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Site responde perguntas online sobre trabalho acadêmico de graça

Olá pessoal!

Para ajudar alunos, professores e pesquisadores que têm dúvidas na hora de escrever uma pesquisa acadêmica, o site Clube SOS Ciência responde perguntas online e reúne palestras, dicas e materiais para aprimorar a redação científica. Tudo isso é oferecido de forma gratuita.

O site foi criado pelo professor Gilson Volpato, do departamento de fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Segundo ele, a página é uma maneira de oferecer apoio para pessoas que desejam publicar pesquisas, mas têm dúvidas na hora de elaborar trabalhos científicos.

“O ensino de ciências no Brasil ainda é muito falho. Essa foi a maneira que encontrei para poder colaborar. Quero oferecer um apoio mais continuado, para que os alunos que têm dúvidas possam entrar no site para perguntar”, afirmou.

Para tirar suas dúvidas, o usuário preenche um cadastro, incluindo a sua área, humanas, exatas ou biológicas e o estágio de desenvolvimento,  iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

No site, ele pode enviar questões sobre redação científica, metodologia, publicação e outros temas relacionados, além de acessar palestras, links e materiais que dão dicas de como aprimorar a produção acadêmica.

Todas as questões enviadas pelo site são respondidas pelo professor Volpato, em um prazo que pode variar entre 1 e 3 dias, conforme a complexidade da pergunta. Ao responder uma dúvida, ele procura explicar e contextualizar de acordo com área de atuação do usuário.

Se for um estudante de comunicação, por exemplo, o professor tenta aproximar a resposta para possíveis aplicações naquela área. Por mês, ele conta que responde em média 40 dúvidas.

Acesse o site Clube SOS Ciência e faça sua pergunta. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

Até logo!

comentários (4)

  • Gilmar

    1. Tanto a Primeira como a Segunda Guerra Mundial não foram fenômenos e questões políticas e militares que eclodiram de questões e impasses imediatos. Cada uma delas contava com desgastes, atritos, recuos, avanços, insatisfações e constrangimentos que se acumulavam entre as nações que foram responsáveis por deflagar e dar início aos conflitos que ganhariam proporções mundiais. Diante disto, pergunta-se: quais foram os antecedentes que criaram as condições para que a Primeira Guerra se realizasse? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) A Primeira Guerra Mundial foi gestada em meio a um contexto de grande disputa e concorrência entre as nações europeias que procuravam se projetar como nação hegemônica no cenário mundial.
    ( ) Desde o final do século XIX, os países europeus acabaram por dividir as demais regiões (em especial a China, África e Índia) do mundo no sentido de favorecer os processo de independências destes países, o que promoveu inúmeras guerras e conflitos internos.
    ( ) Havia uma acirrada concorrência pelas regiões em que eram obtidas as matérias-primas que alimentavam a industrialização de produtos e, ao mesmo tempo, uma disputa pelas regiões que seriam os mercados consumidores da mesma produção industrial.
    ( ) Os processos de unificação dos países como Itália e Alemanha haviam despertado forte sentimento nacionalista em meio às suas populações, o que acarretou o sentimento de desconfiança e rivalidade com relação ao estrangeiro.

    Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
    a) V – F – V – V.
    b) F – V – V – F.
    c) V – V – F – F.
    d) F – F – V – V.

    2. Nos Estado Unidos, em 1929, a especulação financeira que acompanhou o período de euforia das classes médias urbanas chegou ao auge. Entretanto, em outubro do mesmo ano, o país passou pela pior crise econômica de sua história (a Grande Depressão). A principal Bolsa de Valores (Wall Street, em Nova Iorque) quebrou, arrastando empresas e bancos à falência. Com relação aos acontecimentos desse período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) As diminuições das importações por parte dos países europeus contribuíram para a crise econômica dos Estados Unidos em 1929.
    ( ) As grandes empresas americanas não reduziram sua produção, o que levou à grande acumulação de mercadorias sem compradores.
    ( ) As consequências da crise econômica de 1929 nos Estado do Unidos não atingiram imediatamente outros países.
    ( ) As medidas políticas conhecidas como New Deal tinham como uma de suas metas elevar a renda dos trabalhadores.

    Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
    a) F – F – V – F.
    b) F – V – F – V.
    c) V – V – F – V.
    d) V – F – V – F.

    3. Ao estudarmos o século XX, nos deparamos com um século de conflitos armados e não armados em escala mundial. Neste século, vários países procuravam se projetar em nível mundial como nações e impérios hegemônicos. Para tanto, procuravam liquidar qualquer ameaça ou concorrência que colocasse em risco esta audaciosa ambição. Sobre as políticas imperialistas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) A política imperialista era exercida especialmente pelos países do continente da Ásia, América e África sobre os países do continente da Europa e Norte da América.
    ( ) Os países que passaram pelo processo da Revolução Industrial tinham muito interesse em obter fontes de matéria-prima e ampliar os mercados consumidores.
    ( ) Os países Alemanha, França e Inglaterra podem ser indicados como os principais fomentadores desta política, e desde as últimas décadas do século XIX, vinham reunindo desavenças e desentendimentos.
    ( ) As políticas imperialistas também significavam exercer influência cultural e ideológica sobre as demais sociedades do mundo, numa relação de imposição dos valores dos países “potência”.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
    a) V – F – V – V.
    b) F – V – V – F.
    c) F – V – V – V.
    d) V – F – F – V.

    4. O processo final da unificação dos países europeus e a corrida pela exploração dos continentes, como a África e a Ásia, cada vez mais exaltou os ânimos entre os países europeus candidatos à potência hegemônica do mundo, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Neste cenário, surgiu um sentimento que convencionalmente foi denominado de chauvinismo. No que consiste este conceito?
    a) Este conceito está no sentido de explicar o imperialismo, responsável por promover uma espécie de globalização digna entre diferentes nações, culturas e povos.
    b) Este conceito está no sentido de explicar a ideia de nacionalismo, que promove a convivência amistosa, marcado pelo respeito e pela tolerância entre diferentes nações, culturas e povos.
    c) Este conceito está no sentido de explicar a ideia de nacionalismo exagerado e agressivo, que promove a rejeição, inferioridade e desprezo de determinadas nações, culturas e povos sobre outros.
    d) Este conceito está no sentido de explicar a ideia de globalização, responsável por unir numa só cultura diferentes nações e povos.

    5. No período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, os interesses imperialistas das nações europeias geraram diversos conflitos, que aumentaram a tensão por todo o continente e que conduziram e prepararam o terreno à Primeira Guerra Mundial. Neste contexto, um novo jogo de forças se estabeleceu e países como a Inglaterra, a Alemanha, a França, a Itália, a Rússia e o Império Austro-húngaro projetaram-se como grandes potências no continente. Neste sentido, quais as principais particularidades dos países imperialistas e como viabilizaram o equilíbrio de forças?
    a) Uma forte unificação política das nações permitiu que a formação de regimes parlamentaristas e democráticos aliados à tecnologia naval avançasse com amplo conhecimento no processo de colonização.
    b) Uma forte armada militar, reformas políticas que estabeleceram o regime do Fascismo, exaltando o Estado-Nação e o sentimento de superioridade com relação aos demais povos.
    c) Uma forte economia comercial impulsionada pelo desenvolvimento das colônias, o crescimento militar impulsionado pelas fortes disputas territoriais e as reformas religiosas.
    d) O reconhecimento da demanda por matérias-primas e mercadorias no comércio internacional, que, por sua vez, potencializou e fortaleceu o ritmo do processo industrial.

    6. A primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), em parte, foi fruto dos conflitos gerados pelas práticas imperialistas das potências industrializadas da Europa. Para que o processo de industrialização da Europa tivesse êxito, foi necessário um reordenamento do comércio internacional de matérias-primas e de mercadorias. Sobre as consequências da industrialização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) Houve um processo de mecanização da produção.
    ( ) Houve uma massificação da exploração do trabalho assalariado.
    ( ) Houve um acelerado e progressivo êxodo urbano.
    ( ) Houve uma corrida para conquista de territórios fornecedores de matérias-primas.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
    a) V – F – V – F.
    b) V – F – F – V.
    c) V – V – F – V.
    d) F – V – V – V.

    7. No Congresso Panrusso dos Sovietes de 1922 houve a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou somente União Soviética. Por fatores internos e externos, houve um processo de centralização do poder político, que permaneceu em Moscou, comandado pelo Partido Comunista (PC). Com a morte de Lênin, em 1924, Josef Stalin (1879-1953) foi nomeado secretário-geral do PC. Stalin estabeleceu um novo rumo para o socialismo soviético. A Era Stalin durou de 1927 a 1953. Sobre este período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) Stalin defendia a coletivização do campo e a industrialização pesada.
    ( ) Stalin defendia um socialismo nacionalista, uma revolução socialista na União Soviética.
    ( ) Stalin defendia a construção do socialismo em um só país.
    ( ) Stalin defendia a internacionalização da revolução, a chamada revolução permanente.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
    a) V – V – V – F.
    b) V – F – V – V.
    c) V – V – F – V.
    d) F – V – V – V.

    8. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou um grande abalo no otimismo e na imagem positiva do avanço tecnológico. A tecnologia, servindo como instrumento de mortandade, pôs à mostra um lado negativo do progresso científico e industrial. O processo de industrialização, capitaneado pelas potências europeias, foi colocado em xeque com a eclosão da Primeira Guerra Munidal. Sobre os antecedentes da Primeira Guerra Mundial, analise as sentenças a seguir:

    I- Foi um conflito de potências imperialistas em disputa de matérias-primas para as suas indústrias.
    II- Foi uma disputa por mercados consumidores dos produtos industrializados.
    III- Foi fruto do imperialismo das grandes potências europeias.
    IV- Foi efeito da expansão das revoltas socialistas.

    Agora, assinale a alternativa CORRETA:
    a) Somente a sentença I está correta.
    b) As sentenças I, II e III estão corretas.
    c) As sentenças I e IV estão corretas.
    d) As sentenças III e IV estão corretas.

    9. No último quartel do século XIX, vários países industrializados da Europa fizeram alianças que, de alguma maneira levaram à Primeira Guerra Mundial em 1914. O processo de unificação tardia da Alemanha que se deu entre 1870-1871, logo a tornaria uma potência industrializada. Liderada por Bismarck, a Alemanha vence a França na Guerra Franco-Prussiana. A França perdeu as regiões da Alsácia e Lorena em 1870. É neste contexto de rivalidades que surgem de um lado a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e de outro, a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia). Sobre o sistema de alianças que se formou nesse contexto, analise as sentenças a seguir:

    I- O processo de expansão e unificação da Alemanha foi importante para o desencadeamento de conflitos internacionais no período.
    II- A Rússia aliou-se com a França e a Inglaterra como um estratégia para se proteger dos possíveis efeitos da aliança entre a Alemanha e a Áustria-Hungria.
    III- O processo de unificação da Itália, bem anterior à unificação inglesa e francesa, colocou, de início, o país numa posição de neutralidade.
    IV- O processo rápido de industrialização da Alemanha a coloca em conflito com a Inglaterra e a França, que eram potências imperialistas tradicionais.

    Assinale a alternativa CORRETA:
    a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
    b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
    c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
    d) As sentenças I, II e III estão corretas.

    10. O desenrolar de diversos acontecimentos e conflitos que antecederam a Primeira Guerra Mundial agravaram as tensões entre os países europeus, desencadeando um conflito em proporções e dimensões mundiais. Observe esses acontecimentos:

    I- Na guerra franco-prussiana, os franceses perderam para a Alemanha as regiões da Alsácia-Lorena, ricas em carvão.
    II- O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando desencadeou o conflito que colocou em lados opostos austríacos e sérvios.
    III- O conflito armado pela disputa da antiga região do Império Otomano envolveu Grécia, Sérvia, Romênia, Montenegro e Turquia.
    IV- Após sua unificação, a Alemanha formou um bloco político com a Itália e o Império Austro-Húngaro, conhecido como a Tríplice Aliança.

    Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos fatos:
    a) III – II – I – IV.
    b) I – IV – III – II.
    c) II – I – III – IV.
    d) I – II – IV – III

    Responder
  • adrielle

    01) Leia o texto a seguir e em seguida assinale a alternativa que responda corretamente a questão proposta
    Inegavelmente a história se refere ao passado, mas, é muito mais do que isto! Nós somos feitos de história, somos seres históricos. Eu tenho uma história, você tem uma história. Estudar história nos leva a perceber o desenrolar da vida dos seres humanos, ou seja, nos possibilita pensar sobre como o homem viveu e como vive em diversos momentos e em diversas sociedades. A história não é simples relato de fatos passados, mas, sobretudo se refere a uma forma específica de reflexão e análise que nos permite pensar como os fatos e acontecimentos podem contribuir para a formação das nossas atuais condições de vida. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos)
    Tendo o texto como referencia e levando em conta o seu conhecimento acerca da finalidade da História, leia as proposições abaixo e assinale a alternativa correta

    I – É possível afirmar que História se refere a uma forma de reflexão e análise que nos permite pensar os acontecimentos do passado com o objetivo de entender o desenvolvimento humano atual, de compreender de que forma os acontecimentos contribuíram na formação de nossas atuais condições de vida.
    II – Precisamos entender que apesar da história ser sempre um relato monótono de fatos passados e sem relação com o presente, é através dos estudos de história que podemos nos tornar mais bem informados.
    III- Podemos afirmar que estudar História nos leva a uma melhor compreensão do mundo em que vivemos, proporcionando-nos o entendimento de que as atuais formações sociais, políticas, econômicas, jurídicas, educacionais etc. não aconteceram por acaso, mas têm sua origem na forma como foram sendo organizadas ao longo do tempo;
    IV – Podemos afirmar que estudar História nos proporciona uma melhor compreensão do mundo em que vivemos, mas, porque nos deixa muito bem informados e não por permitir o entendimento das atuais formações sociais e educacionais, pois os conhecimentos do passado pouco se relacionam aos acontecimentos atuais que são muito diferentes.

    a) Apenas I e II estão incorretas;
    b)Apenas II e IV estão corretas;
    c) Apenas I e III estão corretas;
    d) Apenas II e III estão corretas;
    e) Apenas I, II e III estão incorretas

    Responder
  • Wanderson

    Como eu faço a capa de um fichamento?

    Responder

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