Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Site professor Garfield ajuda os educadores a criarem cursos online

Site professor Garfield ajuda os educadores a criarem cursos online

A plataforma norte-americana permite que professores criem jogos e história em quadrinhos

Olá, pessoal!

Vivemos em um mundo completamente online, onde as tecnologias e os aplicativos dominam o dia a dia. Mas, muito além de jogos, redes sociais, mensagens e e-mails, as ferramentas digitais são ótimas no processo de aprendizagem.

Pelo menos é o que diversos especialistas têm afirmado nos últimos anos. A afirmação é corroborada, ainda, pelo desenvolvimento de novos aplicativos e sites com esse viés educacional. É o caso, por exemplo, do site do Professor Garfield (Garfield Foundation Professor, em inglês).

Sem fins lucrativos, a plataforma norte-americana é colaborativa e conta com o apoio de diversas empresas, organizações e universidades. O objetivo é capacitar os professores e ajudá-los a criarem cursos e aulas online, a fim de garantir maior interatividade na sala de aula, incentivando e capacitando, ainda mais, os alunos.

Dessa forma, na sessão Espaço do Professor, o site disponibiliza diversos materiais gratuitos, que vão desde planos de ensino, vídeos e áudios até modelos de atividades. Para que os objetivos sejam atendidos, o docente deve ajustar cada documento e informações à realidade do seu país e dos seus alunos, é claro.

Além disso, é possível que cada um crie o seu próprio material e, ainda, cursos online, jogos e quadrinhos, na sessão X-treme Comics. A criação de personagens, historinhas e até mesmo de objetos pode ser uma ótima alternativa para apresentar aos alunos a matéria de uma maneira diferente.

Os jogos seguem os mesmos princípios, onde o professor também pode criar uma história e montar as fases. Há, ainda, a possibilidade de jogar os que já estão disponíveis. A maior parte é relacionada ao estudo da língua inglesa.

O site conta com duas versões, a básica, que é gratuita, e a plus, em que os professores desembolsam US$ 79 por ano. A diferença entre ambas, é claro, são os benefícios oferecidos. De qualquer forma, é preciso se registrar para que os documentos e materiais criados sejam salvos.

Sobre o site

relogio-do-garfield

O site do Professor Garfield foi criado após uma pesquisa que revelou diversos problemas educacionais nos Estados Unidos. A ideia era que a plataforma fosse uma alternativa para conter os problemas do país e, consequentemente, de outros países que sofrem com o mesmo tema.

Segundo a plataforma, o objetivo é ser líder mundial na criação de conteúdo inovador, com ênfase na alfabetização de crianças. Além disso, a ideia é motivar os alunos e incentivar o aprendizado digital, mais interativo e criativo.

Todo o conteúdo disponível no site é avaliado e revisado pela Ball State University, que conta com mais de 950 professores em tempo integral e 20.600 estudantes. O objetivo é garantir que o conteúdo disponível atenda os critérios de avaliação e estejam de acordo com o currículo acadêmico.

O site ainda conta com o apoio da Universidade de Harvard, por meio do recurso Enciclopédia da Vida, que traz informações científicas sobre diversos temas. A Pixton também apoia a iniciativa e é responsável pela criação dos jogos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo