Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Site gratuito sobre vida e obra de Clarice Lispector

Site gratuito sobre vida e obra de Clarice Lispector

Olá, leitor(a)! 

“Há um livro em cada um de nós, dizem”, escreveu Clarice Lispector (1920 – 1977) em seu último romance, Um Sopro de Vida (1978). Contista, romancista, cronista e jornalistaela é considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira, com obras marcadas pela introspecção e pela linguagem poética.   

Por ocasião de seu centenário, que ocorreu em 2020, o Instituto Moreira Salles (IMS) lançou um site gratuito e interativo com vídeos, artigos, manuscritos e documentos de Clarice Lispector. A seguir, vamos falar mais sobre o projeto e sobre a autora. Confira! 

O site

Site gratuito sobre vida e obra de Clarice Lispector

Fonte: Reprodução

O site reúne manuscritos, fotos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte vindos do acervo de Lispector, aos cuidados do IMS desde 2004. Entre os destaques, está uma videoaula de Yudith Rosenbaum, professora da Universidade de São Paulo (USP), sobre a obra Felicidade Clandestina (1971). Há ainda o áudio de uma entrevista concedida por Lispector ao Museu da Imagem e do Som (MIS) em 1976 e um depoimento de Paulo Gurgel Valente, filho da escritora, comentando sua relação com a mãe. 

A vida de Clarice Lispector 

Clarice, cujo nome de batismo era Haia Lispector, nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na cidade de Tchetchelnick, na Ucrânia. Com raízes judaicas, sua família passou anos fugindo da perseguição que aconteceu durante a Guerra Civil da Rússia e chegou ao Brasil em 1922 

Depois de um período em Alagoas e Pernambuco, Clarice, já no Rio de Janeiro, ingressou na Faculdade Nacional de Direito e começou a se dedicar à literatura. Em 1940, publicou o conto Triunfo. No mesmo ano, iniciou a carreira no jornalismo, que a levaria a trabalhar em vários meios de comunicação da época, como a Agência Nacional, o Diário da Noite e o Correio da Manhã. 

Em 1943, Clarice Lispector se casou com o diplomata Maury Gurgel Valente (1921 – 1994), com quem teria dois filhos. Por conta da profissão do marido, ela morou nos Estados Unidos e em diversos países da Europa. Mas, após a separação, em 1959, voltou para o Rio de Janeiro com os filhos. Clarice faleceria, vítima de câncer de ovário, em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos. 

O acesso 

Para visitar o site, clique neste link e escolha como deseja navegar pelas páginas. Há duas formas de explorar os conteúdospor temas, modo mais voltado ao estudo, ou simplesmente rolando a tela, contemplando a beleza das palavras da autora e aproveitando vídeos e áudios. 

Conhece alguém que adora Clarice Lispector? Então compartilhe nosso artigo sobre o site gratuito que aborda a vida e a obra da escritora. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo