Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Site reúne 7 milhões de artigos científicos

Site reúne 7 milhões de artigos científicos

Olá, pessoal!

Você está preparando um artigo científico, mas não sabe qual o melhor veículo para publicá-lo? Então vai gostar deste site grátis para pesquisar revistas para essa finalidade.

O que acontece é que esse momento de escolha de um periódico para publicar um trabalho é super importante e delicado. E essa representa a maior dificuldade enfrentada hoje por pesquisadores da China – país que registra uma das maiores taxas de crescimento de produção científica no mundo – durante o processo de preparação de artigos.

A constatação é de uma pesquisa realizada com 333 cientistas chineses que publicam regularmente pela Edanz Group – consultoria que auxilia pesquisadores de países não falantes de língua inglesa a obter a aceitação de publicação de seus textos em revistas internacionais.

Ao serem questionados sobre qual o principal obstáculo que identificam durante a redação de um artigo científico para publicação, a maioria, 118 pesquisadores chineses responderam que era escolher uma revista científica.

Segundo Daniel McGowan, diretor científico da Edanz Group esse é um problema para pesquisadores não só da China, mas também de vários outros países.

Ferramenta gratuita para pesquisa de revistas

Então para facilitar esse processo, a empresa lançou a ferramenta gratuita Journal Selector, disponível na internet, que identifica boas opções de revistas para publicação de artigos científicos específicos.

É fácil de usar. Ao digitar o resumo, ou frases-chave (ou amostra do texto no campo principal do programa), ela fornece uma lista de periódicos que publicam em áreas relacionadas ao tema da pesquisa relatada no artigo.

Os usuários ainda podem refinar a busca com base em critérios que julgam ser importantes para revistas nas quais gostariam de postar seu artigo, como frequência de publicação, fator de impacto, modelo e até acesso aberto. São mais de 28 mil publicações e mais de 7 milhões de artigos científicos e textos.

O programa também fornece informações básicas sobre os periódicos indicados e uma lista de artigos relacionados ao tema pesquisado que a revista científica tenha publicado recentemente.

Com base nessas informações, basta o usuário visitar o site das publicações pelas quais se interessou para fazer a melhor decisão de onde apresentar seu artigo.

Dicas do especialista

Uma das dicas dadas por McGowan é basear a seleção de um periódico para publicar em uma avaliação honesta de seu artigo – incluindo aspectos relacionados à novidade apresentada pela pesquisa, à sua relevância e aos possíveis impactos na área. Para estimar o apelo da pesquisa, devem ser questionadas quais as reais aplicações da descoberta e se elas se estendem a outras áreas.

De acordo com o especialista, parte das razões para a rejeição de um artigo pelas revistas científicas está relacionada a requisitos desconhecidos do periódico, problemas com as citações, fundamentação, objetivo e apresentação de dados da pesquisa, além de gramática e estilo de redação pobre e escolha inapropriada do periódico.

Agora com este site gratuito para pesquisar revistas, ficou mais fácil publicar seu artigo científico e mostrar seu trabalho.

Boa sorte!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo