no TikTok. 

O mundo digital no qual vivemos facilitou o acesso à informação e ao conhecimento, mas também trouxe novos desafios. Todos os dias, somos bombardeados(as) com inúmeros conteúdos, em diferentes canais e de diferentes qualidades. 

Logo, a educação midiática é fundamental. Capacidades para distinguir informações verdadeiras e falsas, avaliar o contexto de publicação e as intenções do(a) autor(a) e se expressar por meio de várias ferramentas são essenciais não só para nosso crescimento pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania e o progresso da sociedade. 

A falta dessas competências pode levar à polarização política, à perda da credibilidade das instituições públicas e do jornalismo, colocando em risco a democracia. Contudo, desenvolver o senso crítico para navegar com autonomia no mar de informações em que vivemos exige um treinamento.  

Por isso, a educação midiática é um dos pilares da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que traz diretrizes para a educação básica no Brasil. No documento, o tema está separado como um campo de atuação das práticas de linguagem. Apesar disso, pode ser abordado de forma transversal em todas as disciplinas, principalmente no contexto de aulas on-line gerado pela pandemia de Covid-19. 

Site EducaMídia

Site traz planos de aula, e-books e cursos gratuitos sobre educação midiática

Fonte: Reprodução

Com o objetivo de ajudar os(as) professores(as) a trabalharem esse assunto imprescindível com os(as) alunos(as), a plataforma EducaMídia conta com diversos conteúdos gratuitos sobre educação midiática. Veja o que está disponível em cada seção do site: 

Planos de aula

Aqui, você encontrará 13 planos de aula bastante detalhados, que podem ser procurados segundo as competências da BNCC ou segundo os eixos da plataforma EducaMídia, que incluem Ler, Escrever e Participar, cada um com 2 subdivisões.  

Os planos especificam as habilidades midiáticas e da BNCC que serão trabalhadas, o segmento da educação básica (ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio) a que estão destinados e o número de aulas que serão utilizadas. Trazem também uma explicação de seus objetivos, um roteiro das atividades, os materiais necessários para desenvolvê-las e algumas referências complementares para quem quiser se aprofundar mais.  

Os assuntos discutidos incluem redes sociais, hashtags, memes, construção de notícias, fake news, leitura de imagens e de dados e uso da Wikipédia. Até junho de 2021, o plano de aula Muito Além das Fake News já contava com mais de 33 mil downloads. 

Recursos

Em Recursos, há uma seleção de cursos, materiais didáticos, planos de aula e referências sobre o tema feitos pela plataforma EducaMídia e por parceiros(as). Entre as formações, destacam-se os cursos A educação midiática na BNCC, O jornal na sala de aula e Vaza, Falsiane!, sobre fake news. 

Na mesma seção, há a indicação para o livro gratuito Corações e Mentes – Pensando de forma autônoma fora e dentro da internet, que tem o objetivo de estimular o respeito nas interações on-line e off-line, e para a série Me Explica, Vai!, realizada em parceria com a TV Cultura, cujos 24 episódios são voltados para os(as) jovens e versam sobre temas do mundo da informação. 

Habilidades

Essa parte contém explicações sobre as habilidades ligadas à educação midiática e sua relação com a BNCC. Há detalhes dos objetivos dos eixos Ler, Escrever e Participar para professores(as) e alunos(as), um infográfico com informações sobre cada um desses pilares e suas subdivisões. Você pode tanto explorar os dispositivos de interação da página quanto baixar o conteúdo em PDF. 

Biblioteca

Essa seção reúne artigos, colunas, textos acadêmicos, pesquisas e outras referências sobre o tema. Entre os itens de destaque, estão o catálogo de livros para download gratuito da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e o e-book gratuito Currículo de Alfabetização Midiática e Informacional para Formação de Professores, desenvolvido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Glossário

O Glossário traz verbetes sobre palavras e expressões ligadas ao universo da informação e do mundo digital. Ao consultá-lo, é possível digitar o termo procurado no campo de busca, selecionar as letras no menu superior ou apenas rolar a tela e explorar as definições na ordem alfabética. Entre os termos, estão apuração jornalística, checagem de informações, cyberbullying, jornalismo cidadão, edição, influenciadores digitais e meme. 

Guia

Outro e-book gratuito oferecido pelo site é o Guia da Educação Midiática, que discute a importância de trabalhar a experiência que crianças e jovens desenvolvem com a informação. Na mesma seção em que está o livro, há uma lista de referências e 15 sugestões de atividades com conteúdos disparadores sobre inúmeros assuntos, que passam por terraplanismo, vacinas, monarquia no Brasil, discurso de ódio e diversidade. 

Instituto Palavra Aberta 

A iniciativa EducaMídia é mantida pelo Instituto Palavra Aberta, como apoio do Google.org, ramo filantrópico da gigante da tecnologia. O Instituto defende a liberdade de expressão, de ideias e de informação como pilar da democracia. Para tanto, incentiva e divulga estudos e pesquisas, promove eventos, congressos e palestras, realiza campanhas de cunho social e acompanha tópicos ligados ao tema no Brasil e no exterior. 

Gostou do EducaMídia, site que traz planos de aula, e-books e cursos gratuitos sobre educação midiática? Deixe aqui nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa aula e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo