Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Infanto-juvenil » Site gratuito traz livros e jogos infantis para pais e professores

Site gratuito traz livros e jogos infantis para pais e professores

Olá, leitor(a)!

Aprender a ler é um dos processos mais importantes durante o aprendizado de uma criança. A partir disso, ela consegue desenvolver uma série de habilidades, adquirir a capacidade de interpretar textos e praticar a leitura constantemente para aperfeiçoá-la.

Pensando no papel de pais e professores nesse processo, o Laboratório de Educação, em parceria com a Universidade de Barcelona, criou o projeto Espaço de Leitura. Ele consiste em um site gratuito com diversas histórias e jogos, que tem como objetivo auxiliar pais e professores(a) durante as etapas de aprendizado das crianças.

Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é resultado do trabalho em conjunto do Laboratório de Educação e de uma equipe coordenada pela professora Ana Teberosky. A plataforma possui jogos e livros para diversificar a experiência das crianças com as histórias produzidas e melhorar o processo de aprendizagem.

O foco dos jogos e livros é desenvolver a linguagem e a leitura das crianças, a partir do consumo dos materiais, por meio da narração das histórias e da execução das atividades lúdicas. Para isso, os pais e professores(as) têm papel fundamental no estímulo dessas práticas e no acompanhamento do desempenho dos(as) pequenos(as).

Cada livro disponibilizado na plataforma possui seu respectivo jogo e alguns deles foram adaptados para a língua catalã e espanhola. O site também possui guias de orientação para nortear pais e professores no aprofundamento do conteúdo, a fim de aproveitar o máximo possível dos recursos da plataforma.

Além disso, algumas histórias possuem narração em vídeo, pois essa forma de recepção funciona como um estímulo à imaginação e aumenta o contato com textos antes mesmo da criança aprender a ler. Nós separamos 3 histórias disponíveis no Espaço de Leitura e vamos apresentá-las a seguir:

Site oferece livros e jogos infantis gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Onde está o meu cachorro?

Essa narrativa vai contar a história de 5 amigos(as) em busca de um cachorro brincalhão, Zasca, que se perdeu no bosque. Para isso, os(as) jovens devem seguir pistas e desvendar coordenadas espaciais para encontrar o animal.

A história possui narração em vídeo para português, catalão e espanhol. O livro e o jogo também estão disponíveis nos mesmos idiomas.

2. As sete cabritinhas e o lobo

Essa é uma adaptação do conto O lobo e os sete cabritinhos, dos irmãos Grimm. Nela, a mãe cabra adverte suas filhas sobre a presença de um lobo que mora ao redor de sua residência. Quando a mãe sai de casa, o lobo tenta enganar as cabritinhas, que começam a fazer uma série de questionamentos para ele.

A história possui narração em vídeo para português, catalão e espanhol. A narrativa e o jogo também estão disponíveis nos mesmos idiomas.

3. A lenda de Sigurd

Baseada na temática dos heróis nórdicos, a narrativa vai contar a história de Sigurd, o mais valente, forte e enfeitado herói nórdico. Após a morte de seus pais quando era um bebê, ele passa a ser treinado pelo anão Regin para se tornar um grande guerreiro.

O livro e o jogo estão disponíveis em português, catalão e espanhol. Entretanto, a história não possui narração em vídeo.

Laboratório de Educação

Fundado em 2012, o Laboratório de Educação é uma organização sem fins lucrativos que busca promover a importância da atuação de adultos no processo de aprendizagem das crianças. Para cumprir sua missão, o Laboratório produz diversos meios para aumentar a interação com o conhecimento, dentro ou fora da escola.

A partir de pesquisas acadêmicas, a organização busca criar plataformas de conhecimento — como a do Espaço de Leitura — e estimular pais e professores(as) a utilizá-las em determinada etapa do aprendizado das crianças. Entre 2013 e 2020, a organização estima ter impactado 3 mil professores e cerca de 40 mil alunos por meio de suas plataformas. Para saber mais sobre o Laboratório de Educação e suas ações, clique aqui.

Vamos contribuir com o aprendizado das crianças para melhorar a formação intelectual do Brasil? Então, compartilhe este texto nas redes sociais com os(as) amigos(as) que são pais e professores(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo