Você está aqui:Home » Livros Grátis » Audiolivro » Site reúne audiolivros gratuitos em mais de 80 línguas

Site reúne audiolivros gratuitos em mais de 80 línguas

Olá, leitor(a)!

Você sabe o que é um audiolivro? Como o próprio some sugere, é um livro em forma de áudio, lido por um(a) narrador(a), e disponível na internet. Esse formato está em crescimento no mercado editorial do Brasil e do mundo, uma vez que representa uma alternativa ao livro impresso e, em certos casos, aos e-books.

Com isso, plataformas e sites que funcionam como bibliotecas digitais estão recebendo muitos(as) visitantes em busca desse formato sonoro. Um desses sites é o LibriVox, que possui milhares de audiolivros gratuitos, para escutar quando quiser, em mais de 80 línguas, como inglês, espanhol, português e italiano.

Expansão e vantagens dos audiolivros

De acordo com pesquisa da Nielsen Book, de 2019, o faturamento da indústria editorial brasileira com e-books, audiolivros e plataformas de conteúdo digital chegou a R$ 103 milhões, um aumento de 140% em relação ao último censo digital da época, realizado em 2016. Isso revela que o consumo digital de livros vem crescendo cada vez mais.

Apesar da enorme popularidade do livro impresso tradicional, que reúne elementos e experiências que os meios digitais não proporcionam, o audiolivro pode ser uma boa alternativa diante do atual ritmo de vida que a sociedade leva. Isso porque o “livro sonoro” exige menos esforço e tempo para ser absorvido.

Para consumir um livro impresso ou um e-book, é necessário se concentrar na leitura e adaptar a visão à tipografia e tamanho das letras. Já audiolivro permite que o(a) leitor(a) escute a narração da história enquanto realiza outra atividade, como lavar a louça ou fazer academia.

Essa simultaneidade também é proporcionada pela facilidade em transportar o conteúdo, pois é possível armazenar os arquivos de áudio no celular, computador ou tablet. Assim como é para os e-books, a mobilidade também é uma aliada dos audiolivros.

Além disso, outra grande vantagem do formato sonoro é a inclusão de pessoas com deficiência visual, e analfabetos(as), no mundo literário. Tudo isso com um custo relativamente baixo, e proporcionando uma experiência de consumo mais imersiva para o(a) leitor(a).

site oferece audiolivros gratuitos em mais de 80 línguas

Fonte: Reprodução

Site LibriVox

Criado em 2005 por Hugh McGuire, quando a internet caminhava para sua expansão global, o LibriVox é um dos pioneiros na produção e divulgação de audiolivros – uma verdadeira biblioteca digital. O site é totalmente voluntário e as obras presentes nele são de domínio público, ou seja, podem ser utilizadas para qualquer fim.

Os audiolivros são produzidos por voluntários(as), que realizam a narração dos capítulos presentes no livro. Não é necessário possuir experiência prévia em narração e qualquer pessoa do mundo pode contribuir com o site.

Essa participação, de pessoas de qualquer parte do globo, aumenta a variedade de idiomas disponíveis nos audiolivros. No site, há livros disponíveis em grego, tupi, maori, hebraico e muitos outros idiomas que não estão disponíveis na maioria dos materiais que encontramos na internet.

Acervo do LibriVox

Para acessar os títulos disponíveis no site, clique aqui e escolha uma das categorias apresentadas para pesquisar o audiolivro no catálogo – autor, título, gênero e idioma. Ao encontrar a obra, você pode consumi-la de duas maneiras:

  • Escutar os capítulos no próprio site. Basta clicar no título do livro – ou no nome do autor – e, em seguida, apertar o play do lado esquerdo do título do capítulo;
  • Baixar o audiolivro em um dispositivo para escutar a qualquer momento e sem precisar de internet. Basta clicar no botão verde “download”, que aparece do lado direito do título da obra.

O site também possibilita baixar o audiolivro na plataforma iTunes e no formato de arquivo Torrent. Para saber mais sobre o trabalho do LibriVox e como ser um(a) voluntário(a) para narração, clique neste link.

São milhares de opções gratuitas para escutar a qualquer momento. Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais para que mais pessoas conheçam esse novo jeito de consumir livros!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as histórias e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo