Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Site gratuito disponibiliza acervo pessoal de Vinicius de Moraes

Site gratuito disponibiliza acervo pessoal de Vinicius de Moraes

Olá, leitor(a)! 

Mais de 11 mil itens do acervo da vida e obra do poeta Vinicius de Moraes (1913 – 1980), incluindo correspondências, manuscritos, rascunhos e diversos documentos, agora podem ser acessados por meio do site gratuito Acervo Digital Vinicius de Moraes. A seguir, vamos falar mais sobre essa iniciativa. Confira! 

O Acervo Digital Vinicius de Moraes

Site gratuito disponibiliza acervo pessoal de Vinicius de Moraes

Fonte: Reprodução

O projeto digitalizou o acervo do poeta, composto por 11 mil documentos que chegam a cerca de 35 mil imagens. O site traz um sistema de pesquisa que facilita o acesso a materiais sobre a produção artística de Vinicius de Moraes, a cartas e documentos pessoais, que podem ser vistos on-line ou off-line, em PDF. Assim, possibilita também maior compreensão sobre o processo criativo do poeta, sua trajetória e o contexto histórico em que viveu. 

Os destaques 

As anotações pessoais de Vinicius de Moraes são o maior destaque do acervo. Os escritos com diversas versões da mesma obra traduzem seu perfeccionismo e cuidado com as palavras, rimas e melodias. 

Na categoria Correspondências, há cartas trocadas com o músico Tom Jobim (1927 – 1994), o escritor Pablo Neruda (1904 – 1973) e com o ator e diretor Charles Chaplin (1989 – 1997), que agradecia o envio da primeira edição da revista Filme, fundada por Vinicius em Los Angeles.  

Já na série Produção Intelectual, a documentação revela o amplo leque de atividades que ele exerceu ao longo da vida. O público poderá conhecer, por exemplo, detalhes da concepção dos filmes Les Amants de la Mer, Garota de Ipanema e Orfeu Negro, dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus (1912 – 1982) e baseado na peça de Vinicius de Moraes. 

Na área musical, o acervo reúne mais de 260 letras, algumas com diversas versões. Destacam-se Insensatez, Chega de Saudade, Canto de Ossanha, Canção do Amanhecer, Por Toda a Minha Vida, Tarde em Itapoã, Samba da Bênção e A Minha Namorada. Outro item importante é a Sinfonia da Alvorada, poema sinfônico de Vinicius e Tom Jobim feito a pedido de Juscelino Kubitschek (1902 – 1976) e de Oscar Niemeyer (1907 –2012) para a inauguração de Brasília. 

O poeta 

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Além de ser poeta, ele atuou nas áreas da diplomacia, dramaturgia, jornalismo e música, sendo um dos criadores da Bossa Nova e um precursor da MPB.  

Sua grande produção artística envolve livros, peças de teatro, composições de músicas, criações cinematográficas e muitas outras coisas. A obra de Vinicius de Moraes é marcada pelo lirismo. A sensibilidade dos seus versos aborda de forma única temas tristes, combinando várias emoções em um único poema. 

Mesmo após sua morte, em 9 de julho de 1980, o legado de Vinicius de Moraes continuou a receber homenagens. Em 2005, a versão em inglês de Garota de Ipanema foi considerada pela Biblioteca do Congresso Americano uma das 50 maiores músicas da humanidade. 

A consulta 

Consultar o site é bem simples, basta clicar neste link. A seguir, você pode explorar os destaques, na página principal, ou pesquisar o material que quiser no campo de busca.  

Uma informação assim merece chegar a mais pessoas! Por isso, compartilhe o artigo sobre o site gratuito que disponibiliza o acervo pessoal de Vinicius de Moraes. 

Gostou do texto? No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo